Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2012

Equipe do Sombra e Água Fresca realiza capacitação em Moçambique

“e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”  Atos 1.8b

Integrantes da equipe nacional do projeto SAF - Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista, estiveram em Moçambique no final de agosto. O objetivo da viagem foi desenvolver dois encontros de capacitação e treinamento  para educadores e líderes da Igreja Metodista Moçambicana. Duas cidades foram visitadas, Maputo e Chicute. A missão durou 13 dias.


ÁLBUM DE FOTOS

 

 

 ÁLBUM DE FOTOS

 

Os integrantes do SAF relataram o roteiro da missão que você lê logo abaixo:

"Atendendo ao convite da Igreja Metodista Unida de Moçambique  que visa  desenvolver  um projeto nacional de apoio à criança e ao adolescente daquele país, quatro integrantes da  Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista do Brasil viajaram  àquele país no final de agosto e la permaneceram por dez dias desenvolvendo dois encontros de capacitação e treinamento  para  educadores e lideres da Igreja Metodista Moçambicana.

Nesses dois encontros, os quase 60 participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências, conhecer a  estrutura,  os fundamentos basicos e a metodologia  do SAF brasileiro, além de participarem de vivências na area da educação cristã, acompanhamento escolar,   arte e recreação e identificarem as mudanças e adptação que deverão ser feitas para que a proposta do SAF moçambicano corresponda à realidade local.

A implantação de um projeto missionário de apoio a criança e ao adolescente por parte da Igreja Metodista Unida de Moçambique é resultado de uma consulta e diálogo realizados no Brasil no inicio do ano passado.Essa Consulta contou com a  participação  de representantes da Igreja Metodista dos Estados Unidos,(Junta de Ministérios Globais e Conferencia da Virginia) da Alemanha, do Brasil, de Moçambique e  do CIEMAL.

Uma das propostas dessa Consulta  foi que a Igreja Metodista do Brasil  compartilhasse a experiência  do Projeto Sombra e Água com Igrejas Metodistas da America Latina e Africa. E para concretizar essa proposta , a Equipe Nacional do SAF  vem desde então orando, promovendo diálogos,  trocando  informações, realizando visitas e se preparando para o  desempenho dessa  importante missão.

Como parte da preparação da Equipe,  em novembro de 2011 a Coordenadora Nacional do SAF, Teca Greathouse  foi a Moçambique para ver mais de perto a realidade e conhecer as expectativas dos irmãos e irmãs da Igreja Metodista Moçambicana. Na ocasião  Teca  viajou por várias regiões do país,  visitou diversas  igrejas locais, intituições nacionais e dialogou com a liderança da Igreja Metodista daquele país  traçando com essa liderança  alguns passos para que meses mais tarde, nossa Equipe, ali fosse  para  realizar o tão sonhado treinamento de futuros educadores do Projeto SAF naquele continente.

A equipe que se deslocou para Moçambique no final de agosto passado foi composta por Teca Greathouse – coordenadora nacional do SAF no Brasil,  Rosicler  Ribeiro Passos – secretária executiva e as educadoras Telma Cezar e Dulce Leia Sathler Balmant. De Maputo a equipe se deslocou para Cambine e Chicuque, cerca de 600km de distância da capital e onde estão localizadas duas missões metodistas seculares.

Em Cambine está o Seminário Teológico e um orfanato que acolhe dezenas de crianças adolescentes e jovens. Em  Chicuque onde se  localiza o Hospital Metodista, uma creche e um  centro de formação comunitária, fomos acolhidos  por   quase  30 irmãos e irmãs que em clima de muita alegria e esperança  participaram do Encontro de Capacitação que  lhes oferecemos.

Retornando a Maputo, realizamos o segundo Encontro de Capacitação que também aconteceu em dois dias e contou com a participação de 27 pessoas que com muita dedicação se propuseram a levar a frente o sonho e a  esperança  de que o Projeto SAF aconteça em Moçambique, para a honra e glória do Senhor.

Já de volta ao Brasil, todas nós representantes da Equipe Nacional do SAF que lá  estivemos, demos graças a Deus pela semente ali  plantada,  pela vida dos irmãos da Igreja Metodista Unida da Conferência da  Virgínia - USA, que possibilitaram este treinamento , pela liderança da Igreja Metodista do Brasil que nos confiou esta grande responsabilidade, a Pastora Maísa Missionária Brasileira, agradecemos o apoio,   bem como por  todos aqueles que estiveram conosco em pensamento e  orações.

Foi muito gratificante testemunhar em terras tão longínquas,  o amor de Deus por nós  e como Ele tem usado o Projeto Sombra e Água Fresca para levar este amor a crianças e adolescentes  em muitos outros lugares. Que em Moçambique, bem como  entre nós aqui, jamais nos esqueçamos  de que “ todas as crianças são nossas crianças” e de que delas é o Reino dos Céus".


Belo Horizonte, 9 de setembro de 2012                                                                                

Teca Greathouse
Dulce Leia Sathler Balmant
Rosicler Ribeiro dos Passos
Telma  Czar Martins
Pela equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca


ÁLBUM DE FOTOS

 

 

 

ÁLBUM DE FOTOS


Posts relacionados