Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

evo morales condecora metodista

LA PAZ, Bolivia, Agosto 21, 2006

Fonte: ALC

Em ato emocionante realizado no Coliseu Julío Borelli, nesta capital, o presidente da República, Evo Morales, concedeu ontem a ordem nacional Condor dos Andes à Igreja Evangélica Metodista, que comemora o centenário de sua presença no país.

"O governo da Bolívia, sensível e consciente do trabalho da Igreja Metodista, entrega essa condecoração como um reconhecimento à sua contribuição social, educacional, pastoral e ao acompanhamento dos movimentos sociais", disse o presidente Evo Morales.

Morales evocou momentos significativos de contato com líderes metodistas, como os bispos Rolando Villenas, Eugenio Pomas e Zacarias Mamani, que o acompanharam nas lutas dos camponeses que cultivam coca na região de Chapare, nas lutas sindicais, na defesa dos direitos dos povos originários e nas marchas em defesa da vida.

Também participaram da celebração o vice-presidente da República, Álvaro García Línera, e a ministra da Justiça, Casimira Rodríguez, membro da Igreja Metodista e ex-secretária geral da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras do Lar.

Mais de sete mil pessoas, de diferentes lugares do país, lotaram o coliseu, num ambiente de grande entusiasmo, depois de desfilarem pelas principais ruas da capital, com bandas dos colégios metodistas e de 14 grupos de música autóctone, chamando a atenção do público.

Ao receber a condecoração que o Estado outorga a instituições por serviços prestados, o bispo Carlos Poma disse que esse era um tempo de fortalecimento espiritual e reiterou o compromisso da igreja de seguir trabalhando na evangelização e na ação social "porque o povo da Bolívia os necessita".

O líder metodista entregou a Morales um exemplar da "História da Igreja Metodista na Bolívia", escrita pelo pastor Delfin Quispe e lançado na semana passada por ocasião das celebrações do centenário da presença metodista no país.

A Igreja Metodista iniciou seu ministério em 1906 com o missionário estadunidense Francis Harrington. Atualmente, tem 188 igrejas organizadas na Bolívia, com uma membresia próxima aos dez mil fiéis. Conta, ainda com dez Institutos Americanos, colégios de grande prestígio no país.

Na década de 70 do século passado, a Igreja Metodista teve papel destacado na Assembléia Permanente dos Direitos Humanos, nos projetos de educação popular. Atualmente, ela integra o "Mecanismo de Controle Social", organismo que supervisiona a boa administração dos recursos do Estado.

© Agencia Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Pastoreio durante a pandemia e desafios do isolamento social | Diálogo em tempos de crise

Já está no ar o quarto episódio da séria Diálogo em tempos de crise. Hoje, o Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, presidente do Colégio Episcopal, conduz a conversa com o Bispo Paulo Rangel, presidente da 1ª Região Eclesiástica, Bispo Emanuel Siqueira (Mano), presidente da 7ª Região Eclesiástica e Bispo Fábio Cosme, presidente da Região Missionária da Amazônia (REMA). 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães