Publicado por José Geraldo Magalhães em Departamento Nacional de Trabalho com Crianças - 26/09/2014

Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças conta com 134 participantes

Iniciou na noite desta sexta-feira (26) a 22ª edição do Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças da Igreja Metodista. São 134 pessoas que se deslocaram de várias partes do país para o evento que está sendo sediado na Faculdade de Teologia, em São Bernardo do Campo/SP.
 
A coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC), Rogeria de Souza Valente Frigo, abriu o encontro às 19h e destacou a importância do evento a nível nacional. “Estamos com quase 140 pessoas participando, isso nos motiva em ver que há uma preocupação dessas pessoas para com as crianças de nossas igrejas”. 
 
O coordenador Nacional de Educação Cristã (Conec), rev. Eber Borges da Costa, acompanha o encontro e foi o palestrante da noite. O tema que norteou a palestra “Beleza, criatividade e conteúdo na educação da fé”, caminhou pelos trilhos da educação. O pastor apontou a importância dos documentos da Igreja e um documento da UNESCO que aponta quatro pilares: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, aprender a Viver em comum e aprender a ser. “Esses quatro pilares não podem estar separados um do outro, pelo contrário, eles se complementam”, disse o pastor.
 
O pastor Eber abordou também sobre a importância da educação no contexto wesleyano. “Educação no pensamento metodista tem um lugar muito importante, ela é o anúncio que fazemos da salvação, ou seja, ela faz parte da missão!”.
 
A temática do discipulado foi lembrada como espaço de educação e saber dentro da escola dominical. “A educação cristã faz parte do conteúdo que acontece também em espaços informais. É preciso ampliar nossa visão que é o grande desafio para todos nós”, disse destacando a importância da arte e criatividade como parte da educação, ao invés de entreter as pessoas.
 
Foi aberto para um debate após a palestra e várias pessoas se manifestaram em favor das crianças e da importância delas na vida da Igreja. A Secretária para a Vida e Missão, revda. Joana D’Arc Meireles, trouxe um alerta. “A nossa reflexão está na contramão de muitas igrejas que estão desenvolvendo modelos de discipulados diferentes da proposta de Jesus”, disse.
 
Para a coordenadora do Departamento Nacional de Escola Dominical, revda. Andreia Fernandes de Oliveira, a criança precisa ser mais valorizada nos espaços cúlticos. “Há igrejas que tem os momentos onde elas saem na hora da mensagem; é importante que o/a pastor/a converse com elas sobre a mensagem da noite”, enfatizou.
 
No decorrer da 1ª noite do encontro, o tema da graça de Deus foi abordado na caminhada temática em seis momentos como segue abaixo:
 
Criadas pela Graça - Luciana dos Santos França da Costa
A graça que me envolve - Tatiane Magalhães de Pontes Dias
Há graça na vida - Elaine Pontes Bezerra
Vivendo na Graça - Angélica Santos Silva Botelho e Oswaldo Botelho da Silva
A graça de Deus em nós - Edínia Marques de Ataídes
Sendo condutores da Graça - Beatriz da Silva Faleiro do Nascimento
 
Várias oficinas serão oferecidas durante os dias de encontro, como por exemplo, Culto com Crianças, Música e brincadeiras, Coreografia, Sombra e Água Fresca, 11músicas e brincadeiras e Artes Cênicas. O evento termina no próximo domingo às 12h.
 
Para ver a programação completa basta acessar AQUI!

Tags: DNTC, Encontro Nacional


Posts relacionados

Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, por Julyana Rodrigues

23º Encontro Nacional de Pessoas que Trabalham com Crianças

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças da Igreja está com inscrições abertas para o encontro nacional que acontece em setembro. Acesse para ver os detalhes da informação!

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus!