Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015

Expositor Cristão de julho: Igreja comprometida com o próximo

A missão da Igreja está subordinada à missão de Jesus: anunciar o reino de Deus. Anunciar quer dizer proclamar e também agir. A prática das boas obras torna visível o reino que já veio e aponta para o reino que está por vir. Cada seguidor/a do Mestre deve entender que foi criado/a para boas obras, que Deus de antemão preparou (Efésios 2.10).
 
O reino de Deus, no entanto, vai além do assistencialismo e de intenções positivas de tornar o mundo melhor. A missão da Igreja é anunciar o poder transformador de Deus, que traz boas novas aos/às pobres, liberdade aos/às presos/as, vista aos/às cegos/as e libertação aos/às cativos/as (Lucas 4.18). Esta é a motivação geradora de serviço ao próximo e da evangelização.
 
Foi assim que Jesus e seus apóstolos cumpriram a missão e anunciaram o reino de Deus. Vida cristã saudável está alicerçada na Palavra e na ação social. As duas práticas são tão essenciais para a Igreja quanto as asas de um pássaro durante o voo. Ao negligenciar uma delas, perde-se o equilíbrio e a capacidade de cumprir o chamado.
 
Esta mensagem faz sentido ainda maior para o povo metodista, que valoriza as questões sociais desde sua origem. A experiência pessoal com Deus, revelada pelos atos de piedade, é inseparável da experiência social (obras de misericórdia), explícitas por meio do serviço. Na perspectiva metodista, não existe santificação solitária. Ela é social, compartilhada e comunitária, para que a Igreja seja “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16).
 
Nesta edição, o Expositor Cristão ressalta o valor da ação social para o anúncio do reino de Deus. Na Igreja Metodista, iniciativas nessa área começaram em 1906, com a criação da Missão Central, primeiro nome dado ao Instituto Central do Povo, no Rio de Janeiro/RJ. Hoje, os/as metodistas desenvolvem centenas de projetos sociais pelo Brasil. Exemplos não faltam, mas ainda há muito a ser feito. Sinta-se motivado/a a fazer parte dessa missão!
 
Boa leitura!
 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 


 

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.
 

Tags: ação social, igreja metodista, o semeador, expositor cristão


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Metodistas Pela Vacina #MetodistasPelaVacina

O tema de 2021 da Igreja Metodista, Discípulas e Discípulos anunciam as boas notícias da graça, nos convida a partilhar informações e acontecimentos que refletem o amor e cuidado de Deus para com seus filhos e filhas. A campanha nacional "Metodistas Pela Vacina", é uma mobilização que permite que você mostre para igreja esse momento de esperança, que é a vacinação contra a Covid-19.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lutero como tradutor

Estamos nos aproximando das comemorações do dia da Reforma. Tradicionalmente esta celebração tem sido relacionada com o dia em que Martin Lutero afixou no portão da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, mas não se pode perder de vista que a Reforma é muito mais que isso.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal na Faculdade de Teologia

Palestras dos/a bispos/a abordam a temática do discipulado