Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015

Expositor Cristão de julho: Igreja comprometida com o próximo

A missão da Igreja está subordinada à missão de Jesus: anunciar o reino de Deus. Anunciar quer dizer proclamar e também agir. A prática das boas obras torna visível o reino que já veio e aponta para o reino que está por vir. Cada seguidor/a do Mestre deve entender que foi criado/a para boas obras, que Deus de antemão preparou (Efésios 2.10).
 
O reino de Deus, no entanto, vai além do assistencialismo e de intenções positivas de tornar o mundo melhor. A missão da Igreja é anunciar o poder transformador de Deus, que traz boas novas aos/às pobres, liberdade aos/às presos/as, vista aos/às cegos/as e libertação aos/às cativos/as (Lucas 4.18). Esta é a motivação geradora de serviço ao próximo e da evangelização.
 
Foi assim que Jesus e seus apóstolos cumpriram a missão e anunciaram o reino de Deus. Vida cristã saudável está alicerçada na Palavra e na ação social. As duas práticas são tão essenciais para a Igreja quanto as asas de um pássaro durante o voo. Ao negligenciar uma delas, perde-se o equilíbrio e a capacidade de cumprir o chamado.
 
Esta mensagem faz sentido ainda maior para o povo metodista, que valoriza as questões sociais desde sua origem. A experiência pessoal com Deus, revelada pelos atos de piedade, é inseparável da experiência social (obras de misericórdia), explícitas por meio do serviço. Na perspectiva metodista, não existe santificação solitária. Ela é social, compartilhada e comunitária, para que a Igreja seja “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16).
 
Nesta edição, o Expositor Cristão ressalta o valor da ação social para o anúncio do reino de Deus. Na Igreja Metodista, iniciativas nessa área começaram em 1906, com a criação da Missão Central, primeiro nome dado ao Instituto Central do Povo, no Rio de Janeiro/RJ. Hoje, os/as metodistas desenvolvem centenas de projetos sociais pelo Brasil. Exemplos não faltam, mas ainda há muito a ser feito. Sinta-se motivado/a a fazer parte dessa missão!
 
Boa leitura!
 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 


 

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.
 

Tags: ação social, igreja metodista, o semeador, expositor cristão


Posts relacionados