Publicado por Sara de Paula em Geral, Destaques Nacionais, Escola Dominical - 28/03/2020

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social

idosos-513-800x568.jpg

Tempo de Agir com Fé e sabedoria

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social?*
Clique aqui para baixar em PDF

As pessoas idosas precisam constantemente da nossa atenção e afeto. Em tempos de pandemia, quando elas fazem parte do grupo de risco, esse cuidado deve aumentar e se transformar em ações efetivas para ajudá-las a passar por tamanha dificuldade. O isolamento social não precisa significar solidão e abandono para ninguém, e a comunidade de fé pode e deve ajudar para que isso não aconteça.

Se você se sente desafiado(a) a servir a Jesus ajudando pessoas idosas, tenha sempre em conta que mais do que ensinar algo, você aprenderá. Esteja bem disponível para isso.

Pessoas idosas não são incapazes. Infelizmente a mídia aliada ao senso comum, por vezes, passa uma imagem equivocada ou reforça estereótipos. Cuidado! Esteja pronto(a) a se surpreender com o que Deus tem a fazer com você. Reúna seus amigos e amigas e vamos ajudar as pessoas idosas!

Elaboramos abaixo algumas dicas para que você e sua igreja colaborem com as pessoas idosas nesse tempo:

1. Faça uma lista de pessoas idosas que precisam ser acompanhadas pela comunidade de fé. Membros e não membros podem fazer parte da lista.

2. Reúna um grupo de voluntários e voluntárias para compartilhar a responsabilidade de apoio a essas pessoas.

3. Há muitas maneiras de acompanhar: disponibilizar-se para fazer compras de alimentos e remédios, pagamentos e outros serviços de rua, acompanhamento por meio de ligações telefônicas e ajuda com o uso das redes sociais.

4.  Para as ligações, o ideal é organizar uma agenda estabelecendo quantas vezes por semana cada pessoa receberá ligações, o tempo médio de duração da chamada e os melhores horários. Faça isso levando em conta a relação número de pessoas voluntárias e as pessoas a serem atendidas, a fim de que ninguém se sobrecarregue.

5. Faça um rodízio de tal forma que os idosos e idosas recebam ligações de pessoas diferentes. Isso colabora para que a troca de experiências seja mais diversificada.

6.  Ao ligar, invista tempo em conversar sobre a vida. Não se limite a falar da pandemia. Aproveite esse tempo para conhecer mais a pessoa idosa, valorizar sua história e trajetória. Invista tempo em conversas esperançosas e em oração.

7. Aproveite para saber como está o acesso dela à alimentação e serviços básicos. Enfatize a alegria de saber que ela está respeitando as recomendações dos órgãos de saúde. Estimule-a a seguir com os cuidados necessários.

8. Durante as conversas procure entender o estado de humor da pessoa, a sua compreensão sobre a situação e o seu nível de informação e tensão diante de tudo isso. Às vezes, a pessoa idosa não fala sobre isso com um(a) familiar, mas pode se sentir à vontade para dialogar com você. Caso perceba que ela se encontra muito triste e deprimida, entre em contato com pessoas (familiares, cuidadoras e cuidadores, pastoras e pastores) que possam ajudar a investigar a situação para resolvê-la. Tenha cuidado para não expor a pessoa idosa sem necessidade e desmerecer a confiança que ela depositou em você.

9. A possibilidade de conversar com alguém é sempre uma oferta de aprendizagem. Não encare isso penas como serviço cristão ou um ato de generosidade. É mais do isso! Olhe como uma oportunidade de aprender mais sobre a vida e a fé em Jesus, com quem já viveu bastante.

Que Deus nos abençoe,

Departamento Nacional de Escola Dominical

*Material elaborado por Andreia Fernandes e Amanda Oliveira Praia. Revisão: Mauren Julião e Sara de Paula.

 

Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei;
sim, eu vos carregarei e vos livrarei.  

Isaías 46.4


Veja também: 

Tempo de agir com fé e sabedoria - Escola Dominical disponibiliza posts com dicas
Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social


Posts relacionados