educação cristã crianças e culto






   

A Igreja, as Crian?as e o Culto Crist?o


 


No culto crist?o celebramos, com gratid?o e alegria, a grande d?diva de amor revelada na encarna??o, na prega??o, na morte e na ressurrei??o do Senhor Jesus. Mas, que espa?o as crian?as t?m nesta celebra??o?


 


1 – Sobre os "modelos" de participa??o da crian?a no culto com os demais membros da Igreja


1.a) As crian?as no templo com as pessoas adultas


A participa??o da crian?a se d? por meio de coreografias, utilizando na maioria das vezes m?sicas de adultos, por n?o se divulgar e/ou trabalhar m?sicas infantis.


Em algumas igrejas, o culto do 5? domingo tem ficado reservado para crian?a, sendo dirigido na maioria das vezes por professores. Quando a crian?a participa ? utilizada em momentos espec?ficos como: leituras b?blicas, ora??o e c?nticos. Vale ressaltar que mesmo sendo um domingo separado para a participa??o da crian?a, ela n?o tem acesso ? prepara??o da liturgia ou do programa do culto. No chamado "momento do louvor", sua participa??o resume-se apenas em apoiar o "Minist?rio do louvor" em pequenos atos. Outras vezes a participa??o ocorre por meio de dramatiza?es e/ou em datas especiais que acabam se tornando mais um "show" do que uma celebra??o a Deus.


Encontramos tamb?m algumas igrejas que est?o se valendo das "crian?as prod?gios" (que se destacam por habilidades especiais, diferentes da maioria das outras crian?as) para "ministrarem" a palavra, levando-as a serem meras repetidoras de termos, posturas e atos dos adultos.


 


1.b) As crian?as no "cultinho" ou no "culto infantil"


Constatamos que na maioria das igrejas as crian?as ficam no templo at? o louvor e logo ap?s saem para participarem do "cultinho", onde s?o realizadas atividades como brincadeiras, ensaios, reprodu??o de v?deos (evang?licos ou n?o). Tamb?m encontramos igrejas em que as crian?as nem entram no templo, ficando exclu?das do momento de congregar para prestar culto ao nosso Deus.


 


1.c) A crian?a e a Ceia do Senhor


Em muitas igrejas a ministra??o da Ceia para as crian?as ? feita separadamente, sendo ministrada pelo pastor/a ou leigo/a. Em outras, a participa??o ocorre no templo junto com os adultos desde que sejam orientadas pelos/as professores/as e familiares sobre o significado do sacramento. Em algumas situa?es elas n?o participam da Ceia por dois motivos: por n?o serem membros da Igreja ou simplesmente por serem impedidas e/ou n?o autorizadas pelo/a pastor/a. Tamb?m ocorre a substitui??o da ceia pela festa do amor e em alguns casos encontramos a utiliza??o de apenas um dos elementos da ceia: ministra-se o p?o, deixando de servir o vinho (suco de uva!) ?s crian?as.


Alguns pastores/as  estipulam idade m?nima para que a ceia possa ser servida.


 


2 – Sobre o problema com o uso de alguns termos, palavras e express?es


2.a) O que ? culto?


            ? a reuni?o para adora??o a Deus e celebra??o da f? da comunidade, que atualiza a mem?ria da a??o salvadora de Cristo em favor do povo no passado e no presente, e onde ocorre instru??o para as crian?as, assim como para as pessoas adultas (Dt. 6.7).


           


            No A.T. a instru??o era passada de gera??o em gera??o conforme  Deuteron?mio 6.


            No N.T.  a comunidade  se reunia para o ensino dos ap?stolos, a comunh?o, o partir do p?o e ora?es nas casas com toda a fam?lia (At  2.42-47).


 


2.b) Por que culto com crian?as?


Porque "as crian?as s?o ?agentes mirins? da Miss?o e, como herdeiras do Reino e parte do povo de Deus, t?m o direito de serem educadas na Palavra e no Amor de Deus, de louv?-lo e cultu?-lo, de participar na celebra??o c?ltica."


O termo ?culto infantil? tem em nossa sociedade sentido pejorativo, que diminui a import?ncia da participa??o da crian?a, e exclui o envolvimento da pessoa adulto no processo.


Da mesma forma, entendemos que o termo ?cultinho? ? extremamente errado e n?o tem raz?o de ser utilizado.


Sugest?o do grupo: a) que se estude o nome mais adequado para o culto das crian?as. 1: a utiliza??o do termo Culto com Crian?as. b) que o pastor/a possa participar e ministrar ?s crian?as nos seus cultos; c) que haja um espa?o f?sico adequado, material e recursos apropriados ao culto que as crian?as dar?o ao Senhor.


 


2.c) A Crian?a


? a pessoa que est? em processo de crescimento f?sico, emocional, ps?quico, que vai do nascimento at? a puberdade. Sugere-se que, para fins de participa??o no culto para crian?as, sejam consideradas especialmente as crian?as de 4 a 11 anos. Entendemos que as crian?as de 0 a 3 anos devem estar sob os cuidados dos pais.


 


            3) A participa??o das crian?as no culto com as demais pessoas da igreja e a  import?ncia de uma linguagem apropriada do culto com crian?as


 


            Considerando que hoje se utiliza o culto como espa?o para manifesta??o das m?ltiplas fun?es da Igreja, em grande parte desses momentos, a linguagem ? inapropriada para atender as necessidades espec?ficas da crian?a.


            Por isso, percebe-se a tend?ncia de separar a crian?a do culto realizado no templo quando o ideal seria a reformula??o da celebra??o c?ltica a fim de que a crian?a pudesse sempre ser inclu?da neste momento da vida da Igreja. Mas, tendo em vista a dificuldade em romper com esse modelo, pensamos em algumas alternativas poss?veis para implementa??o de uma linguagem que atenda simultaneamente a adultos e crian?as da comunidade de f?.


            Percebemos a necessidade da utiliza??o de uma linguagem que exprima de forma simples e concreta a verdade do Evangelho; que desenvolva al?m do verbal o uso dos outros sentidos corporais; e que considere em seu conte?do as quest?es infantis, tanto no n?vel do desejo quanto no que ? necess?rio ser ensinado. Para isso, ? preciso que al?m das pessoas que trabalham diretamente com as crian?as; pastores e lideran?as recebam orienta??o quanto ao uso de uma linguagem mais adequada ao universo infantil e que al?m da palavra, invista-se em outras formas de comunica??o em que estejam presentes o uso de outros sentidos – olfato, tato, paladar e vis?o (linguagem multissensorial), que possibilite o di?logo, e contemple a dimens?o racional e espiritual de seus participantes.


            Trabalhando no resgate da ordem lit?rgica, e pensando na crian?a como sujeito que integra a comunidade, faz-se necess?rio marcar tais momentos de forma significativa – hist?ria, s?mbolos, c?nticos, recursos visuais, etc. – redimensionando o corpo como instrumento de adora??o, confiss?o, louvor, edifica??o e dedica??o.


 


            Ao tornar o culto uma express?o de f? significativa para a crian?a, desejamos que seja percept?vel a ela o desafio de ampliar sua rela??o com Deus para os outros espa?os de sua viv?ncia, provocando mudan?as de atitude, reflex?o, pr?tica de f?, e crescendo no corpo de Cristo que ? a Igreja.


Que o Deus misericordioso seja conosco! Aleluia!


 


Ronan Boechat de Amorim, pastor da Igreja Metodista de Vila Isabel, RJ, formado em Licenciatura em Educa??o Art?stica e Mestrando em Teologia.


 


 

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