Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

comunicação cristã



SANTIAGO DO CHILE, 18 de dezembro (ALC) - Com o intuito de melhor compreender a relação entre instituições religiosas e a mídia, a Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL) e o Oxford Centre for Religion and Public Life organizaram, nesta capital, uma pré-consulta denominada "Notícia religiosa e meios de comunicação: Superando estereótipos para facilitar o diálogo".

O encontro, realizado no final de novembro, reuniu profissionais da comunicação e líderes cristãos, que debateram e refletiram sobre o papel desempenhado pelos meios de comunicação na construção das notícias, particularmente de índole religiosa. Entre os patrocinadores do encontro estiveram World Vision, o Círculo de Espiritualidade e Estudos Evangélicos, CREE e a Comunidade Anglicana San Andrés.

O painel, foco central da consulta, reuniu jornalistas cristãos e pastores. Eles criticaram a realidade informativa e a construção da agenda noticiosa, que, na maioria das ocasiões, simplesmente ignora o papel das igrejas.

A jornalista do jornal mensal "La voz de Arauco", Claudia Telpán, indicou que, de modo geral, a igreja evangélica no Chile evoluiu de uma maneira interessante e é mais consultada em nível midiático. Ela conclamou os líderes das igrejas para que entendam a relevância de investir em espaços nos meios de comunicação, de tal maneira que os pastores possam transformar-se em líderes de opinião, com o fim de contribuir para a sociedade.

María Pastora Sandoval, jornalista do site na Internet "Emol.com", pertencente a uma das empresas de comunicação mais poderosas do Chile - El Mercurio - foi enfática ao assinalar que a igreja evangélica simplesmente não está na agenda noticiosa. Ainda assim, evangélicos ganham algum espaço na mídia quando a imprensa cobre eventos como o Serviço de Ação de Graças, por ocasião das celebrações da independência do país, ou quando das discussões de uma nova lei de culto.

A jornalista disse que a Internet abre grandes possibilidades para os evangélicos. Daí a importância de aprender sua "linguagem" e fazer da Internet um meio alternativo válido, defendeu.

Hernán Mulato, pastor da Primeira Igreja Batista de Concepción, Oitava Região e Presidente Regional dos Evangélicos de Bío Bío - lugar que concentra o maior número de evangélicos no Chile - mencionou sua experiência pessoal, de como encarou os meios de comunicação. Assinalou que é necessário evitar a linguagem ou a "gíria" extremamente evangélica que só permite a compreensão daqueles que pertencem à igreja.

Do mesmo modo, disse, os meios noticiosos escutam as organizações bem estruturadas e definidas, como as igrejas históricas, por exemplo.

O painel foi coordenado pela jornalista Alejandra Riveros, que dirige diversos espaços radiofônicos de perfil eclesiástico no país e é docente acadêmica. Depois das conferências, os comentários da platéia destacaram a necessidade dos pastores se prepararem para serem líderes de opinião com credibilidade perante os meios.

Foi destacada a urgência das igrejas se preparem para reagir frente às demandas sociais, quando os temas envolvendo valor são protagonistas. O aborto, a eutanásia, a pílula do dia seguinte, são temáticas recorrentes, mas a voz da igreja não é clara. Por isso, requer-se um conhecimento mais profundo, em que a formação teológica também pode ser acompanhada de outras ferramentas, como a comunicação, por exemplo.

O secretário geral da FTL, Omar Conrtés, assinalou que esta Pré-Consulta é uma grande ante-sala para a Jornada, que será realizada em março próximo. Este novo encontro pretende reunir um grupo mais amplo de líderes religiosos e profissionais da comunicação com o intuito de analisar o que ocorre na sociedade, como os meios de massa refletem a realidade das igrejas e como os participantes das diversas congregações são responsáveis para contribuir com essa realidade.

----------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação


Posts relacionados