Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

eleições artigo resposta ao rev. prates

Belo Horizonte, 12 de Novembro de 2006

Prezados Senhores:

Em seu excelente artigo O momento político brasileiro, o Rev. Luiz Eduardo Prates da Silva termina dizendo: "esta é a minha opinião. Qual é a sua?"

Gostaria aqui de responder a pergunta do Rev. Luiz Eduardo.

Em primeiro lugar quero dizer que para mim a Bíblia é a minha única regra de fé e prática, e dentro deste princípio faço as seguintes observações:

1.Somos cristãos e temos o dever de não no omitirmos do que acontece a nosso redor, principalmente para que possamos cumprir com a missão que nos foi ordenada por nosso Senhor Jesus Cristo, Mateus 28: 18-20

18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

2.É nosso dever ensinar a todos a guardar todas as coisas que Jesus nos ordenou. Não resta dúvida que nos ensinamentos de Jesus estão os princípios de honestidade, ética e amor ao próximo.

3.Não podemos também nos esquecer do dia em que nos encontramos diante do Pai e nos for dito:

Mateus 25: 35-40

35  Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;

36  estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

37  Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?

38  E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?

39  E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

40  O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

4.Portanto concordo 100% com o Rev. Luiz Eduardo que não devemos nos abster e votar branco ou nulo. Uma escolha tem de ser feita. Concordo também que houve corrupção em governos passados.

5.No entanto, os fins nunca justificaram os meios. Deus sempre condenou os governantes corruptos e desonestos. Vejamos em 1 Samuel 3: 11-14

11  Disse o SENHOR a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que a ouvir lhe tinirão ambos os ouvidos.

12  Naquele dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado com respeito à sua casa; começarei e o cumprirei.

13  Porque já lhe disse que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque seus filhos se fizeram execráveis, e ele os não repreendeu.

14  Portanto, jurei à casa de Eli que nunca lhe será expiada a iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de manjares.

Eli foi condenado por Deus por, como se diz fazer vista grossa a iniqüidade e corrupção de seus filhos.

6. O mesmo aconteceu com Samuel , em 1 Samuel 8: 1-3

1  Tendo Samuel envelhecido, constituiu seus filhos por juízes sobre Israel.

2  O primogênito chamava-se Joel, e o segundo, Abias; e foram juízes em Berseba.

3  Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele; antes, se inclinaram à avareza, e aceitaram subornos, e perverteram o direito.

Deus também não concordou com a situação de suborno, avareza e perversão do direito do povo.

7.Por outro lado Daniel foi parar na cova dos leões por não se perverter

8.Concordo também com o Rev. Luiz Eduardo quando ele diz que "quando da eleição do Presidente Lula houve como que uma comoção (emoção com) de ampla parcela da população, especialmente os setores mais desassistidos, explorados e humilhados, que enfim, viam chegar ao poder um representante seu: de origem humilde, operário etc, sustentado por um partido que apontava para transformações sociais, embalado pelo discurso da ética na política.

9.Como cristãos não podemos deixar de julgar os atos deste governo, sob pena de omissão e de errarmos, como erraram muitos cristãos e pastores que votaram e apoiaram sinceramente Adolf Hitler pensando ser ele a salvação da nação alemã..

10.Nós cristãos não podemos nos calar diante dos seguintes fatos:

    1. A utilização de empresas públicas, estatais, como os Correios, o Banco do Brasil, a Itaipu e outras para transferir recursos não contabilizados (caixa dois, que é crime) para subornar congressista para aprovar leis de interesse do governo federal.

    1. Em pesquisa recentemente divulgada pelo IBGE, constatamos que no setor de saúde quase 30.000 leitos foram desativados, pessoas ainda morrem nas filas do SUS sem receberem o atendimento médico que necessitam, principalmente devido ao desvio de verbas públicas destinadas a este setor (cpmf) estarem sendo desviadas para outros setores.

    1. No índice IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) divulgado pela ONU, o Brasil perdeu uma posição.

    1. Milhares de crianças morrem no Brasil devido a falta de condições sanitárias, principalmente tratamento de esgotos.

    1. A educação básica no Brasil regrediu, ainda de acordo com este estudo da ONU.

    1. O mensalão só foi descoberto graças a denuncias de um de seus participantes, Roberto Jefferson, e não por iniciativa de investigação do governo federal.

    1. A CPI dos Correios foi impedida pela base do governo e só foi instituída por ordem judicial.

    1. Homens próximos ao presidente estão sendo processados por corrupção e deputados de seu partido dançaram de alegria com a absolvição de deputados corruptos.

    1. O governo federal tem feito tudo para impedir que a justiça seja aplicada aos corruptos. Exemplo os acordos feitos no Congresso Nacional para livrar deputados envolvidos em corrupção de cassação.

    1. O direito de pessoas foi violado como no caso do caseiro pelo ministro da fazenda, por ter tido que o ministro participava de orgias sexuais em uma casa de Brasília além de receber dinheiro de corrupção.

    1. Os pobres e necessitados muitas vezes morrem nas filas do SUS sem atendimento médico, enquanto dinheiro público da saúde é utilizado para suborno na compra de ambulâncias e medicamentos.

    1. Programas sociais iniciados em governos anteriores (Bolsa Escola, etc.) foram rebatizados com fins eleitoreiros.

    1. O Brasil teve um crescimento econômico pífio em relação ao resto do mundo, principalmente em relação à América do Sul e Central. É verdade que o salário mínimo aumentou mais do que a inflação, mas ainda é um salário pífio, e empregos não têm sido criados para que o pai de família possa alimentar e cuidar de sua família com dignidade.

 Pergunto, onde estão os nossos profetas que não clamam por justiça nem apontam ao nosso povo tão necessitado, de que estão sendo explorados e enganados? Onde está a igreja que se cala diante de tanta corrupção e injustiça?

Só haverá justiça quando houver conversão verdadeira. Não podemos confiar nos homens para isto, pois eles só utilizarão discursos e promessas vãs para se manterem no poder. Sem Cristo no coração não há solução. Como cristãos temos que clamar por justiça e levar a humanidade a conhecer a Cristo e ao seu reino.

Que Deus tenha piedade de nós e de nosso povo.

Luiz Felipe Lehman

Membro da Igreja Metodista em Belo Horizonte

Um clamor para que o povo brasileiro se levante - Leia a opinião de Jânio Quadros Paradela, pastor da 4ª RE

Dê a sua opinião também! Escreva para o e-mail: expositor@metodista.org.br

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Covid-19: Baixe gratuitamente o Expositor Cristão de abril

Esta é uma edição histórica. O tempo dirá que o mundo paralisou para combater uma pandemia. Informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o atual surto de doença por coronavírus (Covid-19), para ficar em casa e sair somente em casos de extrema urgência para que o vírus não se espalhe, alteraram a agenda de muitas Igrejas Metodistas, Sedes Regionais e Nacional. Baixe gratuitamente a edição. 

Geral, por José Geraldo Magalhães