Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Educação Metodista

O COMPROMISSO COM A VIDA DIGNA PARA TODOS E TODAS

   Sugestões para uma breve celebração litúrgica no Dia da Educação Metodista na América Latina, ou quando a instituição o considere apropriado.

Introdução de boas vindas

Leitor/a 1:

Do ponto de vista da ALAIME, entendemos que a educação em nossas instituições metodistas deve:

Congregação:

. Promover um profundo compromisso com o Reino de Deus;

. Promover uma visão integral e integradora do ser humano e da criação;

. Promover o sacerdócio universal de todos os cristãos e cristãs;

Todos/as:

. Ajudar na formação de cidadãos e cidadãs dignos e solidários.

Leitor/a 1:

Seria bom tomarmos alguns minutos para meditar sobre a interpretação que João Wesley dá do texto bíblico que se segue e pensar qual deve ser nossa relação com as pessoas que são diferentes de nós.

Meditemos sobre nossa missão como escola metodista... (Silêncio ou música suave)

Leitor/a 2;

(faz a leitura do texto bíblico e da meditação. Esta pode ser feita também por outra pessoa).

Texto bíblico:

Tendo partido dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro; Jeú saudou-o e lhe perguntou:

--Tens tu sincero o coração para comigo, como o meu o é para contigo?

    --Respondeu Jonadabe: Tenho.

    --Então se tens, dá-me a tua mão.

    Jonadabe deu-lhe a mão; e Jeú fê-lo subir consigo ao carro. (II Reis 10.15)

Meditação:

Diz João Wesley em seu sermão sobre este texto, "Então se tens, dá-me a tua mão":

Não quero dizer com isto: "Aceita minhas opiniões." Não é necessário. Não o espero nem o desejo. Tampouco quero dizer: "Aceito tuas opiniões." Não o posso fazer. Não depende de mim. Seria mais fácil para mim deixar de ouvir. Continua firme em tuas opiniões, que eu seguirei firme nas minhas. Não há necessidade de que procures persuadir-me a que aceite o teu modo de pensar Não desejo discutir, ouvir nem dizer uma palavra sobre estes pontos. Deixemos de lado todas estas opiniões. Só peço que me dês a tua mão.

(Sermão XXXIX, O Espírito Católico. A palavra católico é usada neste sermão para significar universal)

Considerando que Jonadabe, filho de Recabe, foi o antepassado dos recabitas, um grupo que achava serem contrárias à vontade de Deus as práticas próprias da vida sedentária (tais como viver em cidades e cultivar a terra, cf. Jr 35.2), Wesley nos mostra a amplitude e o pluralismo de que devem estar imbuídas nossas instituições em geral e ainda mais as educativas, nas quais constantemente nos encontramos com pessoas que vêm de distintos setores ideológicos, sociais e culturais de nossa sociedade. Todas elas nos enriquecem e a todas elas procuraremos enriquecer, ajudando-as a fazer uma leitura crítica da realidade e assumir o compromisso de transformá-la (Rm 12.2)

(A reflexão pode ser acompanhada do cântico a seguir. Se não se tem a música, a letra pode ser lida por pessoas de diferentes idades):

NÃO IMPORTA TEU NOME

Não importa teu nome, irmão, irmã,

Não importa teu nome, aperta minha mão.

Irmão, vamos juntos, ninguém fique para trás,

Empresta-me tua carga, eu posso te ajudar,

Não nos afastemos, juntos avancemos. 

ESTRIBILHO

Juntos forjaremos o destino que unirá

a todos os povos em laços de fraternidade.

E apertando as filas, o fervor se anima. 

ESTRIBILHO

Cuidado com aqueles que nos querem separar.

Vão semeando o ódio para vir nos enfrentar.

Porém gritaremos a verdade do povo. 

ESTRIBILHO

Leitor/a 2:

Queira Deus ajudar-nos neste ano a tornar possível este sonho de Wesley. Que sejamos capazes de apertar as mãos e estreitar os corações com aqueles e aquelas que talvez pensem ou creiam de modo diferente, respeitando suas posições e, ao mesmo tempo, sendo autênticos no mostrar-lhes e dizer-lhes quem somos e em que cremos!

Leitor/a 1:

Queira Deus inspirar-nos para que este pulsar de nossa fé e de nossa espiritualidade permeie a trama de nossas instituições e resignifique ou modifique nossas práticas à luz do compromisso que assumimos, ao afirmar com o apóstolo Paulo o conteúdo de Romanos 12.2. Amém!

BÊNÇÃO

SAUDAÇÃO DE PAZ

Autores:

Lic. Adriana Murriello; Diretora General

Prof.Pablo Daniel Bordenave, Capelão

Colegio Ward - Buenos Aires - Argentina.

 

PARA RECORDAR?

PRIMEIRO COLÉGIO METODISTA NA AMÉRICA LATINA: INSTITUTO MEXICANO MADERO

A história do Instituto Mexicano Madero tem sua origem no ano de 1874 na cidade do México, com a criação do orfanato fundado pelos missionários Guillermo Butler e Clementina R. de Butler. No ano seguinte foi transferido para Puebla como escola primária. Posteriormente foi agregada a ela a escola normal e o seminário teológico. No ano de 1893 o Seminário de Teologia mudou de nome e passou a Instituto Metodista Mexicano, assim se mantendo até 1927, data em que se converteu no Instituto Mexicano de Professores. Depois de sete anos, em 1934, o Instituto se converteu no que é hoje o Instituto Mexicano Madero, o qual se encontra localizado desde 1910 na rua 17, poente.

Em 1982 el Instituto Mexicano Madero inaugurou a Unidade Zavaleta no Caminho Real para Cholula, onde iniciou os serviços de educação pré-escolar e primária.

Em 1982 foi fundada também a Escola Superior de Contabilidade e Administração, com incorporação de estudos na UNAM, a qual teve seu nome mudado posteriormente para Universidade Madero. Atualmente o Instituto Mexicano Madero conta com duas instalações, em Toledo e Zavaleta, onde proporciona educação ns seguintes níveis: Seção Maternal, Jardim da Infância, Primário, Secundário e Preparatório.

(Informação enviada pelo Lic. Job César Romero, Reitor da Universidade Madero, de Puebla, México, quando se celebrou pela primeira vez o Dia da Educação Metodista na América Latina, no ano de 2005).

(Tradução: Rev.Sérgio Marcus Pinto Lopes)


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães