Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social - 22/12/2015

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. 
 
Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.
 
Um fato isolado, mas que foi repudiado imediatamente por todos/as os/as conciliares e pelo presidente do conclave, bispo Paulo Lockmann, que nomeou uma Comissão para cuidar do caso. No mesmo dia, o  bispo Lockmann publicou um manifesto repudiando toda e qualquer ação discriminatória na vida da Igreja. O episódio ganhou uma repercussão negativa nas redes sociais rapidamente.
 
Quando será que as pessoas vão entender que a cor preta é apenas uma cor, assim como o branco, pardo, amarelo? A Igreja Metodista tem uma posição muito clara em relação ao amor ao próximo e à diversidade, seja ela qual for, de cor, sexo ou religião. Lembro-me das palavras do apóstolo Paulo quando escreveu aos Gálatas que “não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus”, ou ainda o próprio título desse editorial registrado em Romanos 12.5.
 
Ao retomar esse assunto procurei ouvir não somente as pessoas envolvidas no caso, mas também aquelas que são referência da Pastoral de Combate ao Racismo. É preciso reforçar quem, de fato, é o povo  chamado metodista, a identidade, ideologia e, sobretudo, nosso amor. Somos um em Cristo Jesus!
 
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor
 
 
 
 
 

Tags: Expositor Cristão, Colégio Episcopal, Racismo, Concílios, Impeachment, SAF, Cogeam, Angular Editora, Pastoral, Palavra Episcopal, SBB,


Posts relacionados

Mulheres, por Redação Metodista

Semana de oração 2022 - Unidas em oração pela nossa pátria

A Confederação Metodista de Mulheres do Brasil (CMM), promove anualmente a Semana de Oração pela Pátria, esse ano com a chamada "Unidas em oração por nossa pátria". Do dia 1 ao 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Procramação da Independência do país, metodistas são convidados(as) a orar e jejuar pelo Brasil. Confira abaixo o material de apoio para promover essa ação em sua Sociedade e Igreja Local. 

Social, por José Geraldo Magalhães

Metodistas se mobilizam em Campanha Nacional de Doação de Sangue

A Campanha Nacional de Doação de Sangue realizada pela Igreja Metodista chega em sua 8ª Edição. Com o tema: "Um Doador de Sangue Salvou Minha Vida", todas as igrejas podem participar. Nos anos anteriores, normalmente o período era de março até setembro. A partir desse ano, não há uma data específica para você fazer sua doação. Vale para o ano inteiro. Basta você ou sua comunidade local ir até um Hemocentro de sua cidade e praticar esse ato de solidariedade.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Meio ambiente: papel intransferível da Igreja

Mesmo quem não mora na cidade de São Paulo/SP, sente-se também preocupado/a com a diminuição contínua dos níveis de água dos reservatórios que abastecem a maior cidade brasileira. Não é somente o risco de racionamento que perturba a muitos de nós, mas acima de tudo, as causas da falta de água. fonte: Pr. Levy da Costa Bastos / 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispa e bispos da Igreja Metodista se pronunciam contra a violência no país

Bispa e bispos da Igreja Metodista emitem pronunciamento a respeito da situação que vive o país, cidades e área rural, tomadas pela violência, injustiça e desordem de todas as formas, inclusive com a queima de ônibus, e destruição de lojas e patrimônio público. Atos estes que param serviços básicos, trazendo prejuízo para toda a população. 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: entrevista com a diaconisa Jane Blackburn

Jane Menezes Blackburn é diaconisa há 26 anos na Igreja Metodista. Seu amor e dedicação pela obra missionária no nordeste vão além das dificuldades.