Publicado por Sara de Paula em Geral - 20/07/2022

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Exame para ingresso na Ordem Presbiteral - 2022

Baixe o Edital, Bibliografia e Normas em PDF na página da Ordem Presbiteral.

 

O Colégio Episcopal convoca os candidatos e candidatas à Ordem Presbiteral para realização de Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral, para o dia 13 de outubro de 2022 – quinta-feira, das 13:00 às 17:00 horas, horário de Brasília, no local estabelecido pela Comissão Ministerial Regional. Esta exigência contempla os artigos canônicos 27, item V, 119, item XIII e 92 § 3º, o Regulamento da Ordem Presbiteral e as Normas do Exame da Ordem Presbiteral.

Fica estabelecido para o exame da Ordem Presbiteral, o que segue:

  1. OBJETIVOS GERAIS
  • Verificar a capacidade interpretativa e cognitiva do/a candidato/a, bem como a sua sensibilidade de contextualização à luz da realidade, a partir do seu conhecimento bíblico, teológico, pastoral e canônico, conforme a tradição wesleyana;
  • Estimular o/a candidato/a ao Exame da Ordem a vivenciar uma experiência de aprender a aprender, no contexto de uma sociedade que sofre profundas transformações;
  • Pontuar que o Exame da Ordem é uma oportunidade de refletir e encarnar o modelo de vida pastoral à semelhança de Jesus Cristo, o Bom Pastor, sendo mais do que um Exame para ser aprovado no período probatório à Ordem Presbiteral. 
  • Averiguar através do exame que as marcas essenciais do ministério presbiteral estão presentes em seu conhecimento e experiência.  O discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso (Atos 20.18-35) oferece-nos os elementos essenciais do ministério apostólico. Eles tinham sido constituídos “epíscopos”, à frente de uma igreja, recebendo a tarefa de pastorear o conjunto do rebanho a eles confiados (cf. 20.28);
  • Constatar se o/a candidato/a expressa uma espiritualidade presbiteral (pessoal e comunitária), reconhecendo que, como Paulo,  recebeu do Senhor “poder” e “autoridade” para edificar o Corpo de Cristo e não para destruir (2 Co 13,10; 10.8 e 1 Co 4.20).  
  • Diagnosticar se oa candidatoa está habilitado ou não a fazer parte da construção do carisma da Ordem Presbiteral.
  1. METODOLOGIA DE APLICAÇÃO, CORREÇÃO E AVALIAÇÃO.

Metodologia de aplicação do Exame da Ordem:

  • A Comissão Ministerial Regional divulgará o local em que o exame será realizado;
  • A Comissão Ministerial aplicará o exame encaminhado pelo Colégio Episcopal; 
     
  • O/a candidato/a poderá consultar a bibliografia indicada (impressa ou em forma digital) que estiver consigo no horário da prova. O material é de uso exclusivo do/a candidato/a, não sendo permitido empréstimo ou permuta do mesmo. Caso o material esteja em forma digital, deverá ser utilizado notebook do/a próprio/a candidato/a. Não será permitido o acesso à internet, sob pena de desclassificação do/a candidato/a. 
  • Os/As candidatos/as portadores de deficiência visual serão avaliados com a utilização de recursos que serão especialmente desenvolvidos para este fim, pela Região Eclesiástica.
  • O tempo de duração da prova - 4 horas.
  • Terminado o tempo limite para o exame, a Comissão Ministerial lacrará o envelope com todos os exames (de candidatos/as e a cópia da comissão) e o encaminhará ao Colégio Episcopal, aos cuidados da

Secretária Executiva do Colégio Episcopal;

  • A Comissão Ministerial Regional coloca em seu arquivo a lista de assinatura dos candidatos que fizeram a prova;
  • A Secretária Executiva do Colégio Episcopal entregará o envelope lacrado para a Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral no dia de sua reunião de avaliação.

Metodologia de Correção e Avaliação do Exame da Ordem:

  • A Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem

Presbiteral é composta por 8 (oito) Presbíteros/as designados/as pelo Colégio Episcopal, que se reunirá em data a ser convocada pelo Colégio Episcopal;

  • A Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem Presbiteral, procederá à correção das provas e concederá a cada candidato/a uma nota de 0 (zero) a 10 (dez).
  • Terminado o seu trabalho, a Comissão Nacional de Avaliação expede um documento com as notas de cada candidato/a. O documento original fica arquivado na Sede Nacional e cópias serão encaminhadas aos bispos e bispas.
  • Notas do Exame da Ordem Presbiteral 

A nota do Exame da Ordem Presbiteral da Igreja Metodista será dada conforme  segue:

Primeira nota (N1): Nota do Exame para Ingresso na Ordem Presbiteral (escrito), conforme Edital.

Segunda nota (N2): Nota dada pela Comissão Ministerial Regional, considerando todos os eixos de sua rotina de acompanhamento do/a candidato/a, conforme Regimento da Comissão Ministerial Regional. 

Cada uma das duas notas será de 0 (zero) a 10 (dez). 

  • Critério para aprovação no Exame da Ordem Presbiteral

Para auferir a nota final, a Comissão Nacional de Avaliação do Exame da Ordem fará o seguinte cálculo:

                   (N1 x 7) + (N2 x 3) = NF (Nota Final)

                   NF maior ou igual a 6 – Habilitado

                   NF menor ou igual a 5,9 – Não Habilitado

                   N1 ou N2 igual a 0 – Não Habilitado

Das despesas da Comissão de Avaliação do Exame da Ordem quando em reunião presencial na Sede Nacional.

A despesa de viagem será paga pela Região Eclesiástica ou Região Missionária. As despesas de  hospedagem e alimentação correm por conta da Área  Nacional.

   III – METODOLOGIA E CONTEÚDO PARA O EXAME.

O Exame será constituído de quatro  eixos:

EIXO I - HISTÓRIA DO METODISMO

Objetivo: Demonstrar o conhecimento do contexto do nascimento e desenvolvimento  do movimento metodista na Inglaterra, Estados Unidos, no  Brasil  até  sua autonomia .

Processo de Avaliação. O/a candidato/a responderá cinco questões               relacionadas aos três ambientes históricos: Inglaterra; Estados Unidos e Brasil sendo quatro de múltipla escolha e a quinta questão será dissertativa.

EIXO II - TEOLOGIA DO METODISMO.

Objetivo: Expressar seu conhecimento e interpretação das principais doutrinas metodistas à luz da realidade da caminhada da Igreja.

Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco  questões sendo quatro de múltipla escolha e a quinta questão será dissertativa.

          EIXO III -  GOVERNO DA IGREJA.

      Objetivo: Demonstrar compreensão sobre a questão do Governo da Igreja, bem com sua autoridade e poder, para que possa construir uma vivência presbiteral marcada pelos valores de uma ética santificadora, onde relacione o exercício da autoridade pastoral no contexto de uma igreja em dons e ministérios.

Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco  questões sendo quatro de múltipla escolha e a quinta questão será dissertativa.

 

EIXO IV  - MISSIONÁRIO - PASTORAL – GESTÃO ADMINISTRATIVA

Objetivo: Demonstrar sua habilidade com relação a consciência missionária, relacionando com o exercício múltiplo do ministério pastoral e desenvolvendo praticas saudáveis da gestão administrativa.

Processo de Avaliação. O/A candidato/a deverá responder cinco questões       sendo quatro de múltipla escolha e a quinta questão será dissertativa.

 

São Paulo, 18 de julho de 2022.

 

Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa
Presidente do Colégio Episcopal 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 31.07.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães