Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

daniel rocha sarar a nação

Daniel Rocha

"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar,e me buscar,

e se converter dos seus maus caminhos,então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" ( 2Cr 7.14)

Antes de sarar a nação... é preciso que primeiramente Deus realize essa cura em nós mesmos. Se é verdade que a nossa nação está doente, também não há como negar que há uma doença instalada no seio do povo de Deus, que precisa ser reconhecida, tratada e curada.

Já no passado o Senhor perguntava ao seu festivo e inconseqüente povo: "quando vindes perante mim, quem vos requereu o só pisardes nos meus átrios?" (Is1.12). Em outras palavras Deus estava dizendo: "não quero que vocês apenas venham à igreja, e deixem que tantas coisas erradas continuem em suas vidas". A outro profeta o Senhor pede para que cessem com a música: "afastem de mim o estrépito dos teus cânticos, pois não ouvirei as melodias das tuas liras" (Am 5.23). Ou seja, orem, jejuem, confessem seus erros, e depois cantem.

Não é de se admirar que tantas derrotas se abateram sobre aquele povo diante de nações muito mais frágeis que eles. Quem sabe Israel pensava: o que houve de errado? Deus está conosco! Nós somos nação santa! Somos "crentes" em Deus!

Aquilo que se chama de evangélico é hoje um povo doente. O diagnóstico é claro e o prognóstico - se não houver profundo arrependimento - é de piora do estado. Vejamos:

1) Sofre de ufanismo: imagina que gritos de guerra, decretos, atos proféticos e palavras mágicas podem mudar a realidade do mundo.

2) Sofre de miopia: não consegueenxergar seus defeitos. Na época do terrível rei Manassés, o povo de Deus andou de uma forma tão errada que "fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído" de diante deles (2Rs 21.9). Alguém duvida que estamos vivendo tempos assim?

3) Sofre de desumanização.Eu não tenho dúvida que uma verdadeira santidade nos leva a encontrarmo-nos a nós mesmos, como humanos, profundamente humanos. É uma santidade amiga, acolhedora, que confundiu até Felipe, pois diante da humanidade de Jesus ele pede para ver o Pai. Há pessoas que após se converterem, se desumanizaram, viraram entidades, e incorporaram uma espiritualidade mais artificial que uma nota de 3 reais.

4) Sofre de anorexia.Ninguém quer se alimentar com comida forte - que passa mal. Há uma recusa em ingerir comida consistente. É a épocado fast-food espiritual, onde se come o que é agradável, não se olha a origem,nem se é bíblico.

5) Sofre de infantilismo crônico. Quando já deviam "ser mestres atendendo ao tempo decorrido" ainda continuam apegados às coisas próprias da infância espiritual, vivendo em meio a contendas sem fim.

5) Sofre de supersticionismo. Não se conhece hoje povo mais supersticioso que o evangélico: cheio de misticismo, crê em objetos com poderes (isso se chama animismo, e é próprio das religiões primitivas), ordens, atos, fórmulas, demarcação de territórios...É uma espécie de evangelho segundo Harry Porter.

6) Sofre de uma vaidade atávica e são poucos os que escapam de sua devastadora ação. Às vezes ela aparece de forma velada, às vezes explicitamente, mas sempre aparece.Justamente por isso, a Igreja de Cristo tem sido palco de inúmeras manifestações da vaidade humana. Até mesmo pequenos gestos ou palavras podem trazer escondidos intenções e desejos nem sempre confessáveis.

O sistema todo está infectado. Mas para iniciar um processo de cura é necessário primeiro saber-se doente. Creio que chegou a hora do povo chamado evangélico reconhecer essa doença, mudar de atitude e pensamento, e buscar uma espiritualidade centrada na simplicidade de Cristo.

O Senhor expressa sua tristeza dizendo que"o meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento" (Os 3.6 ). É uma dolorosa constatação. Espera-se de um advogado que ele conheça o Código Penal, de um médico a anatomia humana, e de um cristão que conheça a Jesus. Só que Jesus para muito crente é como o Pelé: é um mito, que todo mundo já ouviu falar, e sabe que é bom. Nada mais.

Que cada homem e mulher cristãos possam dizer: "Pai, não quero ser grande no Seu Reino, na verdade quero dizer como João Batista - que o Senhor cresça e eu diminua. Não vivo à busca de aplausos, mas da Tua aprovação".

Só a maturidade que Cristo traz pode nos curar e nos livrar da dos relacionamentos doentios. Antes de dizermos para Cristo sarar a nossa nação, humildemente peçamos:

- Sara, Senhor as nossa vidas, cura-nos das doenças escondidas em nossos corações feridos, liberta-nos do desejo de domínio e poder, e depois, Senhor, se Tu nos achar dignos e merecedores, envia-nos como embaixadores Teu a um mundo que precisa experimentar a mesma cura que nos destes. Amém.

Pr. Daniel Rocha


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Encontro da Fraternidade Wesleyana

A Fraterdidade Wesleyana se reuniu ontem em Santa Catarina 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães