Publicado por Comunicação em Colégio Episcopal - 14/03/2024

Comunicado: Retificação de Orientação - FATIM

                                                       

 

COMUNICADO
RETIFICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO - FATIM


Ao Corpo Discente oriundo do curso presencial da FaTeo
Aos Seminários Regionais
Às assessorias episcopais aos alunos e às alunas da Faculdade de Teologia


O Colégio Episcopal cumpre através desse comunicado o dever de orientar os alunos e as alunas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - FaTIM acerca do processual de transição que ainda estamos experimentando.


De fato, no documento publicado em dezembro do ano passado, onde diversas orientações foram compartilhadas, foi informado que os /as discentes oriundos /as do curso presencial da FaTeo que fizessem opção pela transferência para a modalidade à distância da UMESP deveriam cursar obrigatoriamente os módulos presenciais do novo modelo da FaTIM. Acontece que o Colégio Episcopal e a direção da Faculdade de Teologia concluíram que algumas flexibilizações precisariam ocorrer exclusivamente nesse tempo de transição, decidindo retificar a anterior determinação e informar que não será considerada obrigatória a participação nos módulos regionais da FaTIM pelos /as discentes do antigo curso presencial que optaram pela continuidade de seus estudos na modalidade à distância da UMESP, sendo tal cumprimento facultativo para o referido grupo e sem qualquer prejuízo em sua formação acadêmico-pastoral. Não há qualquer dificuldade em reconhecer que tempos de mudanças significativas precisam considerar necessidades de adaptações até a consolidação de um novo modelo.


Queremos destacar que a supracitada normativa alterada não se aplica aos demais casos de ingresso na FaTIM.


O Colégio Episcopal considera muito importante que, mesmo os alunos e as alunas que a partir desse comunicado estão desobrigados /as de tal cumprimento, os módulos regionais presenciais da FaTIM são ferramentas significativas na formação dos /as obreiros /as na Igreja Metodista, e que a desobrigatoriedade como ‘regra de transição’ não deveria afastar esses /as discentes dos encontros regionais. Sendo assim, os Bispos e a Bispa recomendam que os módulos regionais da FaTIM sejam cursados até mesmo pelo grupo onde tais encontros se tornam a partir de agora opcionais.
Orientamos que as dúvidas por ocasião desse comunicado sejam apresentadas à direção da Faculdade de Teologia para os devidos esclarecimentos e/ou encaminhamentos.


Nos despedimos na certeza de que Deus continuará conduzindo a formação pastoral da Igreja Metodista do Brasil.


São Paulo, 14 de março de 2024
 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO CLICANDO AQUI


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Nota de Gratidão - Rev. Luís Wesley de Souza

  A Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, divulga Nota de Gratidão em memória do Reverendo Luís Wesley de Souza.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Oração, caminho de esperança | Carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

"Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo tem testemunhado os efeitos devastadores da doença, mas também de toda a desigualdade econômica, social e cultural que ela deflagrou. Como estamos em um tempo de intensos debates políticos e ideológicos em todos os continentes, muito do foco que deveria estar no cuidado e tratamento das pessoas nas diferentes cidades e países acabou sendo desviado." | Leia o documento na íntegra.