Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 30/12/2014

Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração

Oração confronta a natureza humana. Em nossa sociedade, somos ensinados/as a acreditar em nós mesmos/as, a adquirir confiança, autonomia e independência em todas as áreas da vida. Evidentemente, estas são características importantes na construção da cidadania. Porém, se tais atributos gerarem autossuficiência, a oração será sempre uma interrupção incômoda e desnecessária.
 
Quando é difícil encaixar a oração na agenda e resolver do nosso jeito parece ser a melhor opção, precisamos rever nossa vida cristã. Em geral, só nos lembraremos deste recurso ao enfrentar tragédias, provações, derrotas, sofrimento e adversidades. Quando Jesus ensinou seus/as seguidores/as a orar, propôs um caminho mais amplo: de intimidade, confiança e relacionamento pessoal com o Pai.
 
Por isso, quando oramos, nos opomos a orgulhosa natureza humana. Somos desafiados/as a confiar na provisão e na suficiência de Deus em todo o tempo. O apóstolo Paulo nos ensina: “não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus” (Fp 4.6-7).
 
Por meio da oração recebemos a paz de Deus. Paz, costuma faltar para pessoas autossuficientes, preocupadas com o que vão fazer e como vão resolver. Orar nos faz conhecer o poder divino, que transforma circunstâncias, relacionamentos, remove dificuldades e obstáculos. Como se diz: quando trabalhamos, nós trabalhamos, mas quando oramos, Deus trabalha.
 
Começamos o ano de 2015 ressaltando a importância da oração. Nesta época, estabelecemos planos, metas e traçamos objetivos. As igrejas aprovam planejamentos, agendas e definem uma série de atividades. É tempo de rejeitar o sentimento de autossuficiência, colocar em oração todos os projetos e lembrar das palavras de Jesus: “porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5b).
 
Nesta primeira edição de 2015, o Expositor Cristão convida você e sua igreja a estudar sobre o tema oração. Nosso desejo é que as próximas páginas sejam inspiradoras e auxiliem nesta caminhada. Não deixe de distribuir o nosso jornal em sua comunidade de fé. Divulgue o informativo oficial da Igreja Metodista que está fazendo aniversário este mês – 129 anos de história, tradição e credibilidade. Contamos com você! Deus abençoe e boa leitura.
 
Marcelo Ramiro
Editor
 
 
 

Leia online

 

 

Tags: Expositor Cristão, oração, Igreja Metodista, Janeiro, 2015, jornal, intercessão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de outubro: última sessão do 21CG

Terminou o 21º CG. Sim, a terceira fase do 21º Concílio Geral foi encerrada em clima de harmonia, paz e direção do Espírito Santo, em sua última sessão on-line, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro. Foram esclarecidas e debatidas várias propostas, as quais haviam sido encaminhadas anteriormente às delegações regionais.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de fevereiro: ansiedade

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação. Baixe a edição de fevereiro gratuitamente. 

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

É Natal! Jesus Nasceu!

Sem dúvida que Natal é tempo de festa. É aniversário de Jesus. Num certo ano, num certo dia e mês, Deus se tornou uma criança e nasceu do ventre de uma jovem judia. Desta maneira, a humanidade conhece o único caminho que pode conduzi-la à restauração. 

Expositor Cristão, Mídia, Social, por José Geraldo Magalhães

Projetos Missionários mobilizam metodistas pelo Brasil

O mês das férias é sinônimo de missão para metodistas em todo o Brasil. Eles/as deixam casa, família, descanso e lazer para evangelizar e demonstrar na prática o amor de Deus. “Não há nada melhor! É um grande privilégio”, exclama a metodista da 5ª Região, Jane Eyre. Veja os detalhes!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas

A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro / 

no Cenáculo, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

O lugar onde o mundo se reúne para orar

Filha de pastor e vocacionada aos dez anos de idade para a obra missionária, a editora mundial do The Upper Room, Sarah Wilke, visitou o Brasil para participar das homenagens dos 75 anos da publicação em língua portuguesa — o no Cenáculo. Alegre com as comemorações, ela conversou com o Expositor Cristão e falou sobre os planos do devocionário para o futuro. fonte: José Geraldo Magalhães /