Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais - 22/01/2016
Expositor Cristão de fevereiro aborda tema da Escola Dominical

No contexto atual da Igreja em que o 19º Concílio Geral, realizado em 2011, apontou para o avanço missionário, a tônica do discipulado é muito presente nas igrejas locais. Alguns/as líderes não apoiam mais os grupos societários, a Escola Dominical nas comunidades locais foi transformada em espaços para as “escolas de líderes”.
A pergunta que me deixa inquieto é: a Escola Dominical, então, não forma liderança? Na minha opinião, sim. Além de eu mesmo ser fruto dessa formação, conheço vários/as pastores/as que, se hoje estão no ministério pastoral, é graças à Escola Dominical, pois foi lá que eles/as foram discipulados/as, amadureceram na fé com uma visão crítica de um cristianismo barato que impera em nosso tempo escandalizando o nome do Senhor.
Há relatos, no início, que apontam pessoas que caminhavam de duas a três milhas sob sol forte até o lugar onde aconteciam as aulas. Hoje, o que se nota em muitas igrejas é uma presença dizimal de frequentadores. A Escola Dominical precisa ser dinamizada, modernizada, mas sem perder o caráter de formação cristã, de discipulado, pois ela está presente na vida, em nossa tradição!
A formação de uma boa liderança passa pelos ensinamentos bíblicos que são adquiridos por meio do ensino, da vivência e prática da Palavra de Deus. Oba-oba já tem muita gente fazendo por aí. O diferencial do metodismo é, de fato, o amor, o social, a educação, os pequenos grupos wesleyanos e, na Escola Dominical, há espaços para isso. Juntos é possível ter vários pequenos grupos que estudam, discordam, discutem, amam e crescem unidos em comunhão.
Que Deus nos ajude,
José Geraldo Magalhães
Editor-chefe
Tags: Expositor Cristão, Prêmio Areté, Angular Editora
Posts relacionados
Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP
A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.
A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.
Carta Aberta da Sociedade de Mulheres contra a Cultura do Estupro
O texto faz referência ao estupro coletivo que aconteceu no Rio de Janeiro, contra uma adolescente de 16 anos
[VÍDEO] Igreja Metodista se une em campanha da Quinta-Feira Preta. Você conhece?
A Igreja Metodista se une na campanha QUINTA-FEIRA PRETA que acontece, por tempo indeterminado, todas as quintas-feiras. O motivo da campanha é combater todo tipo de violência contra a mulher e todo tipo de preconceito.
Ouça o Projeto Piloto Web Rádio Metodista e dê sugestões!
No último dia da Feira Literária Internacional Cristã (FLIC), a Confederação Metodista de Mulheres Metodistas convidou a bispa metodista Marisa de Freitas Ferreira para falar sobre o tema da “Mulher cristã e a formação intelectual”. Confira os detalhes!
Projetos Missionários mobilizam metodistas pelo Brasil
O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles/as deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar e demonstrar na prática o amor de Deus. “Não há nada melhor! É um grande privilégio”, exclama a metodista da 5ª Região, Jane Eyre. Veja os detalhes!
Metodistas: intérpretes da conexidade
Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição