Publicado por Sara de Paula em Pastoral do Combate ao Racismo | 08/03/2016 às 15:17:25

Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

A igreja Metodista tem se comprometido com a luta pelo fim da discriminação racial. Com as pastorais do combate ao racismo, a igreja tem se posicionado constantemente contra todo tipo de desigualdade. Leia aqui a Carta Pastoral Oficial sobre o tema.

No dia 21 de março se comemora o Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial. A data foi criada em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também elaborou a Convenção Internacional para eliminação de todas as formas de discriminação racial. A maioria dos países da organização, assinaram o acordo governamental, inclusive o Brasil.

Por isso, as Congregações e Igrejas Metodistas são convidadas a incluirem em sua liturgia do dia 20 de março, domingo, um momento de oração pela causa.

"Nós, da Pastoral de Combate ao Racismo (1° região), temos sido escolhidos por Deus para sermos uma ferramenta no cumprimento desse acordo governamental. Deus já havia estabelecido desde a criação que seres humanos devem ser vistos como sua imagem e semelhança, e que a diferença de cor, origem ou histórico de vida, não fazem com que uns sejam superiores aos outros", diz a Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da 1° região, Maria da Fé.

A irmã Maria também sugere aos organizadores, que além de incluírem momentos de oração pela causa durante o culto, mencionem acontecimentos recentes de racismo, seja no futebol, na mídia, com artistas de novelas ou ainda sobre os assassinatos de jovens negros e mulheres negras, que são vítimas de violência em maior número segundo as estatísticas.

Devemos lembrar de refletir que Deus nos orienta a buscar alivio para todos os problemas em sua palavra, e isso inclui as dores dos que sofrem discriminação racial. A coordenadora também ressalta que ainda há em nosso meio o pecado do racismo, às vezes velado ou declarado em piadas e brincadeiras. Por isso sugere a leitura do Salmo 67, para reforçar a verdade de que todos os povos são importantes para Deus de igual maneira.

A edição de janeiro do Expositor Cristão também abordou a questão do racismo, destacando inclusive o Manifesto das Pastorais e Ministérios Regionais de Combate ao Racismo. Na mesma edição você também confere a entrevista com o pesquisador José Roberto Alves de Loiola, defensor da ideia de que a igreja metodista tem força para combater o racismo. Leia aqui

Para fazer o download da Convenção da ONU sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, clique aqui.

Assim também ao vídeo do Pronunciamento oficial da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo. 


Tags: Pastoral do Combate ao Racismo, Racismo,