Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2010

Colégio Metodista de Ribeirão Preto comemora seus 111 anos

O Colégio Metodista de Ribeirão Preto celebra seu aniversário de 111 anos. A trajetória da escola ao longo desse centenário é recheada por histórias que atestam seu compromisso com uma educação responsável que forma cidadãos para a vida. Na foto ao lado da esquerda para a ditreita: Diretor Geral do IMED, Walter Chalegre e esposa, Pastor Natanael e a Diretora do Colégio Metodista, Babete Nassif durante o culto de comemoração do Colégio Metodista.

Desde a sua fundação, o objetivo do ensino Metodista é promover a educação numa perspectiva cristã, estimulando nos seus alunos, o desenvolvimento da consciência crítica da realidade, a compreensão de que o interesse social é mais importante que o individual, o exercício do senso e da prática da justiça e da solidariedade, e a busca da realização como fruto do esforço comum, entre outros aspectos.

“Para educar crianças, adolescentes e jovens não basta transferir informações e conhecimentos científicos e tecnológicos. É necessário manter-se diante deles numa postura de vida moral e de boa ética para que eles possam acreditar que serão capazes de construir uma sociedade mais justa, fraterna e feliz”, diz Babete Nassif, diretora pedagógica do Colégio Metodista.

Um marco na Educação

No fim do século XIX, a dez anos da instauração da República, Ribeirão Preto articulava-se também para uma nova sociedade. Impulsionados com as atividades agrícolas e o pujante sucesso do café, comerciantes e outros prestadores de serviços se instalaram na cidade, gerando diversas oportunidades de trabalho.

Neste cenário, nasceu na cidade, em 5 de setembro de 1899, o Colégio Metodista, tendo como fundadora a missionária e mestra norte-americana Leonora Smith. À época, assim como em todo o país, existia apenas o modelo educacional jesuítico na cidade, centrado na figura do professor. A fundadora inaugurou a co-educação na cidade. Meninos e meninas passaram a assistir aulas nas mesmas salas. O Colégio também foi um dos pioneiros no ensino da língua inglesa e destacou-se pela importância que atribuía à prática esportiva.

No início do século XX, mais uma demonstração prática dos ideais do Colégio Metodista. Na época, Ribeirão Preto viveu uma epidemia de febre amarela e as autoridades fecharam lugares públicos para tentar barrar o avanço da doença. Não se intimidando, o Colégio cessou suas atividades e disponibilizou suas dependências e funcionários aos doentes de febre amarela, transformando-se em hospital.


Posts relacionados