Discipulado: a bênção da multiplicação

Discipulado: a bênção da multiplicação



Louvor, intercessão e muita emoção. A Bíblia resume a função social da Igreja um só termo,  "missão". Essa foi à marca do 18º Concílio Regional da Remne: Crescer e Multiplicar, realizado de 29 de novembro a 01 de dezembro, no Paraíso dos Colibris, Conde (PB).

Três dias de muita reflexão. De acordo com o Bispo Adonias do Lago, presidente do Colégio Episcopal, enquanto houver o pecado, a missão da Igreja não acabou. "Somos luzeiros do mundo. Nosso dever é fazer a diferença por meio da nossa fé", disse o Bispo, no culto de abertura.

Para a Bispa Marisa de Freitas, a Região Nordeste entendeu qual é o foco. "Caminhar como uma Igreja. Igreja que é corpo vivo de Cristo e que faz discípulosas no caminho da missão", acrescentou a Bispa.

Uma Região: avanços e desafios – um dos momentos de maior destaque do Conclave foi a apresentação do Relatório Episcopal, na noite de sexta-feira. A Bispa Marisa de Freitas mostrou os resultados e dificuldades do Biênio 2012-2013. Em sua fala três pontos foram destacados: a) Autoproclamação; b) Autosustento e c) Autogoverno.

A bispa destacou o surgimento de novos pontos missionários em quase 80% da Região; congregações tornando-se Igrejas locais (em número de cinco, passando de nove para 14 igrejas autônomas neste biênio). No relatório, a bispa Marisa reforçou também o crescimento da membresia, passando de 5.378 membros para 5.737.

"Nesta peregrinação é desejo do diabo que andemos como néscios – ou seja, como aqueles/as que dizem não a Deus. Que sejamos tolos/as a ponto de ver o perigo e brincar com ele. O grande perigo que cerca a humanidade é o de negar a Deus e a Sua vontade.

Jesus diz que é tolo aquele/a que conhece os mandamentos e não os cumpre.[…] É preciso fugir destas tolices – não brincar com fogo. Não há como deixar o tempo passar – é preciso remir o tempo. O tempo real é o de Deus. Nele é que se peregrina, valorando o tempo vivido, o instante, o todo da vida, os relacionamentos. Os dias são maus. A violência chegou e diz que quer ficar. Nós não podemos permitir que ela fique",  acrescentou emocionada.

Discipulado: a benção da multiplicação – para John Wesley as sociedades não eram senão "um grupo de homens procurando o poder de piedade, unidos para orarem juntos, para receberem a palavra de exortação e para vigiarem uns pelos outros em amor afim de que possam auxiliar-se mutualmente a conseguir a sua salvação."

Desta forma e seguindo o ensinamento de Jesus "Ide e fazei discípulos", a Igreja Metodista no Nordeste mostrou resultados no crescimento da membresia e de grupos do discipulado.

"Neste biênio quase triplicamos o número de grupos de discipulado regional. Este dado reflete o empenho de líderes em captar, capacitar e enviar pessoas à missão", destacou a bispa.

E exemplos não faltaram. De forma objetiva, os Pastores Augusto Piloto (SD DNE V) e Emanoel Bezerra (SD DNE VII) falaram com os/as conciliares sobre os desafios e bênçãos que o Discipulado promove na Igreja Central em Aracaju e na cidade de Teresina, respectivamente.

Fonte: site da Remne – Por Luana Miranda

Aguarde informações dos próximos Concílios Regionais
2ª Região – 5-8 de dezembro – Porto Alegre/RS
6ª Região – 5-8 de dezembro – Arapongas/PR

Picture of Portal Igreja Metodista

Portal Igreja Metodista

Igreja Metodista - Sede Nacional.

Tags

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossas notícias

Receba regularmente as notícias da Igreja Metodista do Brasil em seu e-mail.
A inscrição é gratuita!