Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Campanha de doação de medula chega à Umesp

A Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) aderiu à campanha da Associação da Medula Óssea (Ameo) e incentiva alunos, professores, dos 18 aos 54 anos de idade, a se cadastrarem no registro de doadores (Redome).

A chance de se encontrar medula compatível entre pessoas sem grau de parentesco é de apenas uma em 100 mil. Daí a importância da Ameo cadastrar o maior número de doadores. O primeiro passo é a coleta de sangue, para identificar a genética do doador.

“Você não doará a medula de imediato”, explica matéria da assessoria de imprensa da Faculdade de Teologia (FaTeo) da Umesp. Depois de realizar a coleta do sangue, o eventual doador de medula será chamado para a realização de novos exames.

O centro que coletará a medula é que desencadeará a realização dos exames clínicos, laboratoriais e de imagens do doador. Há duas possibilidades de coleta da medula. Uma, a retirada mediante agulha especial e seringa de quantidade de medula na região da bacia.

A outra possibilidade é pela veia, realizada por máquina. O doador recebe medicamento por cinco dias para estimular a multiplicação das células-mãe. Essas células migram da medula para as veias e são filtradas, processo que dura em média 4 horas, até que é obtido o número adequado de células para o transplante.

Em nenhum dos casos ocorre cirurgia. O doador fica em observação por um dia e pode retornar para casa. Até hoje não há nenhum relato de acidente grave devido aos procedimentos.

A medula, explica o texto da FaTeo, é o tecido encontrado no interior os ossos, também conhecido no meio popular por “tutano”. Ele tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por República do Congo, Gabão, São Tomé e Príncipe

Nesta semana estamos em oração por República do Congo, Gabão, São Tomé e Príncipe. Você é convidado a faz er parte desse círculo de oração entre os dias 09 e 15 de novembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães