Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 03/06/2014

Encontrão reúne quase 500 jovens de todo o Brasil

fonte: José Geraldo Magalhães / 
 
O Encontrão Nacional de Jovens Metodistas 2014 foi marcado pelo despertamento missionário. Participaram 485 jovens de todo o país em Caraguatatuba/SP, entre os dias 1 e 3 de maio. O tema Tudo ou Nada incentivou a juventude a refletir sobre compromisso, fidelidade e santidade.
 
O evento contou com cultos inspiradores, com a presença de pastores/as e bispos da Igreja Metodista. Nas oficinas foram trabalhados temas como missão intercessória, missão no esporte, missão libertadora e missão urbana. “Foram dias inesquecíveis! Compreendemos que Deus nos dá a oportunidade de ter o melhor, mas que a escolha é sempre nossa”, conta a jovem de Goiânia/GO, Ana Carolina de Camargo.
 
No Encontrão também foi realizado o congresso da Confederação de Jovens. Foi aprovado o plano de ação para os próximos quatro anos com as ênfases: capacitação, missão, mobilização e comunicação. Durante o evento, a nova mesa da Confederação foi eleita pela juventude (veja foto acima).
Paixão missionária - O comprometimento da juventude com a missão é resultado das estratégias adotadas pela Confederação nos últimos anos, como
 
 relata o ex-presidente Renato Oliveira. “Criamos três frentes: mobilização, capacitação e comunicação. Esse foi o objetivo dessa gestão. Estou contente e feliz porque alcançamos nosso alvo”, afirmou.
 
O eixo capacitação tem o objetivo de formar liderança de jovens para atuar na igreja local. O Treina Jovem, nome do programa de capacitação, realizou duas edições intercaladas com o Encontro Nacional. Realizado em Curitiba/PR, o primeiro encontro de capacitação com o tema “Caráter, Unidade e Serviço” reuniu 200 jovens. O segundo foi em Belo Horizonte/MG e contou com 300 pessoas no ano passado. 
 
Também é realizado por meio das Federações Regionais o processo seletivo para o envio de delegações ao Programa Jovens em Missão do Conselho de Igrejas Metodistas da América Latina e Caribe (Ciemal). 
 
Por quatro anos os/as jovens têm-se mobilizado nas campanhas nacionais de jejum e oração, doação de sangue, oferta pelo dia do jovem, evangelização e missões, além de participações oficiais em diversos eventos regionais, nacionais e no exterior. Uma no Seminário Internacional de Líderes de jovens na África do Sul e a outra na Conferência Mundial de Evangelismo para Jovens na Coreia do Sul.
 
Uma das estratégias da Confederação foi a criação da agência missionária Malta, que tem dado aos/às jovens a oportunidade de exercitar o “Ide” de Jesus. Algumas ações recentes foram realizadas na Amazônia, Porto Seguro/BA, Estônia, Peru e também na Copa das Confederações. “Estive no Peru e fui confrontado a sair do meu conforto, de minha realidade. A graça de Deus nos leva a testemunhar o que Deus faz”, disse o jovem Maicon Tiago Rosa. 
 
 
 
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!

Tags: Jovens, Encontrão, Expositor Cristão


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!   Edições Anteriores Fale Conosco

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Juventude metodista entra em campo na Copa do Mundo

Metodistas se mobilizam durante competições da Copa do Mundo. Confira os detalhes!