Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 22/01/2016

Expositor Cristão de fevereiro aborda tema da Escola Dominical

Início de um novo período eclesiástico, um novo tempo, novos projetos pessoais e ministeriais. Em 2016 também se completa 180 anos que aconteceu a primeira Escola Dominical no Rio de Janeiro. Nesta edição, vamos discutir a importância da Escola Dominical na vida da Igreja. Ela é importante na formação cristã? 
 
No contexto atual da Igreja em que o 19º Concílio Geral, realizado em 2011, apontou para o avanço missionário, a tônica do discipulado é muito presente nas igrejas locais. Alguns/as líderes não apoiam mais os grupos societários, a Escola Dominical nas comunidades locais foi transformada em espaços para as “escolas de líderes”.
 
A pergunta que me deixa inquieto é: a Escola Dominical, então, não forma liderança? Na minha opinião, sim. Além de eu mesmo ser fruto dessa formação, conheço vários/as pastores/as que, se hoje estão no ministério pastoral, é graças à Escola Dominical, pois foi lá que eles/as foram discipulados/as, amadureceram na fé com uma visão crítica de um cristianismo barato que impera em nosso tempo escandalizando o nome do Senhor.
 
 Há relatos, no início, que apontam pessoas que caminhavam de duas a três milhas sob sol forte até o lugar onde aconteciam as aulas. Hoje, o que se nota em muitas igrejas é uma presença dizimal de frequentadores. A Escola Dominical precisa ser dinamizada, modernizada, mas sem perder o caráter de formação cristã, de discipulado, pois ela está presente na vida, em nossa tradição! 
 
A formação de uma boa liderança passa pelos ensinamentos bíblicos que são adquiridos por meio do ensino, da vivência e prática da Palavra de Deus. Oba-oba já tem muita gente fazendo por aí. O diferencial do metodismo é, de fato, o amor, o social, a educação, os pequenos grupos wesleyanos e, na Escola Dominical, há espaços para isso. Juntos é possível ter vários pequenos grupos que estudam, discordam, discutem, amam e crescem unidos em comunhão. 
 
Que Deus nos ajude,
 
José Geraldo Magalhães
Editor-chefe
 
 
 
 

Tags: Expositor Cristão, Prêmio Areté, Angular Editora


Posts relacionados

Expositor Cristão, Geral, por Sara de Paula

Lançamento: Documentário sobre Salmos com Eugene Peterson e Bono Vox

Saiba como assistir on-line o curta onde autor e cantor conversam sobre a poesia na Bíblia Sagrada

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Igrejas Históricas emitem pronunciamento sobre as eleições 2014

As igrejas evangélicas históricas do Brasil, em virtude da realização das eleições gerais em 5 de outubro (1º turno) e em 26 de outubro (2º turno) e considerando o papel de seus membros no exercício pleno da cidadania, bem como o comprometimento dessas igrejas com o Estado democrático de direito e o seu reconhecimento e apoio às instituições democráticas, expressas nos Poderes constituídos da República, vêm junto a seus membros e à sociedade brasileira em geral fazer o seguinte pronunciamento. Saiba mais!

Expositor Cristão, Mídia, por Herbert

Confira como foi o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista

A alegria contagiante, a hospitalidade calorosa, o fervor missionário fortalecido a cada encontro, plenária, conversa. Foi nesse clima que ocorreu o Seminário Mundial de Evangelismo Metodista, de 6 a 12 de agosto, em Recife/PE.