Publicado por José Geraldo Magalhães em Liturgia - 28/10/2013

Dia do Clai: afirmando um ecumenismo de gestos concretos

DIA DO CLAI 2013

AFIRMANDO UM ECUMENISMO DE GESTOS CONCRETOS

(16 de novembro ou domingo mais próximo)

 

SONHO DE UNIDADE

[Este Ato Celebrativo do Dia do CLAI ser inserido como parte no culto habitual da comunidade]

Abertura

No princípio, Deus sonhou com a unidade para a América-Latina e o Caribe. Nossa unidade, porém, era sem forma e vazia. E o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo.

Como igreja, vivíamos em meio ao caos, e sofríamos com as guerras, a exploração que, como povo, oprimido, entristecido, empobrecido, tínhamos que suportar.

Em meio ao caos, Deus fez soar sua voz, sua palavra se fez ouvir...

Muitos lhe deram ouvidos e começaram a vir de todos os lados. Juntaram-se para ouvir, em meio às muitas palavras, a Palavra criadora, e, em meio a tantas vozes, a Voz criativa de Deus.

A partir de um primeiro e modesto encontro, celebrado em Oaxtepec, México, em setembro de 1978, comunidades cristãs latino-americanas e caribenhas, outrora dispersas e isoladas, começaram sua peregrinação rumo à unidade.

Não foi uma peregrinação fácil. Foi, antes, repleta de obstáculos que tentavam se impor em nome da história, da tradição, dos preconceitos e da soberba humana.

Não obstante, quatro anos depois, igrejas e organismos cristãos, empenhados na promoção da unidade entre os cristãos e cristãs do continente, igrejas e organismos, se regozijaram com a fundação do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI).

E viu Deus que isso era muito bom, e soprou sobre nós o fôlego da vida, espírito da unidade e o alento da paz. E o CLAI passou a ser organismo vivente.

Desde então, o CLAI procura responder afirmativamente ao chamado divino, que nos chega por meio dos seus mensageiros: “Rogo-vos, pois, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Ef 4.1-6)

As assembleias do CLAI

[Pode-se utilizar os slides das Assembleias (Power Point)]

A primeira celebração conciliar do CLAI se deu em Huampaní, Lima, em novembro de 1982, com o tema: “Jesucristo, Vocación Comprometida con el Reino.”

A segunda assembleia geral foi celebrada em Indaiatuba, Brasil, em outubro de 1988, com o tema: “Iglesia, hacia una Esperanza Solidaria.”

A terceira, em Concepción, Chile, em janeiro/fevereiro de 1995, inspirada pela temática: “Renaciendo a una Esperanza Viva”.

A quinta assembleia foi em Buenos Aires, em fevereiro de 2007, ao redor do tema: “La gracia de Dios nos justifica, su Espíritu nos libera para la vida.”

E dia a dia, o Senhor ia acrescentando irmãos e irmãs ao grupo dos que creem na unidade da fé. Trata-se de uma história tão marcante, que chegou até nós, e nos envolveu, a ponto de sermos nós, hoje, os/as que temos o privilégio de celebrar a VI Asamblea del CLAI, e o faremos “Afirmando un ecumenismo de gestos concretos”.

Que o mesmo Deus de amor que, há 30 anos, nos conclamou à comunhão, e soprou sobre o CLAI o espírito da unidade, nos abençoe hoje, e durante toda esta assembleia, para que sejamos dignos da vocação a que fomos chamados.

♫ Música (a critério da Igreja)

AÇÃO DE GRAÇAS PELA UNIDADE

Temos muito a agradecer

Deus nosso, nos faltam as palavras para expressar-te suficientemente tanta gratidão. Pelo encontro, por tantas experiências vividas que trazemos a tua presença, nossas e de nossas comunidades, para compartilhar com nossas irmãs e Irmãos de todo o continente. Graças pelos sentidos que nos permitem perceber as distintas realidades de nossa região, pensar soluções, organizar ações, em unidade. Graças pelos caminhos recorridos pelo CLAI em 30 anos, pelas dificuldades e obstáculos já superados, pelo crescimento com o qual tu nos tem agraciado e pela segurança de que tu nos acompanharás sempre. Por Jesus Cristo, amém.

♫ Música(s) de louvor e ação de graças (a critério da Igreja)

GESTOS DE UNIDADE

Olhos, corações e mãos abertas:

Abra seus olhos. Deus quer dar a você uma nova visão. Abra os seus olhos, há tantos olhos que não querem ver.

Seja o que for que você vir, não negue, nem oculte, e tampouco condene. Há tanto que descobrir, que reconhecer, que respeitar. Você se somará a novos mundos, novos gestos, novos olhares, que lhe devolverão novas visões, novos encontros, novos horizontes.

♫ Deus, abre nossos olhos para ver a realidade!

Abra seu coração, Deus quer deixá-lo pleno de bondade. Abra seu coração, os corações de tantas irmãos e irmãos estão vazios... daquilo você receber dê sem nada pedir, não faça contas, não tema, não acumule mais para você.

♫ Deus, abre nosso coração para receber tua graça!

Abra suas mãos, Deus quer enchê-las. Abra suas mãos, as mãos de tantas irmãos e irmãos estão vazias... Você ficará admirada/o pelo pouco que necessita para você quando puder sentir como tua a vida

dos outros. Ficará admirada/o do muito que você tem para compartilhar quanto estiver disposto viver a sua vida para as outras pessoas.

♫ Deus, abre nossas mãos e renova a criação!

Ofertório: Coleta destinada ao CLAI

BÊNÇÃO DA UNIDADE

Bênção

[De mãos dadas]

Que o Deus criador nos abençoe com a Graça de sermos uma Igreja em esperança solidária. Que o Deus redentor nos abençoe com uma vocação comprometida com o Reino. Que o Deus consolador nos abençoe com a liberdade para construir a paz e defender a vida. Que não nos faltem oportunidades para continuarmos afirmando e vivendo um ecumenismo de gestos concretos, e assim renascermos para uma esperança viva. Amém.


*
* * *
*

Liturgia preparada pela Rede de Liturgia do CLAI-BR, a partir dos auxílios litúrgicos da VI Assembleia do CLAI em Havana, Cuba, 20 a 26 de maio de 2013. Presidente do CLAI: Rosileia maria roldi Wille Secretário Regional para o Brasil: Presb. Darli Alves de Souza Coordenador da Rede de Liturgia CLAI-BR: Luiz Carlos Ramos

____________________________________________________

 

Arquivos para donwload

 

         


Posts relacionados

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Dia da Escola Dominical 2021 | Liturgia

No terceiro domingo de setembro celebramos o Dia da Escola Dominical. Baixe a sugestão de liturgia preparada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical e promova a celebração na sua Igreja Local no dia 19 de setembro. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Culto de louvor com as crianças

O Departamento Nacional de Escola Dominical preparou um Culto de Louvou online para as crianças culturem junto com seus familiares. Assista e compartilhe.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Ofício de despedida e de consolação

Em tempos de pandemia, os momentos fúnebres têm sido reduzidos a número restrito de pessoas e em alguns casos, até impedidos de serem feitos. Nossa sugestão é que a comunidade se reúna por meio de aplicativos como Zoom, Google Meetings, Skype ou outros de igual função e tenha um tempo de despedida.

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.