Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Missionária - 05/12/2013

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas


Onze congregações conquistaram a autonomia e foram emancipadas no 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica: duas no Espírito Santo e nove em Minas Gerais.

"Foi a primeira vez na história da Região que emancipamos tantas igrejas!", se alegra o bispo Roberto Alves explicando que a conquista é resultado do projeto missionário estabelecido nos últimos anos.

Durante o Concílio, o Plano de Ação Missionária foi aprovado com tranquilidade. O texto foi revisado pelos distritos e chegou ao conclave com ampla discussão prévia. Não houve mudanças significativas no documento e as metas de crescimento foram mantidas para o próximo biênio.

O Concílio também promoveu momentos para avaliação dos resultados. Muitos distritos cumpriram os alvos de expansão, entre eles, a abertura de pelo menos um campo missionário
por ano. De modo geral, as igrejas também cumpriram as metas estabelecidas, especialmente a que prevê a abertura de três células a cada ano.

"Fomos surpreendidos! Muitas comunidades tiveram um desempenho acima do esperado. Algumas igrejas e distritos ainda estão se adequando. Mas, os resultados são muito satisfatórios", declara o bispo Roberto.

Está em andamento na Região um projeto de plantação de igrejas, que auxilia no processo de autonomia e também na revitalização de comunidades, por meio do discipulado. Um dos projetos discutidos na plenária foi o planejamento da futura autonomia do Espírito Santo, como Região Eclesiástica.

Um novo distrito foi criado para auxiliar a expansão do metodismo no estado, que conta hoje com igrejas metodistas em 27 dos 78 municípios capixabas. O número é considerado baixo, mas a liderança da 4ª Região acredita que os  encaminhamentos do conclave vão ajudar na elaboração de um projeto estratégico, visando a abertura de novos campos missionários.

O 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista aconteceu em Guarapari/ES, entre os dias 8 e 10 de novembro. Participaram 268 delegados/as de Minas Gerais e do Espírito
Santo.

Fonte: Expositor Cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Metodistas do sul do Brasil se mobilizam para socorrer vítimas de crise climática

Após um mês do início da crise climática que atinge o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, metodistas da região permanecem mobilizados frente ao grande desafio de socorrer centenas de pessoas vitimadas pela tragédia em diferentes cidades e áreas atingidas.

Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann é o novo integrante do Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil

O bispo Paulo Lockmann, líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro passou a integrar o Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Ele tomou posse na segunda-feira, (9), durante a Sessão de Abertura do Ano Sócio-Cultural da AELB, promovido na Igreja Metodista do Catete.