Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/11/2010

Templo metodista é tombado no Jardim Botânico

Destacando-se como um marco referencial na paisagem urbana do Jardim Botânico, a Igreja Metodista foi tombada pela prefeitura, transformando-se em Patrimônio Cultural da cidade. Fundada em 3 de março de 1895, com apenas oito membros, teve sua construção iniciada em 1907 e concluída um ano depois. De estilo gótico, o prédio foi feito com material importado. A madeira (pinho de riga) e as telhas vieram da Europa.

Segundo o pastor titular, Jorge Cruz, o material era trazido por missionários, e o estilo também foi copiado da arquitetura de países frios da Europa, como o telhado, projetado para não acumular neve.

Ele diz que o tombamento do templo é de suma importância para manter as características da arquitetura:

— Vai proteger a estrutura. E mesmo que ocorram mudanças no bairro, a igreja está protegida.

A parte de trás do prédio é bem mais nova, tendo sido construída há cerca de 30 anos. Os vitrais existentes também foram colocados 20 anos atrás, em painéis de aço, para substituir as velhas janelas de madeira, que, após 80 anos e com grandes vãos, não resistiram ao tempo.

Leia a matéria na íntegra na edição desta quinta-feira no GLOBO-Zona Sul ou no Globo Digital (exclusivo para assinantes).


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães