Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Dia mundial da paz texto

Pax, paix, pace, paz; do latim às línguas neolatinas; eirene, shalom, respectivamente grego e he­braico, e, em todas as línguas e dialetos, P A Z é o vocábulo que expressa a realidade ardentemente almejada por todos os povos, em todos os tempos; dos indivíduos às famílias, das tribos às nações. O eterno conflito humano remonta a tempos imemoriais, desde o alvorecer da presença humana na terra, em consonância com a narrativa bíblica: Caim tirou a vida de Abel (Gn 4.8-9).

Examinando a História, constatamos que os grandes impérios: o Egípcio, Assírio, Babilônico, Persa, Grego, o Império Romano e até os do século XX, todos se envolveram em guerras sangrentas acompanhadas do inseparável séquito de corrupção, imoralidade e mentiras, sinalizando o declínio de sua hegemonia, e con­sequente desaparecimento.

Nos últimos seis mil anos 14 mil guerras macularam a caminhada da "civilização".

No último século, o mais violento de todos, foram travadas duas guerras mundiais, o Oriente Médio foi palco de conflitos per­manentes e o continente africano, em flagrante desrespeito às convenções internacionais, tem sido selvagem campo de batalhas, sem tréguas e sem armistício.

A Segunda Grande Guerra Mundial (1939-45) envolveu 72 países, mobilizou 110 milhões de homens e mulheres e deixou um saldo catastrófico de, aproximadamente, 55milhões de mortos, 35 milhões de feridos, 28 milhões de mutilados, 20 milhões de crianças órfãos e 19 milhões de refugiados. As duas bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos, em agosto de 1945, provocaram o holocausto de Hiroshima e Nagakaki, no Japão.

Ao terminar esta guerra, os líderes mundiais reuniram-se e, em nome dos sobreviventes, criaram a Or­ganização das Nações Unidas (ONU) com o propósito de evitar novas guerras e impedir, pelo menos por cem anos, a eclosão de conflitos entre os povos. Debalde! Frustrados foram tais propósitos! Poucos anos após, o rastilho da discórdia e da violência reiniciou pavoroso incêndio em várias partes do mundo: houve as guerras da Indochina, da Coreia, da Argélia, coloniais, na África, do Vietnam, do Yom Kippur, do Timor Leste, Irã-Iraque, Falklands, do Golfo, dos Balcãs, Afganistão e a atual e famigerada guerra do Iraque, cujo fim é de impossível previsão.

Atualmente, os arsenais nucleares de inimaginável potência, as armas químicas e bacteriológicas são capazes de destruir o mundo milhares de vezes! Existem 10 países que dispõem de armas nucleares e suas Forças Armadas mantém um efetivo de l0 milhões de combatentes, além de mais 30 países prestes a dominar a tecnologia nuclear.

O Pecado e o Predomínio da Violência

Observando a descrição acima, que demonstra a que lastimável ponto de indignidade é capaz de che­gar o ser humano, concluímos incontinenti que, por óbvio, os protagonistas destas cenas dantescas não agiram sob inspiração divina. A corrupção universal do gênero humano corrompeu-o integralmente, por isto é perma­nentemente tendente à prática do mal; é escravo do pecado e o escravo obedece as ordens do seu senhor.

O homem é o único ser da criação dotado de personalidade e livre arbítrio; no entanto optou, delibera­damente, por uma conduta de agressividade em relação ao próximo e à Natureza em ostensiva violação à lei divina que ensina a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mt 22.36-40), por isso, sofre as inexoráveis consequências de sua equivocada opção.

O filósofo inglês Tomas Hobbes cunhou esta frase emblemática: Homo lupus homini (o homem é o lobo do homem). Movido por uma força maligna, que o domina, o seu objetivo é devorar o seu irmão.

O cientista Albert Einstein, pai da Teoria da Relatividade, judeu, nascido em Wirttenberg, na Alema­nha, considerado o maior gênio de todos os tempos, afirmou que o traço mais distintivo da natureza humana é a agressividade. Respondendo à pergunta sobre quais seriam as armas usadas na 3ª Guerra Mundial, asseverou que preferia dizer quais serão usadas na 4ª Guerra Mundial, se restar algum ser vivo: serão paus e pedras, pois tudo que foi construído até hoje, será reduzido a cinzas. Segundo o filósofo Karl Jasper a guerra existe desde os primórdios da vida porque ela tem origem na própria natureza humana e o escritor Tennesse Williams escreveu que o homem destrói a si mesmo e acabará por destruir toda a sua espécie.

A guerra é a síndrome da violência e do ódio, o embotamento da consciência enferma, a coisificação brutal da obra-prima do Criador, atestado incontestável da submissão às hostes das trevas.

Não só os humanos, mas também a Terra foi atingida pela universalidade e maldição do pecado. Após a queda do homem, Deus disse a Adão: "... maldita é a terra por tua causa" (Gn 3.17b). A violência, a ambição desregrada e o egoísmo, frutos do pecado da desobediência, infelicitaram a própria Natureza: 40% da área dos oceanos está gravemente prejudicada pela ação do homem. A grande quantidade de dióxido de carbono (C02) despejada na atmosfera provoca o aquecimento do planeta, o que causa secas e a diminuição drástica da pro­dução de alimentos gerando fome, inundações, acidificação dos oceanos e extinção de espécies. Metade dos rios da terra está contaminada por esgoto, agrotóxicos e lixo industrial. A degradação e a pesca predatória ameaçam reduzir em 90% a oferta de peixes utilizados para a alimentação.

A Verdadeira Paz

A causa fundamental de todos os conflitos, erros e desacertos humanos é o pecado resultado do afas­tamento de Deus. "Quando Adão e Eva ouviram a voz do Senhor... esconderam-se de Sua presença" (Gn 3.8b). Após cometer o fratricídio (crime de morte de irmão por irmão) "Retirou-se Caim da presença do Senhor..." Gn 4.16a).

A tão almejada paz e concórdia, sob todos os aspectos, será possível quando Cristo reinar em todos os corações. A paz é o fruto de uma vida de comunhão com Deus, portanto, de submissão e obediência às suas ordenanças e respeito a toda a criação A condição sine qua non, absolutamente necessária para alcançá-la, é ouvir a voz de Deus. O salmista declara "a voz do Senhor é poderosa, a voz do Senhor é cheia de majestade" (Sl 29.4), "Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança: queima os carros no fogo" (Sl 46.9).

Enquanto a voz da astuciosa serpente, personificando o tentador, na dicção do Gênesis, 3.1-7, estiver substituindo a voz de Deus levando à desobediência, e a oferta do tentador no deserto, -"... mostrou-lhe num momento todos os reinos do mundo. Disse o diabo a Jesus: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser. Portanto, se prostrado me adorares, tudo isto será teu." (Lc 4.5-8)-, continuar despertando o incontido fascínio dos homens emulheres, a pazjamais reinará no mundo. A oferta diabólica que Jesus rejeitou na tentação no deserto foi aceita integral e incondicionalmente pelo homem. A humanidade sem Deus vive "... segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhosdadesobediência" (Ef 2.2).

Celebrando esta data que começou a ser comemorada em 1º de janeiro de 1968, lembremo-nos de que a P A Z, o Shalom do Antigo Testamento, necessita, urgentemente, ser estabelecida no mundo. (Este vocábulo hebraico é de difícil tradução tal a riqueza de seu conteúdo. Os tradutores da Septuaginta, LXX, a mais im­portante tradução grega deste Testamento, traduziram-na com vinte e cinco sentidos diferentes). Con-sideremos esta palavra com o sentido de algo completo, harmonia, bem-estar, realização, felicidade plena e paz per­feita. Em o Novo Testamento, a paz precede o estabelecimento da comunhão com Deus e a remoção da inimi­zade centrada no pecado. A paz entre os homens faz parte do propósito pelo qual Cristo morreu na cruz e das operações do Espírito Santo. A paz há de ser o sublime propósito de cada pessoa a irradiar-se por todo o uni­verso das relações humanas. Todos nós devemos ser agentes e instrumentos de sua promoção. "Assim, pois, sigamos as coisas da paz... uns para com os outros" (Rm 14.19). "Vivei em paz uns com os outros" (1Ts 5.13b). "Ora, o Senhor da paz, ele mesmo, vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias" (2Ts 3.16). A verdadeira paz Cristo deixou para toda a humanidade: "Deixo-vos a PAZ a minha PAZ vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá..." (Jo 14.27 a).

Quando a humanidade toda, homens e mulheres, receberem, voluntária e cordialmente, tão preciosa dádiva deixada por Cristo, não haverá no calendário dos povos, tão somente um dia dedicado à Paz. O pre­sente e o futuro, o tempo e o espaço, e, a própria eternidade, serão permanente cenário para a universal cele­bração da Paz, dom divino, que excede a toda compreensão humana.

Prof. Dr. Ivam Pereira Barbosa

Bibliografia

* Silva, Francisco de Assis

História Geral :Antiga e Medieval

São Paulo, Ed.Moderna, 1985

* Pazzinato, Alceu Luiz

História Moderna e Contemporânea

São Paulo, Ed.Ática, 1994

* O Novo Dicionário da Bíblia

São Paulo, Vida, 1995

* Diccionário de La Bíblia

Editorial Herder Barcelona, 1963

(dezembro de 2008)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães