Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/12/2010

Dia Internacional dos DH: organizações pedem liberdade para os cinco cubanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado sexta-feira(10), é uma data para marcar a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas também para lembrar os casos de violações que ainda ocorrem nos dias atuais. Neste ano, o 10 de dezembro foi o primeiro dos "5 dias pelos 5 cubanos", atividade mundial que acontecerá até o próximo dia 14 pela libertação dos cinco cubanos antiterroristas presos nos Estados Unidos.

A ação foi proposta por organizações sociais latino-americanas e europeias reunidas no "VI Colóquio Internacional pela Liberdade dos Cinco Heróis e contra o Terrorismo em Holguín". De acordo com o Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco Cubanos, a ideia é aproveitar o Dia Internacional dos Direitos Humanos para iniciar uma atividade pela libertação dos presos políticos.

O Comitê convoca à comunidade internacional a telefonar, enviar fax ou telegrama, e escrever email ao Governo dos Estados Unidos solicitando a liberdade de Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, cubanos presos desde 1998 nos Estados Unidos por tentar alertar Cuba sobre os atos terroristas planejados em Miami.

A intenção é que os interessados em participar da ação enviem mensagens a favor dos cinco cubanos durante cinco dias consecutivos - até a próxima terça-feira -, das 9h às 17h. O contato com a Casa Branca pode ser feito através de ligação telefônica (+1 202.456.1111), fax (+1 202.456.2461), mensagem eletrônica (www.whitehouse.gov/contact), ou telegrama (Presidente Barack Obama. The White House, 1600. Pennsylvania Ave, NW, Washington, DC 205000, EUA).

"Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, instamos ao presidente Obama que, fazendo uso das faculdades que lhe confere a Constituição dos Estados Unidos, e como advogado, como pai, como filho, como esposo, como pessoa decente, amante da justiça, como Prêmio Nobel da Paz, ponha fim a esta colossal injustiça e que liberte os 5 imediatamente!", solicita.

Para o Comitê, o presidente estadunidense, Barack Obama, "tem provas mais que suficientes" de que os cinco presos políticos são inocentes e que não representam ameaça para o país norte-americano. De acordo com convocatória, o pedido de justiça para os cubanos também é uma demanda da Anistia Internacional. Em outubro passado, um relatório da organização de direitos humanos pediu ao governo dos Estados Unidos a revisão do caso e a mitigação de qualquer injustiça.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para marcar a aprovação do documento que enumera os direitos de todos os seres humanos, instituiu-se a data como Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No ano em que a Declaração completa 62 anos, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, divulgou uma mensagem dedicando o dia de hoje aos (às) defensores (as) de direitos humanos. "Este Dia dos Direitos Humanos representa uma ocasião para prestar homenagem à coragem e às conquistas dos defensores dos direitos humanos em todo o mundo, e para comprometermo-nos a fazer mais para proteger seu trabalho", afirmou.

Além de destacar a importância da atuação desses (as) lutadores (as) sociais, Ban Ki-moon também recordou os riscos e as violações que enfrentam para garantir o respeito aos direitos das pessoas. "Muitos defensores dos direitos humanos sofrem assédio, perdem seu trabalho ou são injustamente encarcerados. Em muitos países, são agredidos, torturados e inclusive assassinados", ressaltou, lembrando que os Estados são responsáveis por proteger os defensores.

Fonte:  Adital / Karol Assunção


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Bispos Eméritos na América do Sul

Salomón Cabezas e Javier Rojas atuavam no Equador e Bolívia

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães