Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão - 28/01/2015

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Lembro-me da primeira Juname que participei, no Sesc Grussaí/RJ no ano 2000. O tema do encontro “Cumpra em mim os teus planos”, marcou minha adolescência. Foi inesquecível conhecer juvenis metodistas de várias partes do Brasil e presenciar a unidade em meio à tanta diversidade. Esta é uma das maiores riquezas da nossa Igreja Metodista.

Quinze anos depois, tive o privilégio de acompanhar mais uma edição da Juname. Evento que reuniu cerca de mil adolescentes em Sumaré/SP e proporcionou cenas espetaculares: juvenis sendo impactados/as por Deus e saindo das “quatro paredes” para anunciar Jesus. Uma multidão marchou pelas ruas da cidade, cantou e dançou com alegria contagiante em uma praça.

A Juname sempre nos mostra como é importante investir nos/as adolescentes! Eles/as vivenciam um período marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. São pressionados/as a tomar decisões em relação ao futuro, a assumir responsabilidades e estão sujeitos/as a propostas enganosas diariamente. Sem o auxílio devido da família, escola e também da igreja, muitos/as experimentam as drogas, o sexo antes da hora e a violência.

No Brasil, a gravidez precoce tem se transformado em problema de saúde pública. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos/as de mães adolescentes. Há sérios problemas ainda em relação à educação. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 59 terminam e apenas 40 concluem o ensino médio.

A depressão é a principal causa de doença entre os/as adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os três principais motivos de morte, nesta faixa etária, são os acidentes de trânsito, a aids e o suicídio.

Jesus nos desafia a sair das “quatro paredes”, a ser sal e luz, para alterar essas e outras estatísticas. Por isso, nossas igrejas devem estar mobilizadas em atrair e cuidar dos/as adolescentes. Eles/as devem receber atenção e cuidado para construirmos um futuro melhor e para que muitas outras Juname’s sejam realizadas.

Que este Expositor Cristão inspire você e sua comunidade de fé neste propósito. Deus abençoe sua vida! Boa leitura.

 

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

                       

 
 
 
 

Leia online

 

 

Tags: Expositor Cristão, juname, Igreja Metodista, Fevereiro, 2015, juvenis


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de junho: 21º Concílio Geral

Esta é a última edição antes do Concílio Geral, a ser realizado no início de julho em Sorocaba. Será um tempo de decisões, eleições, estratégias missionárias e debates sobre diversos assuntos. Nesta edição procuramos trazer um pouco mais sobre o 21º Concílio Geral. Algumas propostas que devem ser discutidas, por exemplo, uma reforma da Associação da Igreja Metodista, os/as candidatos ao ministério episcopal, estatística. A Igreja Metodista avançou ou cresceu nos últimos anos?

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Cartão de Páscoa 2022

Acesse e compartilhe o cartao de Páscoa da Igreja Metodista!  Na partilha ameniza-se a dor. No repartir o pão, há alegria da esperança.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Comissão Geral de Constituição e Justiça é empossada em SP

A Comissão Geral de Constituição e Justiça (CGCJ), eleita no 20ºConcílio Geral, foi empossada na manhã de hoje (6), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O ato de posse foi conduzido pelo Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Adonias Pereira do Lago.    A reunião iniciou às 9h com o cântico do HE 140 seguido pela leitura do Salmo 19. O Bispo Adonias chamou à atenção para o “meditar e refletir” na Palavra de Deus à luz do versículo 14 do salmo lido. “Certamente, isso irá diminuir as demandas judiciais”, disse o Bispo.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Camâra Nacional de Discipulado se reúne no interior de São Paulo

A Câmara Nacional de Discipulado da Igreja Metodista  está reunida na Sede Regional da 5ª Região Eclesiástica. Na abertura do encontro que aconteceu na quarta-feira (19), o bispo Adonias Pereira do Lago trouxe uma reflexão sobre missão e o discipulado que gera a missão e vice versa.