Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/03/2011

Elevação à Catedral Metodista

>> Cidades

Na manhã do dia 26 de dezembro de 2010, foi celebrado o culto de elevação à Catedral da Igreja Metodista Central em Petrópolis. No episcopado do Revmo. Bispo Paulo Lockmann, tendo como seus pastores o Rev. Elson Amaral Brum e o Rev. Allan Ximenes, a igreja se reuniu em louvor e adoração ao Senhor num ato de reconhecimento da história e da missão cristã metodista em solo petropolitano.

O termo catedral deriva do grego káthedra, que se traduz como cadeira do bispo. No latim, a expressão ecclesia cathedralis é utilizada para designar a igreja que contém a cátedra oficial de um bispo. O adjetivo cátedra foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo e hoje é o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas. Outra designação utilizada era ecclesia mater, ou igreja mãe, indicando-se assim que esta seria a igreja “mãe” de todas as outras igrejas da região.

Espaço de comunhão, adoração e referência de fé, a catedral reúne fiéis de uma igreja para expressar e proclamar fé, e estabelecida na localidade, evidencia a unidade da comunidade cristã.

Desde sua fundação, há 115 anos passados, a Catedral Metodista em Petrópolis, uma das mais antigas de nossas igrejas fundadas em solo brasileiro, cumpre o ide do Senhor sendo mãe de igrejas em Castrioto, Cascatinha, Itaipava, Jardim Salvador, e congregações Águas Lindas, Alto Independência e Catobira, contribuindo para a expansão do Reino de Deus.
Com este ato honramos a vida de nossos irmãos e irmãs metodistas petropolitanos que ajudaram na implantação, serviço e manutenção de tantas igrejas da Região Serrana e pastores como o primeiro Bispo brasileiro, o Revmo. César Dacorso Filho, nascido em Petrópolis, e também o Revmo. João Augusto do Amaral

Assim, com alegria e louvor ao nosso Senhor, podemos proclamar: “Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!” 1 Samuel 7.12.


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 09/11

  Rvd.ª Laura Valentin

Geral, por José Geraldo Magalhães

Faleceu na tarde desse domingo, 24, Fábia Matos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis

"Preciosa é a vista do Senhor a morte dos seus santos" (Sl 116.15).  Com pesar comunicamos o falecimento de Fábia Matos, 27 anos, filha do pastor Djalma e Dete Lima - Conselheiros Nacionais dos Juvenis.   A jovem infartou a caminho do hospital nesse domingo, 24, após ter passado mau. Ela estava sendo levada para atendimento médico pelo pastor Helio de Oliveira que prestou os primeiros socorros, mas não resistiu chegando na unidade de atendimento sem vida. O Colégio Episcopal se solidariza a todos os familiares e amigos/as nesse tempo de luto, dor e separação; na certeza de que o consolo e amparo divino está com toda a família.   Ainda não temos informações sobre local e horário para o sepultamento. Informaremos assim que possível.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães