Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 15/04/2010

Comunicação religiosa volta-se às mídias sociais

A comunicação móvel e as mídias sociais, como a utilização do facebook, twitter e blogs, ocuparam a maior parte das pautas do Congresso de Comunicação 2010 – RCCCongress – reunido sob o tema “Abraças as mudanças” e encerrado no segunda-feira, nesta cidade.

 

Nos Estados Unidos, a comunicadores religiosos já se deram conta que ninguém pode ficar fora dessas novas ferramentas. Estadunidenses estão conectados a maior parte do tempo, seja defronte um computado, seja através de telefones celulares.

O RCCCongress, que se reúne a cada dez anos, depara-se, em cada encontro, com novos desafios na comunicação, tal a velocidade em que as transformações, mudanças e novidades acontecem na área, com conseqüências nas relações interpessoais.

O mundo está cheio de mensagens e o grande desafio para esse segmento é como comunicar histórias de fé e de religião que se destaquem e chamem a atenção no emaranhado de ofertas midiáticas na era digital.

O especialista Jeffrey Escola vaticinou, no painel “Sobrevivendo ao futuro digital”, o fim dos jornais em cinco anos e das revistas em três anos. O mundo continuará se comunicando, no entanto, em tempo real. Além de jornalistas, qualquer cidadãos será produtor de notícias e de informações, disse.

Esses avanços, porém, só são possíveis onde existam energia elétrica, acesso por banda larga e internet. Não é o quadro em muitos países subdesenvolvidos, onde sequer as necessidades básicas da pessoa humana estão supridas.

Esse Congresso é o mais importante na área da comunicação religiosa, no qual comunicadores vão buscar novas ferramentas para uma melhor interação das congregações e igrejas com os seus fiéis.

Fonte: ALC Notícias


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 31.07.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães