Publicado por Sara de Paula em Geral - 04/09/2021

Comunicado Institucional | Jejum e Oração pela Pátria | 2ª Região Eclesiástica

comunicado2re-759-800x568.jpg

Jejum e Oração pela Pátria
Clique aqui para baixar em PDF

A data de sete de setembro, deste ano, nos lembra dos 199 anos de independência da Monarquia Portuguesa. Uma data significativa que remonta os primórdios de fundação de nosso País, com todas as contradições históricas. Como cristãos e cristãs metodistas devemos orar permanentemente pela nossa Pátria, constituída pelos nossos povos nativos, somado a tantas outras etnias que para cá vieram, de diferentes lugares e pelas mais diversas razões, ao longo de cinco séculos. Esta realidade é responsável pela a amálgama social, que nos constitui como único povo brasileiro. Como cristãos e cristãs metodistas acreditamos na separação entre Estado e Igreja, e que nenhuma forma de governo e pessoas, alçadas à condição de governantes, podem ser consideradas como legítimas representantes de uma Teocracia instaurada aqui na terra.

Como cristãos e cristãs metodistas orarmos a favor de todas as autoridades constituídas, e na harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, para que exerçam seus mandatos e funções constitucionais de forma justa, íntegra, imparcial, com equidade, visando o bem comum de todos os cidadãos e cidadãs deste País; pautando-se pelo respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito. Como cristãos e cristãs metodistas, nesta semana da Pátria, reafirmamos o nosso compromisso com o cuidado pastoral das pessoas, com a verdade que produz liberdade, com o anúncio de Boas Novas de Salvação, com a integridade de caráter de nossa missão, como discípulos e discípulas de Jesus; com a santidade bíblica pessoal e social, como herança do movimento metodista Wesleyano. Como cristãos e cristãs metodistas somos a favor do voto livre, universal e indevassável, como exercício pleno e necessário à democracia e à alternância do poder, sob o sufrágio do voto universal e soberano do eleitor/a, de acordo com a sua consciência. 

Somos a favor de uma cultura que privilegia a paz, o diálogo e o entendimento; contrários/as à toda forma de violência, ao armamento da sociedade; favoráveis à vida plena, e contra os sinais e forças de morte. Como cristãos e cristãs metodistas oferecemos a Deus um tempo de jejum e oração pela nossa Pátria, orando para que ela socialmente justa, pacífica, democrática e acolhedora.

Fraternalmente em Cristo,

Porto Alegre, 03 de setembro de 2021.

Luiz Vergílio Batista da Rosa Bispo Presidente da 2ª Região Eclesiástica


Leia também o Manifesto em defesa da democracia e dos valores evangélicos sobre a participação política cristã. Clique aqui.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

EC de março | Petrópolis: missão e solidariedade com a população

Solidariedade tem como pano fundo o tema da Igreja Metodista para este ano – “Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão anunciam a solidariedade e esperança do evangelho de Cristo”. É comum nós, metodistas, nos mobilizarmos sendo solidários/as pelas causas sociais. Este ano, a Igreja já se envolveu na campanha SOS Bahia, para o estado da região Nordeste do país, a fim de ajudar as pessoas que sofreram com os desastres em decorrência do excesso de chuvas.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães