Publicado por Comunicação em Geral - 10/03/2025

Duas Mulheres e Uma Canção

Duas mulheres e uma canção (Lucas 1.42-45)
 

Neste Dia Internacional da Mulher, trago à memória um texto sobre a amizade entre duas mulheres em situação de extrema vulnerabilidade. Eu celebro o quanto a amizade feminina tem sido uma fonte de cura, acolhimento e transformação na minha própria vida.

 

Pode a velha ser mãe?
Isabel enfrentava a dor da infertilidade e, mesmo com a promessa divina de uma gravidez tardia, pode ter sentido um misto de alegria e vergonha. Muitas mulheres que engravidam fora do "tempo socialmente aceito" enfrentam críticas e não têm o direito de celebrar. Em meio a suas próprias questões, Isabel acolhe Maria, uma jovem grávida e provavelmente assustada. Lembro-me da frase de Clarice Lispector: "Meu amigo me chamou para cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso e fui". Isabel faz o mesmo. Mulheres sabem e podem cuidar umas das outras.

 

Uma canção para abençoar
Isabel saúda Maria: "Você é abençoada!" Quantas mulheres você já animou com palavras de incentivo? E quantas você desdenhou? Histórias como Sara e Agar, Ana e Penina, Raquel e Lia mostram como a sociedade patriarcal podia empurrar mulheres umas contra as outras, aumentando suas dores.

A experiência de Isabel fortaleceu Maria. E hoje, o exemplo de tantas mulheres que seguiram a Jesus nos inspira a rever nossa própria postura. Para Isabel, Maria não tinha valor apenas como a mãe do salvador, mas por quem ela mesma era. Não podemos abençoar apenas quando há um benefício pessoal, mas devemos reconhecer e exaltar os valores umas das outras na convivência do Reino de Deus.

 

Uma canção para reconhecer
Isabel chama Maria de bem-aventurada por crer nas promessas de Deus. Muitas mulheres são desestimuladas por outras em seus ministérios e escolhas profissionais. Muitas mães, tias e avós, com boas intenções, acabam limitando o desenvolvimento das mais jovens. Também já caí nessa armadilha e precisei aprender que minha missão é incentivar, não moldar à minha vontade.

 

Nosso valor não está apenas no nosso gênero, mas a desigualdade histórica torna essencial que mulheres se reconheçam e se fortaleçam como mulheres. A Revda. Joana D'arc Meirelles certa vez me falou sobre a expressão "cabra macho", comum no Brasil, especialmente no nordeste. Ela demonstra que até mesmo o elogio precisa ser masculinizado. Mas Deus escolheu mulheres para seu plano de salvação. Ele nos chama a exercer protagonismo na construção de um Reino igualitário.

 

Uma canção de amor
Isabel se expressa em um poema-canção. Em alemão, "poema" é gedicht, algo denso e profundo em poucas palavras. Seu cântico pode passar despercebido, mas é fruto de um encontro verdadeiro. Quando a vida transborda de sonhos, dores e esperanças, o jeito é cantar.

O povo brasileiro sabe bem disso: a canção inspira a luta, consola a dor, fortalece para novas batalhas. Isabel cantou para Maria. Alguma mulher precisa ouvir uma canção sua hoje? Já imaginou mulheres unidas por canções de perdão, valorização e santidade? Mulheres que se fortalecem e, por isso, não são vítimas nem algozes umas das outras?

Bem-aventuradas elas, bem-aventuradas nós. Pela graça de Deus, que se revela como quer. Ele pode ser mãe que amamenta e galinha que abriga seus pintinhos. Abramos nossos olhos para ver, nossos braços para abraçar e nosso coração para cantar. Feliz Dia Internacional da Mulher!

 

Bispa Hideide Brito Torres


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 07.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães