Publicado por Comunicação em Colégio Episcopal - 14/03/2024

Comunicado: Retificação de Orientação - FATIM

                                                       

 

COMUNICADO
RETIFICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO - FATIM


Ao Corpo Discente oriundo do curso presencial da FaTeo
Aos Seminários Regionais
Às assessorias episcopais aos alunos e às alunas da Faculdade de Teologia


O Colégio Episcopal cumpre através desse comunicado o dever de orientar os alunos e as alunas da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista - FaTIM acerca do processual de transição que ainda estamos experimentando.


De fato, no documento publicado em dezembro do ano passado, onde diversas orientações foram compartilhadas, foi informado que os /as discentes oriundos /as do curso presencial da FaTeo que fizessem opção pela transferência para a modalidade à distância da UMESP deveriam cursar obrigatoriamente os módulos presenciais do novo modelo da FaTIM. Acontece que o Colégio Episcopal e a direção da Faculdade de Teologia concluíram que algumas flexibilizações precisariam ocorrer exclusivamente nesse tempo de transição, decidindo retificar a anterior determinação e informar que não será considerada obrigatória a participação nos módulos regionais da FaTIM pelos /as discentes do antigo curso presencial que optaram pela continuidade de seus estudos na modalidade à distância da UMESP, sendo tal cumprimento facultativo para o referido grupo e sem qualquer prejuízo em sua formação acadêmico-pastoral. Não há qualquer dificuldade em reconhecer que tempos de mudanças significativas precisam considerar necessidades de adaptações até a consolidação de um novo modelo.


Queremos destacar que a supracitada normativa alterada não se aplica aos demais casos de ingresso na FaTIM.


O Colégio Episcopal considera muito importante que, mesmo os alunos e as alunas que a partir desse comunicado estão desobrigados /as de tal cumprimento, os módulos regionais presenciais da FaTIM são ferramentas significativas na formação dos /as obreiros /as na Igreja Metodista, e que a desobrigatoriedade como ‘regra de transição’ não deveria afastar esses /as discentes dos encontros regionais. Sendo assim, os Bispos e a Bispa recomendam que os módulos regionais da FaTIM sejam cursados até mesmo pelo grupo onde tais encontros se tornam a partir de agora opcionais.
Orientamos que as dúvidas por ocasião desse comunicado sejam apresentadas à direção da Faculdade de Teologia para os devidos esclarecimentos e/ou encaminhamentos.


Nos despedimos na certeza de que Deus continuará conduzindo a formação pastoral da Igreja Metodista do Brasil.


São Paulo, 14 de março de 2024
 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


 

FAÇA DOWNLOAD DO ARQUIVO CLICANDO AQUI


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Afastamento Temporário e Interinidades

  A Igreja Metodista, através do Colégio Episcopal, torna público o Comunicado de Afastamento Temporário do Bispo Adonias Pereira do Lago de suas funções de presidência da Coordenação Geral de Ação Missionária - COGEAM

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Elizabeth Cristina Oliveira

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista e a COGEAM, Coordenação Geral de Ação Missionária, lamenta o falecimento da irmã Elizabeth Cristina Oliveira, represente leiga da Região Missionária do Nordeste (REMNE) na COGEAM. A partida da irmã Beth, como era carinhosamente chamada, aconteceu na noite do dia 28 de junho, em Fortaleza (CE), em decorrência de um câncer. A Igreja Metodista se solidariza com a família, assim como destacou a REMNE através de nota publicada nas redes sociais. "Nos solidarizamos com a família nesse momento de dor e perda. Rogamos ao Espírito Santo que o consolo venha sobre seu marido Beto e seus filhos, Matheus, Jackeline, Marcos e Pedro".

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Educação, Unidade e a missão no nordeste | Diálogos em tempos de crise

  Assista ao episódio 6 do programa Diálogo em tempos de crise. A conversa conduzida pelo Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa conta com a participação dos Bispos Honorários da Igreja Metodista: Bispo Josué Adam Lazier, Bispo Stanley da Silva Moraes e Bispo Geoval Jacinto da Silva.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Corações aquecidos, santificação e os desafios das Igrejas e lideranças | Diálogo em tempos de crise

O episódio 5 da série Diálogo em tempos de crise, conta com a participação muito especial dos Bispos Rozalino Domingos, Paulo Ayres e Nelson Luiz Campos Leite. Você já se perguntou o que define uma pessoa de coração aquecido? E como a palavra de Deus pode orientar, fortalecer e gerar esperança em nós? Esses são alguns dos temas presentes nesse diálogo, que fala ainda sobre a santificação pessoal de cristãos e cristãs, e sobre os desafios enfrentados hoje pela Igreja e por suas lideranças.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Oração, caminho de esperança | Carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

"Desde o início da pandemia da Covid-19, o mundo tem testemunhado os efeitos devastadores da doença, mas também de toda a desigualdade econômica, social e cultural que ela deflagrou. Como estamos em um tempo de intensos debates políticos e ideológicos em todos os continentes, muito do foco que deveria estar no cuidado e tratamento das pessoas nas diferentes cidades e países acabou sendo desviado." | Leia o documento na íntegra.