Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

declaração de Ratzinger sobre Islã

Fonte: ALC Notícias

Setores da comunidade muçulmana internacional pediram à Santa Sé que esclareça a posição em relação ao Islã, depois de se sentirem afetados pelas afirmações do papa Bento XVI, que, durante visita a Alemanha, afirmou que a violência da jihad (guerra santa) é "algo irracional".

Líderes islâmicos exigiram que o chefe da Igreja Católica se desculpe por esses comentários, que consideraram ofensivos. A queixa faz menção ao discurso que Bento XVI pronunciou na terça-feira, 12, na Universidade de Regensburg, sua terra natal.

O diretor do Departamento de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, divulgou a resposta do Vaticano às críticas dos líderes islâmicos. A resposta assinala que uma leitura clara do texto permite observar que "o que interessa ao Santo Padre é uma rejeição clara e radical da motivação religiosa da violência".

A vontade do Sumo Pontífice é especificada na última declaração que fecha a mensagem: "Portanto, fica clara a vontade do Santo Padre de cultivar uma atitude de respeito e diálogo para as outras religiões e culturas, evidentemente também para o Islã".

A origem da polêmica: trecho da palestra proferida pelo Papa na Alemanha

Fonte: Deutsche Welle

Durante sua visita à Baviera, Bento 16 encontrou-se na última terça-feira (12/09) com cerca de 1500 representantes da área científica no auditório da Universidade de Regensburg, onde proferiu uma palestra intitulada "Fé, razão e universidade -lembranças e reflexões".

No papel do teólogo Joseph Ratzinger, o papa começou a exposição falando sobre os tempos em que atuou na Universidade de Bonn, e do contato que manteve na época com professores de outras disciplinas, além dos de Teologia. Ele lembrou que, apesar de haver casos de "ceticismo radical" em relação às faculdades de Teologia, "por tratarem de algo que não existe - Deus", nunca se duvidou na universidade de que era necessário e sensato questionar a existência de Deus através da razão e de fazer isso considerando a tradição da fé cristã.

Em seguida, ele proferiu o seguinte trecho polêmico de sua palestra (em tradução livre, a partir do texto original em alemão, publicado no site do Vaticano):

"Tudo isso novamente me veio à mente, quando, há pouco, li a parte do diálogo que o sábio imperador bizantino Manuel II Palaeologos manteve em 1391, na residência de inverno em Ancara com um estudioso persa sobre o cristianismo e o islã e ambas as verdades, e que foi editado pelo teólogo Theodore Khoury (Münster). O imperador provavelmente anotou o diálogo durante a ocupação de Constantinopla entre 1394 e 1402; assim se entende porque suas explicações são muito mais minuciosas do que as de seu interlocutor persa.

O diálogo abrange todo o espectro da estruturação da fé descrita pela Bíblia e pelo Corão e gira em torno da imagem de Deus e do ser humano, mas também sempre necessariamente em torno da relação das chamadas "três leis" ou "três ordens de vida": Antigo Testamento - Novo Testamento - Corão.

Aqui, nesta palestra, não desejo tratar disso, apenas tocar num ponto marginal da construção do diálogo, que, em relação ao tema fé e razão, me fascinou e que serve de ponto de partida para minhas reflexões sobre este tema.

Na sétima parte das conversações (Controversas), editada pelo professor Khoury, o imperador aborda o tema do Jihad, da guerra santa. O imperador sabia, certamente, que na Sura [capitulo do Corão] 2, 256 está escrito: Nenhuma coação em coisas da religião - trata-se de uma das mais antigas Suras, como os peritos nos dizem, da época em que o próprio Maomé ainda era impotente e ameaçado.

Mas o imperador naturalmente conhecia também a determinação escrita no Corão - surgida mais tarde - sobre a guerra santa. Sem entrar em detalhes, como o tratamento diferenciado de "detentores da escrita" e "incrédulos", ele se dirige de forma brusca ao seu interlocutor, surpreendentemente brusca para nós, simplesmente com a questão central da relação entre religião e violência: "Mostre-me então, o que Maomé trouxe de novo, e ali só encontrarás coisas más e desumanas, como esta, de que ele determinou, que se propague através da espada a fé que ele prega". 

Após ter atacado deste jeito, o imperador argumenta, então, pormenorizadamente, por que a propagação da fé através da violência é absurda. Ela está em contradição com a essência de Deus e da alma. "Deus não tem prazer no sangue", diz ele, "e agir de forma irracional contraria a essência de Deus. A fé é fruto da alma, não do corpo. Quem, portanto, pretende conduzir alguém à fé, precisa da habilidade do bom discurso e de um raciocínio correto, mas não de violência e ameaça... Para convencer uma alma sensata, necessita-se não de seu braço, não de instrumentos de agressão nem de outros meios pelos quais se pode ameaçar alguém de morte ..."

A frase decisiva nesta argumentação contra a conversão pela violência é: agir de forma insensata contraria a essência de Deus".


Posts relacionados

Liturgia, Geral, por Sara de Paula

Sugestões para Celebração Da Semana Santa - 2021

Celebrar a semana santa é rememorar eventos fundantes da nossa fé. Nesta semana convidamos você e a sua comunidade para vivenciarmos esse período de forma muito especial, devocional. Em tempos de pandemia, onde muitas pessoas se sentem fragilizadas, entristecidas e sem esperança, encontramos na ressurreição de Jesus o anúncio da esperança de um novo tempo e o compromisso com o anúncio das boas notícias da Graça.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães