Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Decisões relacionadas à Rede Metodista de Educação

Estiveram reunidos conjuntamente no último final de semana (19 e 20/12/2008) o Colégio Episcopal e a COGEAM - Assembléia Geral do COGEIME, ocasião em que receberam o relatório final da avaliação feita pela consultoria independente, KPMG Risk Advisory Services Ltda., a respeito do processo de implantação da Rede Metodista de Educação, conforme decisão do 18º Concílio Geral (2006).

A decisão conciliar determinou que transcorridos dois anos da implantação da Rede, o Colégio Episcopal, a COGEAM e o COGEIME, conjuntamente, com delegação de poder do próprio 18º Concílio Geral promovessem avaliação e ajustes ou modificações que se fizessem necessárias para aperfeiçoamento do modelo de gestão, a fim de que a Rede efetive aquilo que foi definido pelo Concílio.

Após apresentação do relatório da consultoria os colegiados envolvidos debateram o assunto e as propostas contidas no referido relatório. Participaram dos debates, além do Colégio Episcopal (bispos ativos, eméritos e honorários), COGEAM (clérigos e leigos representantes das Regiões), o Conselho Superior de Administração - Consad (Presidentes dos Conselhos Diretores) e do Comitê Executivo Superior - Coesu (Diretores Gerais das Instituições da Área Geral). Em seguida o Colégio e a COGEAM tomaram a deliberação de acolher e aprovar o Relatório final da consultoria. Dessa deliberação decorreram as seguintes providências:

1) Ato de Governo: edição do Ato Complementar do Colégio Episcopal n.º 01/2008;

2) Eleição do Conselho Diretor da Rede: foi eleita a nova composição do Conselho Superior de Administração, que terá funções de Conselho Diretor para cada Instituição da Rede Metodista de Educação, composto de 10 (dez) conselheiros(as) titulares e 2 (dois) conselheiros(as) suplentes. Esse Conselho será responsável pela implantação das decisões em relação à nova estrutura de governança e do modelo de gestão administrativa da Rede. Considerando a decisão de integração da gestão das instituições, os atuais membros dos Conselhos Diretores têm suas nomeações revogadas a partir da posse do novo Conselho , que está prevista para o dia 10 de janeiro de 2008, na Sede Nacional. A composição do Conselho eleito é aquela estabelecida pelo Ato Complementar;

3) Estrutura e modelo de gestão administrativa: a Rede contará com uma Diretoria Executiva e serão mantidas Direções de Unidades, que, no caso das de nível superior, acumularão a função de Reitoria. As atividades meios, de suporte às instituições, serão integradas na Central de Serviços Compartilhados, subordinada diretamente à Diretoria Executiva da Rede;

4) Diretor Superintendente da Rede: a escolha do Diretor(a) Superintendente da Rede, pelo Colégio Episcopal e Assembléia Geral, se dará mediante indicação de listra tríplice de nomes pelo Conselho Superior de Administração, não sofrendo alteração esta metodologia;

Considerando a profundidade e complexidade das decisões tomadas, o Colégio Episcopal e a COGEAM ofereceram ao Senhor o fruto de seu trabalho, pedindo que o Senhor "confirme a obra de suas mãos". Ao informar destas decisões, pede que a Igreja e aqueles que são parte da Rede Metodista de Educação façam o mesmo.

Inicia-se agora um processo de profundas mudanças visando o aperfeiçoamento da gestão da Rede, no propósito de cumprir a missão educacional da Igreja no país.


Posts relacionados