Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Missionária - 05/12/2013

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas

Concílio comemora autonomia de 11 igrejas


Onze congregações conquistaram a autonomia e foram emancipadas no 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica: duas no Espírito Santo e nove em Minas Gerais.

"Foi a primeira vez na história da Região que emancipamos tantas igrejas!", se alegra o bispo Roberto Alves explicando que a conquista é resultado do projeto missionário estabelecido nos últimos anos.

Durante o Concílio, o Plano de Ação Missionária foi aprovado com tranquilidade. O texto foi revisado pelos distritos e chegou ao conclave com ampla discussão prévia. Não houve mudanças significativas no documento e as metas de crescimento foram mantidas para o próximo biênio.

O Concílio também promoveu momentos para avaliação dos resultados. Muitos distritos cumpriram os alvos de expansão, entre eles, a abertura de pelo menos um campo missionário
por ano. De modo geral, as igrejas também cumpriram as metas estabelecidas, especialmente a que prevê a abertura de três células a cada ano.

"Fomos surpreendidos! Muitas comunidades tiveram um desempenho acima do esperado. Algumas igrejas e distritos ainda estão se adequando. Mas, os resultados são muito satisfatórios", declara o bispo Roberto.

Está em andamento na Região um projeto de plantação de igrejas, que auxilia no processo de autonomia e também na revitalização de comunidades, por meio do discipulado. Um dos projetos discutidos na plenária foi o planejamento da futura autonomia do Espírito Santo, como Região Eclesiástica.

Um novo distrito foi criado para auxiliar a expansão do metodismo no estado, que conta hoje com igrejas metodistas em 27 dos 78 municípios capixabas. O número é considerado baixo, mas a liderança da 4ª Região acredita que os  encaminhamentos do conclave vão ajudar na elaboração de um projeto estratégico, visando a abertura de novos campos missionários.

O 41º Concílio da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista aconteceu em Guarapari/ES, entre os dias 8 e 10 de novembro. Participaram 268 delegados/as de Minas Gerais e do Espírito
Santo.

Fonte: Expositor Cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.    A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.

Destaques Nacionais, Pastoral Indigenista, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Missão Indigenista Metodista: download dos vídeos para celebrar a semana dos povos indígenas

Foram 18 dias de viagens em três estados brasileiros: Roraima, Ceará e Mato Grosso do Sul. Tempo necessário para visitar as aldeias onde há missionários/as indigenistas da Igreja Metodista. Assita aos vídeos e conheça o trabalho invísivel da Igreja Metodista com os povos indígenas.

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Membro do Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do CMI envia relatório ao Colégio Episcopal

Eleita em 2006 para integrar o Comitê Permanente de Consenso e Colaboração do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Magali do Nacimento Cunha, envia relatório das atividades desenvolvidas ao Colégio Episcopal da Igreja Metodista. Em reunião do Comitê Central reunido em julho de 2014, Magali foi eleita membro da Comissão Fé e Ordem do CMI. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Novo ciclo do Expositor Cristão

A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido. fonte: Marcelo Ramiro /