Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Educação e Política

É possível ter um ensino público de boa qualidade. Veja o que você pode fazer.

 

 

A preocupação com a educação vem desde os tempos bíblicos. "Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele", diz o provérbio. O povo de Israel ficou conhecido como o "povo do Livro" porque transmitia sua fé, seus conhecimentos e sua cultura pela palavra escrita, aprendida desde cedo.

No Brasil do século 21, esta tradição judaico-cristã precisa ser resgatada. As escolas, sobretudo as públicas, apresentam sérias deficiências; ensinam mal, desmotivam. Mas essa situação pode mudar. É possível ter ensino público de qualidade se houver pais e mães dispostos a garantir este direito a seus filhos e filhas. E a Igreja de Cristo, que sempre valorizou o ensino, pode ter um papel chave nesta mudança. 

O Ministério da Educação, MEC, está convidando as igrejas cristãs brasileiras a participarem de uma grande mobilização pelo ensino público, que envolve também a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o movimento Todos pela Educação."O objetivo é mobilizar famílias e comunidade, no âmbito de atuação de cada igreja, pelo direito de todos os brasileiros a uma educação de qualidade", explica Andréa Paes Leme consultora do MEC e Unesco. Pela valorização que conferem ao ensino e pela inserção que têm junto às comunidades, os organizadores desta mobilização nacional acreditam que as igrejas possam ter um importante papel para o sucesso desta mobilização.

Cabe às igrejas, em primeiro lugar, conscientizar a comunidade de que a educação é um direito e um dever.

Nosso direito: Todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos os alunos e alunas. Podem cobrar providências, medidas e ações para que isto ocorra. O plano de mobilização vai orientar a comunidade como fazer isso.

Nosso dever: Todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos. A cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos" dá boas dicas de como proceder.

O que eu posso fazer? Se você, pastor(a) ou professor(a) de Escola Dominical quiser colaborar com esta mobilização pela educação do país, entre em contato com Andréa Paes Leme, do MEC, pelo telefone: (61) 2104.9924 ou pelo e-mail andrea.leme@mec.gov.br. Acesse o blog http://familiaeducadora.blogspot.com. Lá você encontra o Plano de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação, o Manual do Mobilizador, a cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos" e muitas outras informações.

           

Você sabia?

·Alunos(as) de escolas públicas têm o direito de receber merenda de boa qualidade todos os dias.

·A escola pública recebe livros do governo federal para distribuir aos(as) alunos(as)

·Crianças com deficiência têm o direito de serem matriculadas em classes comuns, para conviver e estudar com crianças que não tem deficiência.

·O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é uma nota (de zero a dez) que mostra se os alunos estão aprendendo o que têm que aprender na idade certa. Toda escola tem uma nota no IDEB e você pode saber qual é.

Saiba mais acessando o blog: http://familiaeducadora.blogspot.com  ou ouvindo a Web Rádio Metodista, que está transmitindo informações do movimento Todos pela Educação, ao longo de sua programação diária.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães