Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais, Mídia, Expositor Cristão - 28/01/2015

Expositor Cristão: confira todos os detalhes da Juname 2015

Lembro-me da primeira Juname que participei, no Sesc Grussaí/RJ no ano 2000. O tema do encontro “Cumpra em mim os teus planos”, marcou minha adolescência. Foi inesquecível conhecer juvenis metodistas de várias partes do Brasil e presenciar a unidade em meio à tanta diversidade. Esta é uma das maiores riquezas da nossa Igreja Metodista.

Quinze anos depois, tive o privilégio de acompanhar mais uma edição da Juname. Evento que reuniu cerca de mil adolescentes em Sumaré/SP e proporcionou cenas espetaculares: juvenis sendo impactados/as por Deus e saindo das “quatro paredes” para anunciar Jesus. Uma multidão marchou pelas ruas da cidade, cantou e dançou com alegria contagiante em uma praça.

A Juname sempre nos mostra como é importante investir nos/as adolescentes! Eles/as vivenciam um período marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. São pressionados/as a tomar decisões em relação ao futuro, a assumir responsabilidades e estão sujeitos/as a propostas enganosas diariamente. Sem o auxílio devido da família, escola e também da igreja, muitos/as experimentam as drogas, o sexo antes da hora e a violência.

No Brasil, a gravidez precoce tem se transformado em problema de saúde pública. O país registra anualmente o nascimento de 300 mil crianças que são filhos/as de mães adolescentes. Há sérios problemas ainda em relação à educação. De cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, 59 terminam e apenas 40 concluem o ensino médio.

A depressão é a principal causa de doença entre os/as adolescentes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os três principais motivos de morte, nesta faixa etária, são os acidentes de trânsito, a aids e o suicídio.

Jesus nos desafia a sair das “quatro paredes”, a ser sal e luz, para alterar essas e outras estatísticas. Por isso, nossas igrejas devem estar mobilizadas em atrair e cuidar dos/as adolescentes. Eles/as devem receber atenção e cuidado para construirmos um futuro melhor e para que muitas outras Juname’s sejam realizadas.

Que este Expositor Cristão inspire você e sua comunidade de fé neste propósito. Deus abençoe sua vida! Boa leitura.

 

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor

                       

 
 
 
 

Leia online

 

 

Tags: Expositor Cristão, juname, Igreja Metodista, Fevereiro, 2015, juvenis


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Escola Dominical, por Sara de Paula

Um diálogo sobre a infância de Jesus

Natal é tempo de celebrar a vinda do Deus menino, que cresceu em graça estatura e sabedoria com a missão de salvar a humanidade. Nesta última conversa do ano vamos dialogar sobre a infância de Jesus.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

EDITAL DE SELEÇÃO: logomarca do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista. Veja os detalhes!

Envie sua proposta para a logomarca do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista. Para mais detalhes, confira o Edital de Seleção!

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: Canal para o diálogo e unidade

Quando o Conselho Editorial do Expositor Cristão (EC) se (re)encontrou em fevereiro de 2013, certamente imaginava que havia muito o que fazer. Afinal, o centenário órgão oficial da Igreja Metodista, mesmo bem cuidado pelos editores/as e demais colaboradores/as ao longo dos anos, carecia de mudanças. fonte: Conselho Editorial / 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Bispo Luiz Vergilio fala sobre a realidade das instituições de ensino da Igreja Metodista

O Metodismo continuará a exercer sua missão educacional no quer for possível economicamente; cuja origem passou pelas antigas escolas paroquiais, para o atendimento às crianças pobres, e para a promoção do Evangelho; fundadas no exemplo do que fez o Rev. John Wesley ao instituir a Escola de Kingswood, em 1748, e que continua funcionando até hoje.