Educação cristã Bispo Josué

 


A Educa??o Crist? a partir de Tito 2.7-8


 


  


A educa??o foi uma a??o que acompanhou o trabalho dos ap?stolos e do movimento crist?o no I s?culo da Era Crist?. Encontramos nas Ep?stolas do Novo Testamento in?meras evid?ncias do desenvolvimento da educa??o. Ela foi um instrumento de forma??o dos novos convertidos. A educa??o ? fundamental para a confessionalidade metodista e para a sua doutrina acerca da miss?o. Tanto que a Igreja Metodista entende a Educa??o Crist? da seguinte forma:


 







 



 


"Processo din?mico para a transforma??o, liberta??o e capacita??o da pessoa e da comunidade. Ela se d? na caminhada da f? e se desenvolve no confronto da realidade hist?rica com o Reino de Deus, num comprometimento com a miss?o de Deus no mundo, sob a a??o do Esp?rito Santo, que revela Jesus Cristo segundo as Escrituras." (C?nones, Educa??o Crist?. 2007, p.96)


 


E a B?blia nos d? mais dicas sobre a Educa??o Crist? a partir de Tito 2.7-8


 


O texto de Tito 2.7-8 ? emblem?tico. Ele est? num bloco de recomenda?es ministeriais feitas para as pessoas com responsabilidades educativas da Igreja. O texto come?a com a express?o tu, por?m, denotando os contornos do minist?rio exercido pelos educadores e educadoras (Tt 2.1). Este bloco de recomenda?es se constitui num conjunto did?tico em forma de um cat?logo de virtudes. Podemos cham?-lo de "cat?logo de virtudes dos educadores".


 


A orienta??o ? para que ensinem em todo tempo a s? doutrina para os diversos grupos presentes na igreja, em destaque os idosos (2.2), as idosas (2.3-5), os jovens (2.6) e os servos (2.9-10). S?o v?rias recomenda?es feitas com a express?o tu, por?m (1Tm 6.11; 2 Tm 1.14; 2.1; 3.10; 3.14; 4.5 e Tt 2.1). Elas apresentam as caracter?sticas que devem acompanhar a vida e o minist?rio daqueles que foram alcan?ados pela gra?a de Deus.


 


A Educa??o ? fundamental…


 


Para a promo??o da s? doutrina (2.1). Ao usar a palavra grega didaqu?, o ap?stolo est? se referindo as a?es de Tito como um educador no Corpo de Cristo.


 


Para a prepara??o dos novos membros para o batismo. Foi fundamental para a transmiss?o da tradi??o crist?, que se constitu?a das palavras, ensinos e atos de Jesus Cristo. Para a compreens?o de muitas coisas que Jesus disse e ensinou, o uso do Antigo Testamento foi necess?rio e determinante. Isso d? evid?ncia de que algum m?todo de ensino foi usado e de que a educa??o crist? na igreja foi observada com bastante rigor.


 


Na aten??o especial aos jovens. H? um destaque para esta faixa et?ria no bloco de recomenda?es que recebe (2.3-5), pois a juventude sempre foi o maior alvo dos propagadores de falsos valores e anunciadores de fantasias que tendem a escravizar o jovem em v?cios e pr?ticas mal?ficas ? vida. Ao citar a juventude, provavelmente o ap?stolo est? se referindo aos pr?-adolescentes, juvenis e jovens. Assim, tanto a igreja como a escola t?m a miss?o de educar para a vida e para uma viv?ncia com dignidade.


 


Modelo do que ? ensinado


 


A a??o educativa deveria ser exercida de forma a ser modelo, sobretudo para os mais jovens. Trata-se de uma orienta??o para todos, pois o "estar apto para ensinar ? uma qualidade que todos os homens e mulheres podem desenvolver, para atingirem a maturidade crist?".[1] Para assinalar a import?ncia da educa??o algumas qualidades s?o relacionadas ? mesma: integridade, rever?ncia, linguagem sadia, ser irrepreens?vel e confrontar as falsas doutrinas.


 


Eis as qualidades do educador e educadora em Tito 2.7-8


 


A integridade ? a primeira qualidade. Integridade quer dizer aus?ncia de qualquer interesse outro que n?o a edifica??o na vida crist?. Integridade vem do latim integritate e significa qualidade de ?ntegro; inteireza; retid?o; pureza; etc.[2] J? o termo ?ntegro significa inteiro; completo; perfeito; reto; imparcial; brioso; etc.[3]


 


Normalmente nos fixamos no sentido de retid?o e pureza, mas o termo ? mais abrangente. Ele inclui o sentido de brio, for?a, coragem. Devemos considerar que educar transmitindo conhecimento ? tarefa f?cil, mas educar transmitindo vida com o exemplo e com as pr?ticas se constitui numa tarefa mais ?rdua. No caso de Tito, cuja recomenda??o serve para n?s, ele deveria "combinar uma motiva??o pura com uma exposi??o sadia e com um comportamento s?rio".[4] A Igreja Primitiva desenvolvia esta perspectiva de educa??o, ou seja, transformadora, capacitadora e libertadora.


Outras qualidades destacadas no texto de Tito 2.7-8 indicam o zelo, a seriedade, o compromisso, a prepara??o e o cuidado com a vida. Indica ainda que o educador deva dar aten??o para n?o ensinar uma coisa que n?o viv?ncia em suas a?es e comportamento.


 


A educa??o crist? ? mais do que simplesmente a informa??o b?blica e o ac?mulo de conhecimentos. A Educa??o Crist? implica no ensino pr?tico para atender as necessidades dos membros da igreja, na capacita??o para o trabalho, na forma??o para o exerc?cio dos minist?rios e para o cumprimento da miss?o.


 


Para isto, o texto b?blico de Tito 2.7-8 nos desafia ao testemunho de Cristo a partir da integridade, da honra, da ousadia, da coragem para atuarmos como educadoras e educadores na perspectiva B?blica para liberta??o das pessoas a partir do Evangelho de Jesus Cristo.


 


Bispo Josu? Lazier, assessor da Coordena??o Nacional de Educa??o Crist?








[1] Getz, Gene A., A Estatura de um Homem (Espiritual), S?o Paulo, Editora Vida, 1988, p. 64.


[2] Ferreira, Aur?lio Buarque de Holanda, Novo Aur?lio – S?culo XXI, Editora Nova Fronteira, 1999, p. 1121.


[3] Ferreira, Aur?lio Buarque de Holanda, Novo Aur?lio – S?culo XXI, Editora Nova Fronteira, 1999, p. 1121.


[4] Stott, John, A Menagem de I Tim?teo e Tito, S?o Paulo, ABU, 2004, p. 196.


 


 


 Para pensar:


 


A sua igreja tem classes de Escola Dominical para todas as faixas et?rias?


 


Os novos membros est?o matriculados na classe de catec?menos?


 


H? reuni?es de estudo b?blico ao longo da semana?


 


Os integrantes dos grupos de discipulado tamb?m s?o membros ativos da Escola Dominical?


 


Os grupos de louvor t?m orienta??o b?blico-teol?gica a respeito de liturgia e conte?dos dos c?nticos?


 


Qual ? o espa?o que as crian?as t?m nos cultos?


 


 


 

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