Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Missionária - 05/12/2013

Discipulado: a bênção da multiplicação

Discipulado: a bênção da multiplicação



Louvor, intercessão e muita emoção. A Bíblia resume a função social da Igreja um só termo,  "missão". Essa foi à marca do 18º Concílio Regional da Remne: Crescer e Multiplicar, realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro, no Paraíso dos Colibris, Conde (PB).

Três dias de muita reflexão. De acordo com o Bispo Adonias do Lago, presidente do Colégio Episcopal, enquanto houver o pecado, a missão da Igreja não acabou. "Somos luzeiros do mundo. Nosso dever é fazer a diferença por meio da nossa fé", disse o Bispo, no culto de abertura.

Para a Bispa Marisa de Freitas, a Região Nordeste entendeu qual é o foco. "Caminhar como uma Igreja. Igreja que é corpo vivo de Cristo e que faz discípulosas no caminho da missão", acrescentou a Bispa.

Uma Região: avanços e desafios - um dos momentos de maior destaque do Conclave foi a apresentação do Relatório Episcopal, na noite de sexta-feira. A Bispa Marisa de Freitas mostrou os resultados e dificuldades do Biênio 2012-2013. Em sua fala três pontos foram destacados: a) Autoproclamação; b) Autosustento e c) Autogoverno.

A bispa destacou o surgimento de novos pontos missionários em quase 80% da Região; congregações tornando-se Igrejas locais (em número de cinco, passando de nove para 14 igrejas autônomas neste biênio). No relatório, a bispa Marisa reforçou também o crescimento da membresia, passando de 5.378 membros para 5.737.

"Nesta peregrinação é desejo do diabo que andemos como néscios - ou seja, como aqueles/as que dizem não a Deus. Que sejamos tolos/as a ponto de ver o perigo e brincar com ele. O grande perigo que cerca a humanidade é o de negar a Deus e a Sua vontade.

Jesus diz que é tolo aquele/a que conhece os mandamentos e não os cumpre.[...] É preciso fugir destas tolices - não brincar com fogo. Não há como deixar o tempo passar - é preciso remir o tempo. O tempo real é o de Deus. Nele é que se peregrina, valorando o tempo vivido, o instante, o todo da vida, os relacionamentos. Os dias são maus. A violência chegou e diz que quer ficar. Nós não podemos permitir que ela fique",  acrescentou emocionada.

Discipulado: a benção da multiplicação - para John Wesley as sociedades não eram senão "um grupo de homens procurando o poder de piedade, unidos para orarem juntos, para receberem a palavra de exortação e para vigiarem uns pelos outros em amor afim de que possam auxiliar-se mutualmente a conseguir a sua salvação."

Desta forma e seguindo o ensinamento de Jesus "Ide e fazei discípulos", a Igreja Metodista no Nordeste mostrou resultados no crescimento da membresia e de grupos do discipulado.

"Neste biênio quase triplicamos o número de grupos de discipulado regional. Este dado reflete o empenho de líderes em captar, capacitar e enviar pessoas à missão", destacou a bispa.

E exemplos não faltaram. De forma objetiva, os Pastores Augusto Piloto (SD DNE V) e Emanoel Bezerra (SD DNE VII) falaram com os/as conciliares sobre os desafios e bênçãos que o Discipulado promove na Igreja Central em Aracaju e na cidade de Teresina, respectivamente.

Fonte: site da Remne - Por Luana Miranda

Aguarde informações dos próximos Concílios Regionais
2ª Região - 5-8 de dezembro - Porto Alegre/RS
6ª Região - 5-8 de dezembro - Arapongas/PR


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Campanha de arrecadação de máscaras para a Missão Tapeporã

Participe da campanha de arrecadação e doação de máscaras para a Missão Tapeporã, que atenderá indígenas na 5ª Região Eclesiástica. Acessse o site e saiba mais.

Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota oficial do Colégio Episcopal

Para os devidos fins de direito, informo que em 28 de dezembro de 2019, encerra -se a penalidade imposta por sentença da Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ) ao Revmo. Bispo Emanuel Adriano Siqueira da Silva.

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Metodistas oram por Bruxelas

Missionarios contam experiências durante os ataques terroristas

Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de março traz na capa a mobilização dos metodistas no combate ao mosquito Aedes aegypti

Os dados são alarmantes. O Ministério da Saúde investiga 3.448 casos suspeitos de microcefalia no Brasil até o fechamento desta edição. O último boletim foi divulgado no final de janeiro e aponta que 270 casos já tiveram confirmação de microcefalia, sendo que 6 estão ligados ao vírus zika. A Igreja está mobilizada. O Colégio Episcopal já se pronunciou ao orientar os membros para combater o mosquito Aedes aegypit. O Expositor Cristão foi atrás, ouviu especialistas, médicos/as, além da própria bispa Marisa de Freitas Ferreira, que, na função de médica, passou informações importantes sobre o cuidado que devemos ter. O bispo Roberto alertou para as diversas possibilidades de desenvolver a missão neste cenário que assusta todos/as nós. 

Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães