Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Educação cristã Bispo Josué

 

A Educação Cristã a partir de Tito 2.7-8

 

  

A educação foi uma ação que acompanhou o trabalho dos apóstolos e do movimento cristão no I século da Era Cristã. Encontramos nas Epístolas do Novo Testamento inúmeras evidências do desenvolvimento da educação. Ela foi um instrumento de formação dos novos convertidos. A educação é fundamental para a confessionalidade metodista e para a sua doutrina acerca da missão. Tanto que a Igreja Metodista entende a Educação Cristã da seguinte forma:

 

 

 

"Processo dinâmico para a transformação, libertação e capacitação da pessoa e da comunidade. Ela se dá na caminhada da fé e se desenvolve no confronto da realidade histórica com o Reino de Deus, num comprometimento com a missão de Deus no mundo, sob a ação do Espírito Santo, que revela Jesus Cristo segundo as Escrituras." (Cânones, Educação Cristã. 2007, p.96)

 

E a Bíblia nos dá mais dicas sobre a Educação Cristã a partir de Tito 2.7-8

 

O texto de Tito 2.7-8 é emblemático. Ele está num bloco de recomendações ministeriais feitas para as pessoas com responsabilidades educativas da Igreja. O texto começa com a expressão tu, porém, denotando os contornos do ministério exercido pelos educadores e educadoras (Tt 2.1). Este bloco de recomendações se constitui num conjunto didático em forma de um catálogo de virtudes. Podemos chamá-lo de "catálogo de virtudes dos educadores".

 

A orientação é para que ensinem em todo tempo a sã doutrina para os diversos grupos presentes na igreja, em destaque os idosos (2.2), as idosas (2.3-5), os jovens (2.6) e os servos (2.9-10). São várias recomendações feitas com a expressão tu, porém (1Tm 6.11; 2 Tm 1.14; 2.1; 3.10; 3.14; 4.5 e Tt 2.1). Elas apresentam as características que devem acompanhar a vida e o ministério daqueles que foram alcançados pela graça de Deus.

 

A Educação é fundamental...

 

Para a promoção da sã doutrina (2.1). Ao usar a palavra grega didaquê, o apóstolo está se referindo as ações de Tito como um educador no Corpo de Cristo.

 

Para a preparação dos novos membros para o batismo. Foi fundamental para a transmissão da tradição cristã, que se constituía das palavras, ensinos e atos de Jesus Cristo. Para a compreensão de muitas coisas que Jesus disse e ensinou, o uso do Antigo Testamento foi necessário e determinante. Isso dá evidência de que algum método de ensino foi usado e de que a educação cristã na igreja foi observada com bastante rigor.

 

Na atenção especial aos jovens. Há um destaque para esta faixa etária no bloco de recomendações que recebe (2.3-5), pois a juventude sempre foi o maior alvo dos propagadores de falsos valores e anunciadores de fantasias que tendem a escravizar o jovem em vícios e práticas maléficas à vida. Ao citar a juventude, provavelmente o apóstolo está se referindo aos pré-adolescentes, juvenis e jovens. Assim, tanto a igreja como a escola têm a missão de educar para a vida e para uma vivência com dignidade.

 

Modelo do que é ensinado

 

A ação educativa deveria ser exercida de forma a ser modelo, sobretudo para os mais jovens. Trata-se de uma orientação para todos, pois o "estar apto para ensinar é uma qualidade que todos os homens e mulheres podem desenvolver, para atingirem a maturidade cristã".[1] Para assinalar a importância da educação algumas qualidades são relacionadas à mesma: integridade, reverência, linguagem sadia, ser irrepreensível e confrontar as falsas doutrinas.

 

Eis as qualidades do educador e educadora em Tito 2.7-8

 

A integridade é a primeira qualidade. Integridade quer dizer ausência de qualquer interesse outro que não a edificação na vida cristã. Integridade vem do latim integritate e significa qualidade de íntegro; inteireza; retidão; pureza; etc.[2] Já o termo íntegro significa inteiro; completo; perfeito; reto; imparcial; brioso; etc.[3]

 

Normalmente nos fixamos no sentido de retidão e pureza, mas o termo é mais abrangente. Ele inclui o sentido de brio, força, coragem. Devemos considerar que educar transmitindo conhecimento é tarefa fácil, mas educar transmitindo vida com o exemplo e com as práticas se constitui numa tarefa mais árdua. No caso de Tito, cuja recomendação serve para nós, ele deveria "combinar uma motivação pura com uma exposição sadia e com um comportamento sério".[4] A Igreja Primitiva desenvolvia esta perspectiva de educação, ou seja, transformadora, capacitadora e libertadora.

Outras qualidades destacadas no texto de Tito 2.7-8 indicam o zelo, a seriedade, o compromisso, a preparação e o cuidado com a vida. Indica ainda que o educador deva dar atenção para não ensinar uma coisa que não vivência em suas ações e comportamento.

 

A educação cristã é mais do que simplesmente a informação bíblica e o acúmulo de conhecimentos. A Educação Cristã implica no ensino prático para atender as necessidades dos membros da igreja, na capacitação para o trabalho, na formação para o exercício dos ministérios e para o cumprimento da missão.

 

Para isto, o texto bíblico de Tito 2.7-8 nos desafia ao testemunho de Cristo a partir da integridade, da honra, da ousadia, da coragem para atuarmos como educadoras e educadores na perspectiva Bíblica para libertação das pessoas a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

 

Bispo Josué Lazier, assessor da Coordenação Nacional de Educação Cristã



[1] Getz, Gene A., A Estatura de um Homem (Espiritual), São Paulo, Editora Vida, 1988, p. 64.

[2] Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio - Século XXI, Editora Nova Fronteira, 1999, p. 1121.

[3] Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda, Novo Aurélio - Século XXI, Editora Nova Fronteira, 1999, p. 1121.

[4] Stott, John, A Menagem de I Timóteo e Tito, São Paulo, ABU, 2004, p. 196.

 

 

 Para pensar:

 

A sua igreja tem classes de Escola Dominical para todas as faixas etárias?

 

Os novos membros estão matriculados na classe de catecúmenos?

 

Há reuniões de estudo bíblico ao longo da semana?

 

Os integrantes dos grupos de discipulado também são membros ativos da Escola Dominical?

 

Os grupos de louvor têm orientação bíblico-teológica a respeito de liturgia e conteúdos dos cânticos?

 

Qual é o espaço que as crianças têm nos cultos?

 

 

 


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