Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 19/03/2020

COVID-19 - Recomendação pastoral à Igreja Metodista

À Igreja Metodista do Brasil
Pastoras, pastores leigos e leigas

Graça e Paz!
 
“Um ao outro ajudou, e ao seu próximo disse: Sê forte!”
(Isaías 41.6)
 
Vivemos tempos de perturbação mundial face ao surgimento do COVID-19, que tem alcançado a população mundial e que se instala em nosso País, a exigir de nós comprometimento e solidariedade social, na preservação da vida e da saúde de nossos concidadãos e concidadãs.

A força do metodismo está em sua unidade, construída em torno de Cristo, em meio à  diversidade.

Assim, o Colégio Episcopal, no uso de suas atribuições expressas nos Cânones, Art. 119, incisos I e II, e em consonância com o compromisso de cidadania cristã, faz a seguinte recomendação pastoral à Igreja: 
 
1. Suspender, nacionalmente, todas as atividades da agenda geral que implicam reuniões de grupos nas próximas duas semanas, até uma nova consideração.

2. Acompanhar as orientações e manifestações dos Bispos e Bispas, junto com suas lideranças, no âmbito de cada Região Eclesiástica e Missionária, à luz das orientações oficiais, que emanam dos órgãos governamentais responsáveis pela segurança e proteção da saúde pública.
 
3. Quanto aos Cultos Públicos, Escolas Dominicais, Encontros de Discipulado  e Reuniões Ministeriais:
a. Prestar atenção às orientações dos governos de cada Cidade, Estado e União e segui-las; temos nos adaptado até aqui e devemos fazer isso diariamente.
b. Saber que as autoridades estão procurando restringir ao máximo a circulação e o ajuntamento de pessoas para evitar um pico de atendimento nos hospitais e postos de saúde, pois isto seria catastrófico para o nosso frágil sistema de saúde pública.
c. Suspender os cultos locais, realizando-os virtualmente conforme os recursos disponíveis. Lembrarmos que em hipótese alguma os pastores e pastoras podem suspender os cultos sem oferecer às pessoas uma forma concreta de estar espiritualmente ligadas como corpo de Cristo; para isto, as plataformas digitais serão de grande importância.
 
É tempo de pastorear! Este é um tempo significativo para contribuirmos  para a diminuição dos casos, bem como de treinamento caso a situação realmente se configurar pior.
Se na sua cidade já existem casos confirmados, esteja atento(a) para mudar o status das reuniões!

Finalmente, reafirmamos a importância das orações em favor da população, das autoridades  e profissionais de saúde.

Em Cristo, 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


18 de março de 2020.


 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Credo Social da Igreja Metodista: nossas bases bíblicas

Credo Social da Igreja Metodista, mossa herança, bases bíblicas e ordem político, soial e econômica. Saiba mais!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Concílio Mundial destaca crescimento da Igreja Metodista no Brasil

Como resultado do crescimento significativo da Igreja Metodista no Brasil uma nova Região Eclesiástica foi criada, a primeira nova Região em 50 anos, e será conhecida como a Sétima Região Eclesiástica da Igreja Metodista no Brasil.