Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 01/06/2011

Colégio Episcopal comenta reunião sobre Rede de Ensino Metodista

Colégio Episcopal comenta reunião sobre Rede de Ensino MetodistaOs 31 participantes da reunião dos dias 28 e 29 de maio, entraram em profundidade na realidade da Rede Metodista de Educação, tomando conhecimento do que nelas está se passando.

Iniciou-se a apresentação da Rede Metodista de Educação. No primeiro momento foram apresentadas as instituições e seus projetos. Foi mostrado como as mesmas estão cumprindo sua missão, seguindo o que orientam os documentos oficiais da Igreja.

Logo a seguir foi apresentado um relatório sobre a gestão das instituições nos últimos 10 anos, fixando os dados especificamente no econômico-financeiro. Nesta apresentação apareceu:

• Um quadro sobre a educação no Brasil hoje, onde no ensino fundamental 70% dos alunos e das alunas estão nas escolas públicas e no ensino superior 70% dos alunos e alunas estão nas instituições particulares.
• A mudança radical que aconteceram no Brasil na área da educação nos últimos 10 anos, quando entraram para o mercado grandes grupos econômicos, com instituições de mercado que são concorrentes fortes em todas as cidades em que temos instituições.
• O crescente nível de ociosidade nas Instituições de Ensino Superior, inclusive em nossas instituições.
• A situação específica de cada instituição metodista, com dados sobre:
• A fragilidade da gestão das mesmas nos últimos 10 anos, o que as levou a acumularem uma grande dívida.

• A busca de uma gestão moderna, o que levou os dois últimos Concílios Gerais a estabelecerem mudanças profundas na gestão das mesmas.

• A decisão da Cogeam, a partir de solicitação do Colégio Episcopal, de fazer um corte na gestão da Rede, para atacar de frente o problema das dívidas acumuladas nos, pelo menos, últimos 20 anos.

• O estabelecimento da Rede Metodista de Educação a partir de janeiro de 2009.
• Escolha de um Diretor Geral para todas as instituições educacionais;
• Criação do Centro de Serviços Compartilhados - CSC, com o objetivo de unificar a gestão de toda área administrativa da Rede;
• Processo de reconhecimento de todas as dividas que as instituições possuíam, através de instrumentos até então não existentes na Rede;
• Centralização de todos processos jurídicos na Rede;
• Apresentação do fluxo de caixa das instituições, mostrando as grandes dificuldades que elas estão enfrentado;
• Apresentação dos Orçamentos previstos e realizados nos últimos anos, com ênfase no que está acontecendo no atual momento.
• Apresentação de um orçamento positivo para 2011, pela primeira vez nos últimos 10 anos.
• Diante dos dados apresentados pelo Consad e Direção Geral, os participantes puderam esclarecer todas as dúvidas, recebendo informações que lhes deram segurança sobre como estão as instituições, e a gravidade da situação que precisa ser enfrentada.

O tema do domingo foi o de definir  propostas de encaminhamento para a Rede Metodista de Educação, a serem encaminhadas ao 19º Concílio Geral. No caderno de propostas já encaminhado às delegações já há uma proposta encaminhada por Colégio Episcopal e Cogeam.  Na reunião alguns delegados disseram: “agora entendi a proposta do caderno, pois conhecendo os dados das instituições ela ficou mais clara”. Outros disseram: “Nunca tivemos dados tão precisos sobre as nossas instituições. Isto nos dá segurança”.  Depois desta reunião será encaminhada uma proposta substitutiva para a mesma, gerada e apoiada pelos participantes.

Foi neste ambiente de preocupação e esperança que se gerou a proposta substitutiva. Ela visa corrigir tudo o que aconteceu e que é negação de nossa missão confessional, e estabelecer uma gestão que no próximo qüinqüênio consiga alavancar um novo momento para a Rede Metodista de Educação. O sentimento dos participantes foi de que estamos no caminho certo, mas é preciso avançar para se alcançar o nível de estabilidade e segurança que ainda não foi atingido.

Relatório: Bispo Stanley da Silva Moraes - Secretário Executivo Colégio Episcopal Igreja Metodista


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