Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 26/03/2015
Expositor Cristão aborda importância da Água

Nós, metodistas, ressaltamos a importância do meio ambiente. Por isso, em seu Plano Nacional Missionário (PNM) - 2012-2016 - na ênfase 5 extraímos: implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do meio ambiente. Considerando-se as atuais condições de vida no planeta Terra – com a devastação das áreas verdes, a escassez de água, o acúmulo de lixo etc. – a atuação missionária, em sua vertente social, também deve apoiar, incentivar e participar das iniciativas em defesa da preservação do meio ambiente.
Sugiro que o tema da água possa ocupar as nossas atenções ao longo do ano de 2015. Os/As estudiosos/as estão apresentando dados concretos da profunda crise de abastecimento que estamos vivendo. Este ano vimos o caso da cidade de São Paulo. Os reservatórios do sistema Cantareira chegaram a um patamar indesejável e agora precisamos de chuvas periódicas durante 5 anos. Um quadro assustador!
Primeira Ação
Projetos que possam ressaltar a importância da presença de Cristo na vivência da comunidade. Ou seja, ações que sinalizem Jesus Cristo como a fonte da água da vida. Por exemplo, o diálogo de Jesus com a mulher samaritana (João 4.1-30) oferece lições extraordinárias para aquela época, bem como para nós hoje. Na verdade, o conteúdo desse diálogo aponta que a metáfora da água é universal. Todos/as nós precisamos de água para a nossa saúde pessoal e comunitária. Precisamos de uma ação missionária que possa oferecer a água da vida: Jesus. Do mesmo modo, carecemos da água da graça de Deus para a nossa existência. Vivemos numa sociedade com muita expectativa de consumo e, consequentemente, sedenta de sensibilidade e amor.
Segunda Ação
Projetos que possam dinamizar o dia a dia da Educação Cristã. A Escola Dominical, os grupos societários, os grupos de discipulados constituem excelentes espaços para o crescimento na maturidade cristã. Esse crescimento passa por ações que possam ajudar a comunidade manter projetos relacionados à água no dia a dia da igreja. Por exemplo, revisão das instalações hidráulicas, reaproveitamento da água da chuva, construção de poços artesianos. Uma ação educativa que possa envolver todos os segmentos da comunidade de fé e serviço. Do mesmo modo, programações litúrgicas poderão ser trabalhadas utilizando o simbolismo da água, como por exemplo, o batismo como símbolo de purificação, aliança e compromisso missionário.
Terceira Ação
Ações que possam contribuir com políticas públicas sobre a água. Como Igreja instamos, pessoal e comunitariamente, a participar da missão de Deus. Essa missão implica, como foi dito, num compromisso ecológico, objetivando defender os princípios inegociáveis da vida que, em última instância, passa pelo direito público da água. Por isso, as políticas governamentais precisam evidenciar um marco legal sobre o uso da água. Nessa direção, precisamos fortalecer as políticas já existentes, bem como outras que possibilitem garantir água para todas as pessoas.
Por fim, trago à memória a mensagem de esperança vivida por João na Ilha de Patmos: Vi novo céu e nova terra [...] Então, me mostrou o rio de água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro (Apocalipse 21.1a; 22.1).
Que imagem maravilhosa! Uma mensagem de transformação, rios não poluídos, rio que oferece, gratuitamente, água cristalina para a convivência dos povos! Rio que alimenta a natureza! Árvores, praças... para comunhão e partilha! Por isso, João encerra a sua carta com um comovente apelo: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. (Apocalipse 22.17b).
/// Artigo publicado originalmente na Revista Voz Missionária, edição jan.-fev. de 2015.
Adriel de Souza Maia
Bispo Emérito da Igreja Metodista
Editor no Cenáculo
Tags: água, expositor cristão, igreja metodista, reflexão
Posts relacionados
EC de julho
Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.
[EC] Webinar do Metodismo Mundial
O webinar será realizado nos sábados do mês de agosto, dias 1º, 8, 15, 22 e 29, pela manhã, das 8h30 às 12h, e contará com palestras, diálogos e painéis, além de uma sessão especial opcional das 19h às 20h30 (horário de São Paulo, Brasil). As sessões ocorrerão através da plataforma de videoconferência Zoom.
EC de março: Mulheres e a missão
"No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, procuramos trazer na matéria de capa o trabalho delas na Seara do Senhor. Na verdade, a iniciativa veio a calhar com a solicitação enviada de alguns/as leitores/as para a publicação de mais estudos e doutrinas em nosso jornal. Portanto, iniciamos a série Mulheres na Missão."
Tema da família é capa do Expositor Cristão de maio. Faça o download!
Família pastoral, filhos/as de pastores/as, divórcio, reconstrução do lar são alguns assuntos na edição de abril do Expositor Cristão. Confira!
Expositor Cristão aborda o tema: vocação pastoral
Receber um chamado para cuidar do rebanho de Deus é um privilégio e uma grande responsabilidade. Conheça os dilemas, desafios e a preparação de pastores e pastoras para este ministério!
Saiba como foi a conferência da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas
O evento todo girou em torno do tema “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos – Promovendo educação para a paz nas novas gerações de líderes globais”
Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as
Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago
Metodistas: intérpretes da conexidade
Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição