Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 19/04/2012

Encontro Afro Cristão aborda saúde das populações negras e indígenas

Entre os dias 13 e 15 de abril a Universidade Metodista de São Paulo acolheu o 5º Encontro Afro Cristão que recebeu cerca de 70 pessoas de várias partes do Brasil. o Evento proporcionou um melhor conhecimento de como anda a saúde das populações negras, Quilombolas e Afro urbanos e indígenas. Várias cristãs foram representadas, dentre elas a metodista, além da presenção de índios da tribo Kariboka e uma representante dos Estados Unidos.

O tema do encontro foi Saúde: dom de  Deus e direitos das populações negras e indígenas que, foi abordado  a partir das perspectivas: pastoral/teológica  cristã, dos povos  indígenas, quilombolas e negros urbanos, do órgão público - Coordenadoria de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, e de profissionais da saúde.

 

Na foto ao lado, o Painel de Abertura com a Revda. Patricia  Alves, gestora ministerial 3ª Região da Igreja Metodista, Diná da Silva Branchini, coordenadora do evento e o Dr. Antonio Arruda, Coordenador de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

 

O encontro possibilitou a aproximação das pessoas participantes com as realidades destes grupos específicos no que refere à saúde, como uma questão que abrange  todos os aspectos da vida. E a conscientização de que como cristãs e cristãos  nossa missão é de caminhar junto, desconstruindo preconceitos e barreiras  socioculturais e religiosas  que,  ao lado dos aspectos econômicos e políticos, impedem a estes grupos  de brasileiros  desfrutarem a  vida plena.

O evento foi uma realização do Ministério de Ações Afirmativas da 3ªRe, Pastoral Nacional de Combate ao Racismo / Pastoral de Combate ao Preconceito Racial da 5ª Re da Igreja Metodista em parceria com a Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, CESE - Coordenadoria de Ecumênica de Serviço, Koinonia, Pastoral da Negritude do CLAI, Associação de Anemia Falciforme do Estado de São Paulo, Grupo de Identidade da Faculdade EST/IECLB de São Leopoldo/RE, Ong Opção Brasil Índios na Cidade.

Informações:

Diná da Silva Branchini
Coordenadora do Ministério de Ações  Afirmativas Afrodescendentes – AA-AFRO3RE/ Pastoral Nacional de Combate ao Racismo da Igreja Metodista.

Veja o álbum de fotos no Facebook dos trabalhos da Igreja Metodista com os índios.

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães