Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

curso de áudio povos indígenas

Jovens Indígenas iniciam a II etapa da Capacitação de Áudio Indígena.

Com o objetivo de valorizar a tradição Indígena e utilizar a linguagem musical como meio para a conscientização da Cultura, através da musica, jovens indígenas das quatro etno regiões, Serras, Baixo Cotingo, Surumu e Serra da Lua, iniciaram nesta, quinta-feira, 15 de março a 2ª etapa da Capacitação dos Técnicos de Áudio Indígenas (TAIs). É mais uma atividade executada pelo projeto Música dos Povos de Roraima, uma parceria do Conselho Indígena de Roraima com o PDPI-Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas.

Iniciado em março de 2006, o projeto contempla duas etapas de Capacitação de Áudio Indígena. A primeira realizada em setembro de 2006 e a segunda, inicia-se hoje, e vai até o dia 05 de abril, em Boa Vista, na Sede do Conselho Indígena de Roraima.

Os Técnicos de Áudio Indígenas (Tais), Reinaldo Paulino (Wapichana), Társio Lima da Silva (Macuxi), Amarildo da Silva Mota (Macuxi) e Juvelinda Monteiro da Silva (Macuxi), como são conhecidos, na primeira etapa aprenderam todo o processo de gravação, que inclui operar com o programa Pro Tools e fazer a captação de voz e instrumentos musicais. Para essa segunda etapa está programado a Edição de Áudio, Mixagem e Masterização. Para colocar em prática o que aprenderam e adquirir mais conhecimentos, os Tais, realizam periodicamente os Estágios, que duram quatro dias. Foram realizados três estágios.

Gravar as músicas, em ritmo de forró e parichara, com autoria dos próprios índios inspirando-se sempre nas bandeiras de luta levantadas pelo movimento indígena, composições feitas tanto em língua portuguesa quanto em língua indígena, essas são as características da produção musical dos Tais. Para a gravação das musicas, são utilizados os seguintes instrumentos: sanfona, teclado, guitarra, zabumba, triângulo, chocalho, macara, entre outros.

Colocando os seus conhecimentos a serviço dos músicos Indígenas, na produção e gravação musical, os Tais, gravaram no período de 21 a 26 de janeiro, na Aldeia Canauanim, o CD dos Agentes Indígenas de Saúde " A Saúde em Nossas Mãos". O CD, que é o primeiro trabalho feito pelos jovens indígenas, como Técnicos de Áudio.

O Projeto também conta com a parceria da  "Som das Aldeias", organização que tem como objetivo promover a música dos povos indígenas, não somente de Roraima, como também da Amazônia. A Som das Aldeias que já realizou vários trabalhos de produção e gravação musical, juntamente com o Conselho Indígena de Roraima. Em 2004 produziu o CD "Caxiri na Cuia - o Forró da Maloca" que conta toda a historia de luta dos Povos Indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o CD "Cantos da Tradição Macuxi", que ainda esta em processo de fabricação e o ultimo foi o "CD Parichara Wapichana", lançado na 36ªAssembléia Geral dos Tuxauas realizado em fevereiro deste ano, na Aldeia Barro, região Surumu. O CD tem como objetivo valorizar a língua Tradicional do Povo Wapichana e ser utilizado como material didático nas Escolas Públicas do Estado de Roraima. O CD Parichara Wapichana teve o apoio do Ministério da Educação.

Segundo o Produtor Musical, Marcos Wesley, da Organização Som das Aldeias, que acompanha a Capacitação desde o inicio, a importância de promover a musica dos povos indígenas é a valorização da Cultura, da auto estima e a divulgação da cultura musical dos povos de Roraima para toda a população roraimense e também brasileira.

Entre outras atividades do Projeto ainda para serem executadas, está a gravação do CD do povo Ingaricó, um trabalho que será feito pelos Técnicos de Áudio Indigenas, como etapa final da Capacitação. O projeto tem a duração de 18 meses.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães