Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 12/09/2012

Entrevista Mesa da Confederação de Juvenis se capacita em São Paulo

 

A mesa da Confederação de Juvenis da Igreja Metodista esteve reunida no primeiro sábado de setembro na casa do Conselheiro Nacional,  em São Paulo,  em capacitação e orientação para construir a proposta de trabalho para o próximo biênio. Na ocasião, os representantes da mesa falaram com a assessoria de comunicação  que compartilharam, sonhos, responsabilidades e metas pela frente.

A próxima reunião será no início de outubro. Na foto acima, cada juvenil representa por gestos suas respectivas Regiões Eclesiásticas.

 

1 – O significa para a nova mesa representar os juvenis da Igreja Metodista?
       
Significa estar de acordo com a Vontade de Deus e, assim poder contribuir na realização dos sonhos d'Ele com os/as juvenis, significa estar em unidade para trabalhar e servir a Cristo, ser o apoio e porta-voz de nossa geração, de modo que todos/as possam se sentir à vontade conosco, contando com cada um de nós para apoiar e defender seus sonhos conforme a vontade de Deus, para que assim possamos proporcionar o melhor para eles/as dando o nosso melhor através do amor que sentimos por eles/as, pela igreja, e por Jesus!
    

2 – Timóteo foi chamado muito cedo para trabalhar na obra do Senhor, provavelmente com uns 15 anos.  Todo cargo vem acompanhado de responsabilidades. Mesmo sendo tão jovens, como Timóteo, nota-se que os juvenis da Igreja Metodista sempre são envolvidos com a vida e missão nas igrejas locais. Isso já demonstra grandes responsabilidades. Vocês sentem que a responsabilidade aumentou ao serem eleitos/as? Por quê?

Sim, coincidentemente trabalhamos em nosso primeiro encontro como mesa da confederação, a vida de Timóteo e principalmente o texto onde observamos que ele teria de ter grande conhecimento para ser respeitado, já que com sua pouca idade poderia sentir dificuldades na construção de projetos para o Reino.

Nesta perspectiva entendemos que temos por responsabilidade, como filhos/as e servos/as, dar o nosso melhor, seja obedecendo ou coordenando, pois Cristo nos enviou para esse propósito. Devemos agir de forma excelente e exemplar, estando também em dia com nossa família, atividades escolares e igreja local, zelando pela imagem de líder e honrando o chamado de Deus para nós, ao qual aceitamos ser exemplos, para que através de nós os/as juvenis também se empenhem em trabalhar com entusiasmo em prol da Igreja e de Cristo!

 

3 – Como será articulado a comunicação da nova mesa para que os juvenis metodistas possam ter acesso às decisões, projetos e desafios futuros da Confederação? Será utilizado alguma ferramenta específica?

 A melhor ferramenta de comunicação que temos hoje é a internet. Faremos bom uso dela através de redes sociais, como Email, Blog, Facebook e Youtube, que serão utilizadas para divulgações de eventos e novidades, procurando sempre as melhores opções de comunicação pra que todos fiquem bem informados de tudo. Também utilizaremos a internet para publicação de vídeos e palavras, com o objetivo de motivar os/as juvenis e mantê-los/as firmes, unidos e ligados a Cristo também por esses meios.

4- A Juname 2012 foi realizada em julho e vocês presenciaram um dos momentos mais dinâmicos vivenciados pela juventude metodista. Vocês pensam em alguma estratégia junto às Federações para superar o número de inscritos esse ano?

Dentro dos documentos que recebemos (entre eles o Plano Nacional Missionário, aprovado no último Concílio Geral) temos orientações que vão ao encontro de um dos sonhos de todos os/as juvenis, que é crescer cada vez mais, e com isto estamos dentro das orientações de nossa Igreja Metodista, que trabalha a integralidade do indivíduo.

Estamos como Confederação oferecendo a oportunidade de crescimento pessoal, maior visão de mundo, visão missionária e principalmente, consolidando o/a juvenil em nossa igreja e demonstrando a força que temos quando somos unidos, observando que a expressão “Juntos somos mais fortes” é real.

A partir disto, sonhamos em crescer cada vez mais e proporcionar ao maior número de juvenis do Brasil a oportunidade de viver a experiência de ir à JUNAME e receber de Deus lá. A estratégia é motivar as lideranças para que todos de impulsionem e se foquem para conseguir levar o maior número de juvenis para essa celebração. Buscamos também crescer em Graça pra que todos/as que forem, sejam transformados/as e tenham o propósito de missão em seus corações.
 
 

5 – Acrescentem aqui os sonhos e projetos de vocês, e do Conselheiro Nacional, para esse mandato.

Mesa - Queremos juntamente com as federações, estarmos unidos objetivando integrar e construir, planejando nossos encontros nacionais, como a CaLiJu e a JuNaMe, vivendo os planos de Deus e sendo movidos/as por Ele. Queremos ser usados/as também para instruir e ajudar os/as Juvenis no trabalho e na vida com Jesus.

Para isso observamos a Carta Pastoral para o biênio, e de acordo com ela, estamos nos organizando como mesa e trabalhando desde nossa eleição com devocionais diárias e já observando o processo de discipulado que estamos construindo, pois percebemos a grande importância de estarmos atentos/as às orientações que recebemos por meio de nossos documentos.

Estamos animados/as para trabalhar, pois é um prazer estar na Confederação servindo para a construção do Reino de Deus e formação de juvenis com caráter de Cristo. Sonhamos em transformar essa nação, continuar esse trabalho lindo que as outras confederações fizeram, viver coisas novas, levando juvenis a conhecerem seu chamado e a sonharem com um novo tempo e uma geração diferente assim como temos sonhado!

Conselheiros Nacional - Luiz Alceu e Eliana Saparolli   - É muito interessante poder comentar um pouco sobre sonhos e projetos, suas realizações e construções.

Trabalhamos muito na capacitação de nossos/as adolescentes da mesa e na integração nacional. A resposta das federações foi maravilhosa. Existe hoje, integração, zelo e cuidado na construção e realização dos sonhos dos juvenis.

Ainda há muito por fazer! É preciso trabalhar para preparar este grupo e auxiliá-los a forjar a sua visão missionária, à luz dos nossos documentos e doutrinas, especialmente ao equilíbrio wesleyano dos atos de piedade e das obras de misericórdia. Não queremos valorizar um em detrimento do outro. Somos metodistas e, eles precisam andar juntos

O tempo passa muito rápido, ainda mais nesse idade.  Nosso objetivo é ajudá-los/as da melhor maneira possível nessa fase, no que diz respeito a todas as suas atuações, especialmente na Igreja e em todos os níveis, ou seja, local, distrital e regional, ajudando-os/as a perceber que a experiência vivida e o aprendizado adquirido nesse tempo, se leva para vida toda.

Dentre o nosso trabalho desejamos priorizar as seguintes questões: a importância e necessidade comprometimento para que o trabalho dê certo; a leitura bíblica e devocional diárias e acima de tudo a perspectiva da unidade, ou seja, juntos/as somos mais fortes.

Como grupo de trabalho, estamos lançando nossos sonhos para uma grande celebração em 2014 e convidamos a cada uma e cada um para sonharem e atuarem conosco nesta caminhada.

 

 

  ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

 

 


 ÁLBUM DE FOTOS AQUI!

 

ASSISTA AO VÍDEO OFICIAL DA JUNAME


Posts relacionados