Publicado por Julyana Rodrigues em Social - 09/07/2015

Conheça o projeto de ação social: Fundação Metodista de Ação Cultural e Social

Fundação Metodista de Ação Cultural e Social
voltar para página anterior

A Fundação Metodista de ação Social e Cultural em parceria com o projeto Sombra e Água Fresca desenvolve suas atividades com sucesso em seus respectivos núcleos atendendo crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social. O atendimento socioeducativo  realizado no São Gabriel atende 110 crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos de segunda a sexta-feira  no horário de  7:30 às 11:30hs  e 13:00 as com 17:00h com oficinas alimentação. As oficinas de educação cristã, acompanhamento escolar, literatura, inglês, informática, desenho, dança, esporte, jogos de mesa, violão, flauta, taekwondo e dança, são oferecidas durante a semana em grupos e proporcionam um desenvolvimento integral da criança e dos adolescentes.

 

Os 28 adolescentes entre 15 a 18 anos são assistidos na sexta a noite e aos sábados a tarde com oficinas e palestras com diversos temas. Os  80 idosos são assistidos através de visitas domiciliares e nas terças-feiras com reflexão espiritual e oficinas de conversação, expressão corporal, costura e pintura em tecido.

 

A parceria com a PUC, universidade do são Gabriel e Coração Eucarístico, oferece atendimento psicológico através de estágio profissionalizante em psicologia social comunitária, psicologia e plantão psicológico e mediação de conflitos com estagiários do curso de Direito.

 

Tivemos várias visitas e entre elas a dos missionários da JOCUM com oficina de dança e teatro. Colégio Magnum com equipe, na ocasião organizou várias brincadeiras e doou brindes e uma cesta de basquete para o projeto. Visitas das Mães contra o crak  onde apresentou  palestras para os adolescentes e pais. A visita de agentes da Sociedade bíblica que fez doações de calçados Crooks para crianças e adolescentes, bíblia com letra gigante para os idosos  e pequenas porções bíblicas (serão utilizadas nas reuniões de pais) e livros de histórias bíblicas para a biblioteca.

 

O projeto de coleta seletiva implantado desde o ano de 2012 tem sido um sucesso em vários aspectos e entre eles a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. Este projeto tem impactado o bairro mobilizando as famílias e envolvendo funcionários e acomunidade. Recolhemos plástico duro, garrafas pet e latinha.

 

Destacamos a participação da oficina de dança daqui do São Gabriel e Liberdade, em um campeonato realizado pela academia de dança Som e Luz em Pirassununga onde ficamos em 3º lugar.

 

Em datas comemorativas temos atividades especiais e de dois em dois meses temos reunião com os pais.

 

Projeto em Santa Luzia- Núcleo São Benedito - Devido a invasão do espaço no bairro Palmital, o projeto ficou parado um semestre. Mediante contato com o pastor Roberto Queiroz da Igreja Metodista Betel em Santa Luzia e reunião com os membros, as portas da igreja foram abertas para realização desse trabalho e em Agosto iniciamos as atividades com 25 crianças em cada período totalizando 50 atendidos, manhã e tarde na segunda, quarta e sexta. Com o apoio da Marli, membro da igreja Betel e mais duas voluntárias, Nayara e Elizangela e uma assistente social Genésia, foi possível a atuação. Tivemos apoio em forma de verba para aquisição de alguns materias e pagamento de oficineiros.

 

Projeto em Ribeirão das Neves- Núcleo Liberdade- Atendimento a 60 crianças e adolescentes, manhã e tarde oferecendo oficinas, alimentação proporciona aos atendidos um lugar seguro, ambiente confiável com educadores capacitados para um trabalho com a educação integral.

 

Apesar do convenio com a prefeitura ser suspenso devido a falta de cumprimento da contrapartida por ceder o espaço as atividades propostas foram desenvolvidas apesar das dificuldades. O convenio está sendo repensado pela diretoria.

 

No segundo semestre deu início ao curso de informática, manutenção e academia de taekwondo aberto a comunidade.

 

Projeto Social em Caratinga- Atendimento a 50 crianças e adolescentes que desenvolve suas atividades através de valores humanos, filme e cultura, pintura, educação cristã, esporte e lazer, intervenções, jogos, recreação e artesanato  proporcionando um desenvolvimento integral aos participantes.

 

Núcleo Nova Almeida –ES - A foto acima é do Acampamento Metodista onde acontece o projeto durante a semana. Após um tempo parado o projeto reinicia com a gerência da Marlene que aos poucos est providenciando toda documentação para uma possível parceria com a prefeitura.

 

Em todos os projetos o encerramento é feito com diversas apresentações pelos próprios atendidos e o convite é aberto as famílias e comunidade.

 

Mais informações são encontradas pelo  site - http://fundacao.metodista.org.br ou  pelo  Facebook - Fundação Metodista.

 

Até aqui nos ajudou o Senhor!!!

 

Galeria de fotos:

{album}24{/album}

 

 

Posts relacionados

Social, por Sara de Paula

Dia da água: Diaconia lança revista comemorativa

Revista liberada para download gratuito

Social, por José Geraldo Magalhães

Equipe nacional do Projeto Sombra e Água Fresca se reúne em São Paulo para definir planejamento

Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca se reúne nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. As principais decisões você confere na próxima edição do jornal Expositor Cristão.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Social, por José Geraldo Magalhães

Segunda Região Eclesiástica promove Campanha de Solidariedade em favor dos desabrigados pelas chuvas

A Sede Regional da Segunda Região Eclesiástica está recebendo doações para as vítimas das chuvas no Estado do Rio Grande do Sul.

Social, por Julyana Rodrigues

Conheça o projeto de ação social da Igreja Metodista em Cassilândia/MS

A AMAS - Associação Metodista de Ação Social em Cassilândia, constitui-se numa organização que busca desenvolver ações de cidadania através de atividades culturais, esportivas e socioeducativas fundamentadas em valores cristãos. Conheceça o projeto!

Social, por José Geraldo Magalhães