Publicado por Sara de Paula em Pastoral do Combate ao Racismo - 08/03/2016

Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

A igreja Metodista tem se comprometido com a luta pelo fim da discriminação racial. Com as pastorais do combate ao racismo, a igreja tem se posicionado constantemente contra todo tipo de desigualdade. Leia aqui a Carta Pastoral Oficial sobre o tema.

No dia 21 de março se comemora o Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial. A data foi criada em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também elaborou a Convenção Internacional para eliminação de todas as formas de discriminação racial. A maioria dos países da organização, assinaram o acordo governamental, inclusive o Brasil.

Por isso, as Congregações e Igrejas Metodistas são convidadas a incluirem em sua liturgia do dia 20 de março, domingo, um momento de oração pela causa.

"Nós, da Pastoral de Combate ao Racismo (1° região), temos sido escolhidos por Deus para sermos uma ferramenta no cumprimento desse acordo governamental. Deus já havia estabelecido desde a criação que seres humanos devem ser vistos como sua imagem e semelhança, e que a diferença de cor, origem ou histórico de vida, não fazem com que uns sejam superiores aos outros", diz a Coordenadora da Pastoral de Combate ao Racismo da 1° região, Maria da Fé.

A irmã Maria também sugere aos organizadores, que além de incluírem momentos de oração pela causa durante o culto, mencionem acontecimentos recentes de racismo, seja no futebol, na mídia, com artistas de novelas ou ainda sobre os assassinatos de jovens negros e mulheres negras, que são vítimas de violência em maior número segundo as estatísticas.

Devemos lembrar de refletir que Deus nos orienta a buscar alivio para todos os problemas em sua palavra, e isso inclui as dores dos que sofrem discriminação racial. A coordenadora também ressalta que ainda há em nosso meio o pecado do racismo, às vezes velado ou declarado em piadas e brincadeiras. Por isso sugere a leitura do Salmo 67, para reforçar a verdade de que todos os povos são importantes para Deus de igual maneira.

A edição de janeiro do Expositor Cristão também abordou a questão do racismo, destacando inclusive o Manifesto das Pastorais e Ministérios Regionais de Combate ao Racismo. Na mesma edição você também confere a entrevista com o pesquisador José Roberto Alves de Loiola, defensor da ideia de que a igreja metodista tem força para combater o racismo. Leia aqui

Para fazer o download da Convenção da ONU sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial, clique aqui.

Assim também ao vídeo do Pronunciamento oficial da Igreja Metodista contra o pecado do Racismo. 


Tags: Pastoral do Combate ao Racismo, Racismo,


Posts relacionados

Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Mês da Consciência Negra | Por uma igreja antirracista

A Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista preparou uma série de conteúdos para celebrar o mês da Consciência Negra. O tema "Por uma Igreja antirracista", estará presente nas três transmissões ao vivo que acontecem às 19h30 nas três primeiras sextas-feiras de novembro, e na Celebração Nacional que vai ao ar no dia 21/11 às 19h30, e conta com a participação de lideranças e representantes da Pastoral de Combate ao Racismo em diferentes Regiões do país.

Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

O Pecado do Racismo | Vidas Negras Importam

O episódio de hoje do programa da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista, Vidas Negras Importam, fala sobre o pecado do racismo. Carmelindo Rodrigues da Silva, da Pastoral Regional de Combate ao Racismo da Região Missionária do Nordeste (REMNE), fala sobre as manifestações que tem acontecido em torno de casos como o assassinato de George Floyd, nos EUA, e do garoto João Pedro, vítima da violência policial contra negros no Rio de Janeiro.

Pastoral do Combate ao Racismo, por Sara de Paula

Vidas negras importam | uma série da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista

  A Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista lança a sua nova série de vídeos: Vidas Negras Importam. Quem apresenta a mobilização, é a pessoa de referência da pastoral, Juliana Yade. Esse projeto nasce como uma resposta ao tempo violência que temos vivido no Brasil e no mundo contra os corpos negros. A cada semana, você terá acesso a um vídeo novo sobre o que a Igreja pensa sobre o pecado do racismo, com uma das pessoas de referência da pastoral atuante em todo o país. Conheça a série. 

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Expositor Cristão, Pastoral do Combate ao Racismo, Geral, por José Geraldo Magalhães

Denúncia contra o Racismo

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5.1