Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

dia de ação de graças

 

Paz e Alegria!

Todo dia é dia de agradecermos pela alegria da vida e da certeza da presença de Deus conosco. A Bíblia nos ensina: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5.18).

A quarta quinta-feira do mês de novembro foi instituída como o Dia Nacional de Ação de Graças, tempo de darmos uma pausa e agradecermos a Deus Pai pelos benefícios com os quais Ele tem nos agraciado.

Ao término do ano de 2009 temos a convicção que caminhamos até aqui porque o Pai Amoroso cuidou de nossas vidas.

Convido as comunidades para realizarem junto com as crianças um culto especial de Ação de Graças.  É essencial reservarmos um momento para conversarmos sobre a importância de agradecer a Deus como igreja: crianças, juvenis, jovens e adultos/as.

Agradeço a Deus pela  família, pela  comunidade de fé, pelas equipes que trabalham com crianças, pelas pessoas que compartilham a caminhada missionária e principalmente pelas crianças que nos inspiram e fortalecem a nossa fé: "Obrigada, querido Deus"!

Deus nos abençoe!

Um abraço,

Elci Lima

Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças

Veja abaixo uma tirinha bem humorada sobre o Dia de Ação de Graças e uma programação especial para a Igreja!

Programação

Proposta para o culto com as crianças e toda comunidade.

Orientações Gerais:

1º)Preparar a mesa litúrgica: os bonecos Aventureiros em Missão, uma garrafa com água, uma garrafa com suco, frutas, pães, leite, caderno, Bíblia e uma camiseta.

2º)Separar os fantoches Aventureiros em Missão.

3º)Solicitar para que cada criança traga um brinquedo para ofertar no culto. Estes brinquedos, após o culto, serão doados para algum orfanato ou outro lugar que a igreja realize um trabalho com crianças carentes.

4º)Solicitar para os/as adolescentes preparar a história com fantoches dos Aventureiros em Missão.

5º)Ensaiar as músicas que são sugeridas na programação

6º)Organizar a sala em círculo e colocar a mesa do altar ao centro

7º)Preparar um grande cartaz no formato de coração, para durante o culto as crianças escreverem frases de agradecimentos ou desenharem (para as quem ainda não sabem escrever).

8º)Providenciar um cesto

9º)Preparar com as crianças uma salada de frutas para distribuir para comunidade ao final do culto.

Liturgia:

Adoração

"Como agradecer pelo bem que tens feito a mim

Que vem demonstrar quanto amor tu tens oh Deus por mim."

Leitura Bíblica: Salmo 100

Música: A aventura de caminhar com Cristo - Nanci Trindade

Oração de adoração ao Deus que provê

(Colocar um cartaz para as crianças escreverem os seus agradecimentos)

Convidar cada criança para  escrever uma frase de agradecimento no cartaz.

 Hino 165 (HE):  VINDE, CRIANÇAS.

     (versão: Rute Noemi)

VINDE CRIANÇAS, VINDE A JESUS

ELE NOS AMA E CUIDA DE NÓS

GUIA A VIDA E NOS DÁ PAZ

É NOSSO SALVADOR.

CORO

QUE ALEGRIA CELEBRAR O AMOR

QUE NOS DÁ JESUS NOSSO SENHOR.

PREENCHE A VIDA E NOS QUER BEM

VAMOS LOUVAR ENTÃO.

SEMPRE É TEMPO DE CELEBRAR

O AMOR DE CRISTO A NOS GUARDAR

NOS FAZ SEGUROS LONGE DO MAL

CRISTO, O SALVADOR.

NESSE MOMENTO DE COMUNHÃO

DEUS TÃO PRESENTE NO CORAÇÃO

NOS FAZ FELIZES; VAMOS CANTAR

JUNTO DE NOSSO IRMÃO/A.

Ao final convidar as crianças para falarem juntas: "Obrigada meu Deus, pelo seu Amor por nós!"

Confissão

"Querido Deus pedimos perdão porque às vezes esquecemos de agradecer pelo seu cuidado conosco, pelos pedidos atendidos e pelas surpresas que alegraram o nosso coração! Perdão Senhor!"

Música: Forte Comunhão - CD Todas as Crianças

Oração por um/a professor/a

Louvor

Visitante - CD Pelas mãos de uma criança

Em todo tempo e lugar - CD Pelas mãos de uma criança

Ação de Graças - CD Pelas mãos de uma criança

Árvore Solidária - CD Todas as crianças são nossas crianças

Obrigado, amigo Jesus!

Ofertório -Convidar as criança para levarem até o cesto o seu brinquedo.

Mensagem

"Aprendendo a importância de agradecer!"

Teatro com os Aventureiros em Missão

APRENDENDO A DAR GRAÇAS - Elvira Pirondi.

A professora Ana reuniu a turminha na Escola Dominical, para ver a pesquisa sobre o Dia de Ação de Graças.

Professora Ana:- Olá, turminha então prontos para apresentar a pesquisa?

Talita: Sim, eu posso ser a primeira?

Professora Ana: Sim, Talita pode começar!

Talita: O meu pai me ajudou contando uma história Bíblica, sobre os dez doentes de lepra que Jesus curou. Todos foram para suas casas felizes. Tal foi a alegria que esqueceram de agradecer, somente um deles voltou para dizer "obrigado" a Jesus. A Bíblia não diz, mas acho que ele voltou com a sua família e amigos para comemorar sua cura. Naquele tempo, quem sofria de lepra era separado da família, dos amigos. Era muito triste. Os doentes andavam em grupos pelas estradas e cavernas. Tinham que usar um lenço no rosto para identificar que eram leprosos e todos fugiam. Eu fiquei pensando: São poucas as pessoas que sabem agradecer, por sua família, saúde, alimento, amigos, escola, pela natureza...  Deus não esquece da gente! Se Deus enviasse à Terra um anjo para recolher gratidão e pedidos, ele voltaria com a bolsa cheia de pedidos e poucos papéis de gratidão! Então o Dia de Ação de Graças é muito importante para lembrarmos o que Deus fez durante o ano por nós e orarmos em agradecimento.

Professora Ana: Muito Bem, Talita!

Rebeca: Agora sou eu e o Luca. Nós pesquisamos como surgiu o Dia de Ação de Graças. Há muito tempo um grupo de pessoas (era no ano de 1620), foi da Inglaterra para os Estados Unidos. Lá chegando a vida foi muito difícil, tiveram que trabalhar muito e acabaram ficando até doentes. Os índios vizinhos ensinaram-lhes a plantar alimentos, construir suas casas, e quando chegou o dia da colheita fizeram uma grande festa para agradecer a Deus a benção recebida.

Luca: Daí nasceu o "Dia Nacional de Ação de Graças". Hoje várias partes do mundo esse dia é comemorado na 4ª feira quinta feriado mês de novembro. As famílias se reúnem na igreja para agradecer a Deus e trazem ofertas de frutas, cereais e verduras, flores. Na nossa igreja toda a oferta é enviada para a Creche Bem-Te-Vi onde a igreja cuida de 120 crianças.

Zeca: Eu e a Açucena descobrimos como começou aqui no Brasil o Dia de Ação de Graças.

No nosso país, o presidente Eurico Gaspar Dutra instituiu o "Dia Nacional de Ação de Graças" pela Lei Federal 781 de 17/08/1949, regulamentada depois pelo Presidente Marechal Castelo Branco em decretonº57.298 de 19/11/1965. O objetivo da comemoração: "A glorificação pública, solene e oficial do nome de Deus como Supremos Senhor dos povos". É nosso dever agradecer, porque as bênçãos de Deus são tantas que não dá para contá-las!

Rebeca: Sabem, nós descobrimos também que nos Estados Unidos o Dia de Ação de Graças é uma grande festa em família, onde as pessoas se reúnem, preparam uma mesa com muito alimento, como a nossa mesa de Natal, e  agradecem as bênçãos do ano.

Professora Ana: Muito bem turminha, realizaram uma ótima pesquisa! E saibam mais, na Bíblia encontramos o povo também comemorando esse dia, antes do nascimento de Jesus, e que foi espalhado pelo povo de Deus. A partir de um mandamento do Senhor. Em Levítico 23.15-22, o povo oferece a Deus a primeira colheita que era o feixe de trigo colhido e todos se reuniam para agradecer, para adorar a Deus. E a ordem era quem em todos os lugares onde morassem deveriam obedecer a essa lei de oferecer a primeira parte da colheita para sempre. Palavras do Senhor. E nós hoje podemos também convidar amigos e familiares para agradecer a Deus por tudo que Ele faz por nós.

 

Palavra pastoral

 

Envio

Com as crianças em volta da mesa agradecer, pelo alimento, pela vestimenta, pela comunidade de fé, pela equipe de professores/as, pela família, pela escola, pelas amizades,pela saúde e pela Bíblia que nos mostra o cuidado e Amor de Deus por nós.

Oração pelo/a pastor/a

Oração do Pai Nosso

Música: Ação de Graças - CD Pelas Mãos de uma criança

Ao final do culto as crianças saem primeiro para distribuir a salada de frutas.

Programação elaborada por: Elci Pereira Lima-Coordenadora Nacional de Trabalho com Crianças

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 03.07.2020

“...porque sem mim nada podeis fazer.” - João 15:5b. Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. Confira os pedidos dessa semana. 

Geral, Destaques Nacionais, Escola Dominical, por Sara de Paula

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social

As pessoas idosas precisam constantemente da nossa atenção e afeto. Em tempos de pandemia, quando elas fazem parte do grupo de risco, esse cuidado deve aumentar e se transformar em ações efetivas para ajudá-las a passar por tamanha dificuldade. O isolamento social não precisa significar solidão e abandono para ninguém, e a comunidade de fé pode e deve ajudar para que isso não aconteça. Veja as dicas da Escola Dominical. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães