Publicado por Herbert em Mulheres - 03/04/2014

Debate promovido pela secretaria de políticas públicas para mulheres

Volta Redonda - 28 de março de 2014

 


Aconteceu no Município de Volta Redonda, no auditório da Prefeitura Municipal, no dia 28 de março de 2014, um Debate com a Drª Ângela Maria Mesquita Fontes, Secretária Adjunta de Articulações Institucionais e Ações Temáticas da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

Este Debate foi promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres em Volta Redonda, que é coordenada por Glória Amorim.

Mais uma vez a Confederação de Mulheres Metodistas do Brasil e a Confederação de Mulheres Metodistas da América Latina e Caribe se fez representar por sua vice-presidente e vice-presidente de área, Leila de Jesus Barbosa.

Este debate foi um encerramento do mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com o Tema "Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão"

Estiveram presentes: o vice-prefeito Carlos Roberto Paiva, a Secretária de Saúde Marta Magalhães, a Delegada da DEAM (delegacia especializada no atendimento à mulher) Viviane Costa, a Secretária de Esporte e Lazer Rejane Maria e diversas representantes de Associações de Bairro e representantes religiosas.

A Drª Ângela Fontes falou sobre o Dia 8 de março, suas Conquistas e Controvérsias, "reafirmando o simbolismo da data que é a busca pela igualdade social entre homens e mulheres, é o respeito às diferenças biológicas, a não subordinação e não inferiorização da mulher e que a mulher é a protagonista da própria história. E afirmou: somos diferentes, mas não desiguais". Disse também "que ainda somos as principais responsáveis pelos cuidados com as crianças e idosos, com a alimentação, a preservação da saúde, pelos diferentes aspectos da educação formal e informal, pela melhoria na qualidade de vida das comunidades (urbano e rural)." Enfim, destacou que "muitos são os avanços e conquistas dos movimentos feministas e de mulheres, desde a última metade do século XIX, mas o fortalecimento da cidadania das mulheres ainda está pendente. Continuamos na luta por políticas públicas que promovam a autonomia econômica das mulheres, que distribuam o poder político entre os gêneros e estimulem a liberdade reprodutiva feminina." "É importante destacar que, disse ela: nossas observações sobre o sistema político nacional mostram que ainda há um longo caminho a percorrer para construir uma sociedade igualitária. Avançamos sim, mas o breve panorama aqui descrito mostra que a política continua um bastião masculino e a incorporação de mulheres nestas áreas continua a ser um desafio." Vejo o "copo meio cheio"... "Muito   foi feito, muito há por fazer."

E assim vamos seguindo procurando participar cada vez mais da vida pública em nossa cidade, aprendendo, compartilhando e crescendo juntas nesta luta por uma vida melhor e mais digna para muitas mulheres.

Leila de Jesus Barbosa
Vice-Presidente da Confederação de Mulheres do Brasil
Vice-Presidente da CMMALC


Tags: mulheres-2014


Posts relacionados

Mulheres, por Sara de Paula

Live de celebração dos 136 anos das Sociedades Metodistas de Mulheres

  Acompanhe a Live celebrativa de 136 anos das Sociedades Metodistas de Mulheres no domingo, às 16h. A transmissão é organizada pela Confederação Metodista de Mulheres, e conta com a participação da presidente Ivana Garcia Aguiar e mulheres convidadas de todo o Brasil.