Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/09/2013

Dez pastores gerados pela Igreja em Cunha!

Cunha 17 570

A Igreja Metodista Central de Cunha/SP (filha da Metodista em Jericó) completou em agosto 60 anos. Durante o mês de aniversário festividades movimentaram a programação. Dia 25 de agosto foi o culto marcante, principalmente para os dez pastores metodistas recomendados pela Igreja em Cunha que estiveram presentes.

Realmente este culto final foi o ponto alto de gratidão a Deus com o destaque dado aos pastores metodistas nascidos na cidade. Trata-se de bênção realmente incomum: esse contingente de ministros metodistas vocacionados e atuantes nesta Região Eclesiástica desde a década de 60 até estes anos iniciais do Século XXI.  Dos dez pastores cunhenses, nove são da Igreja Metodista Central em Cunha, e o último, Rev. Sílvio, da Metodista em Jericó.

A comemoração de aniversário contou também com a presença de bispos metodistas: Revmo. Bispo Nelson Luiz Campos Leite (Honorário), Revma. Bispa Marisa de Freitas Ferreira (REMNE) e Revmo. Bispo José Carlos Peres (III Região). Também o casal de pastores Tiago de Almeida Valentim e Laura Peres da Rocha Fernandes Costa (Metodista Itaberaba - 3ª Região).


Cunha 18O templo de Cunha, que já passou por duas grandes reformas ampliando seu espaço, tem hoje capacidade para 320 pessoas sentadas.

Foi grande a emoção de ver os dez pastores no Culto de Aniversário, todos presentes, no altar, ao lado do pregador da noite, nosso Bispo Peres. Ladeados também pelo pastor do Jericó, Rev. João Aparecido Anunciação de Lima, e os dois pastores da Central de Cunha, Rev. Flávio Moraes de Almeida e Rev. Daniel Pereira da Silva.

Se alguém sente falta de uma presença feminina neste quadro de pastores homens, faz-se auspiciosa a declaração do pastor João Carlos Dias, quando afirmou que sua esposa, Elizabeth Gouvea de Oliveira Dias, obviamente cunhense, provavelmente ingressa no pré teológico no ano que vem! Alguns jovens de Cunha têm ensaiado uma vocação pastoral, e não duvidamos que, dentro em pouco, outras vocações se efetivarão!

Pastores enviados à Faculdade de Teologia são: Rev. Felinto Rita dos Santos Macedo (41 anos de pastorado) e Rev. Dirceu José de Oliveira (37 anos), ambos aposentados, são fruto do pastorado do Bispo Nelson, quando pastor em Cunha em 1965-67. Anos mais tarde, quando pela primeira vez o Rev. Flávio Moraes de Almeida passou por Cunha (1979-85), quatro jovens abraçaram a vocação pastoral: Rev. Hamilton Wesley Leite (hoje na Central de Taubaté), seu irmão Rev. Sérgio Marcos Leite (Jundiaí), Rev. Reinaldo Carvalho Monteiro (Pindamonhangaba, sendo o Superintendente Distrital do Vale do Paraíba) e Rev. José Antonio da Silva Toledo (Vila Medeiros - São Paulo). Estes são os seis primeiros. Após a virada do século brotaram mais estes quatro frutos ministeriais: Rev. João Carlos Dias (Ubatuba), Rev. Enoque Rodrigo Oliveira Leite (Itapeva), Rev. Gabriel de Almeida Amato (Caraguatatuba) e Rev. Sílvio Cezar Leite (Cachoeira Paulista).

A cidade de Cunha - Cunha localiza-se no "Caminho do Ouro" de Minas Gerais e possui 23 mil habitantes. Com seu extenso território faz divisa com Parati e Angra dos Reis (RJ) e com sete municípios paulistas. Sua cidade é pequena, nem possui semáforos. Mas tem um destaque interessante que vale a pena ressaltar: o Metodismo é predominante em suas terras. Não apenas a primeira denominação protestante (IM Jericó: fundada em 1901) como também a mais numerosa em membresia.

Ao Senhor toda honra e glória.

Pastor Flávio Moraes de Almeida

FACE

 

 

Veja fotos


Posts relacionados