Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia | 30/09/2014 às 18:05:10

Expositor Cristão de outubro: o que é igreja cidadã?

A Igreja pode assumir diferentes posturas diante da sociedade. Algumas ações religiosas são isolacionistas, pois consideram o “mundo” pervertido e pecaminoso. Há também posturas intervencionistas, voltadas para o alívio do sofrimento de determinadas pessoas, em especial as pobres. No entanto, as causas das demandas que criam famintos/as, analfabetos/as, criminosos/as, sem-moradia, doentes e presos/as nem sempre fazem parte da pauta de nossas atividades e reuniões.
 
Com o rótulo de “Responsabilidade Social” a Igreja assume o mesmo discurso do mercado capitalista globalizado, sem, muitas vezes, refletir e atuar sobre as estruturas que geram problemas, crises e morte. A presença pública religiosa torna-se utilitarista na medida em que procura apenas visibilidade e reconhecimento da sociedade.
 
A igreja é desafiada a ir além, assumindo uma postura crítica, profética e cidadã. Nossos templos devem ser locais de reflexão, estudos e instrução. Somos chamados/as a não só prover respostas ao sofrimento humano, mas participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.
 
Neste sentido, o voto é primordial. “Ao colocarmos nosso voto na urna, estamos votando em ideias, programas partidários, alianças e pessoas. O voto ético (...) não se deixa levar pelas aparências, e sim, fortalece a verdade que liberta. Ele é consciente e traz à memória o que nos pode dar esperança de uma sociedade cidadã”, alertaram os/a bispos/a no pronunciamento oficial publicado no Expositor Cristão do último mês de agosto.
 
Em tempo de eleições para cargos públicos, devemos assumir um compromisso pedagógico com a dimensão cidadã do Corpo de Cristo. Nosso objetivo com o Expositor Cristão é ampliar esta reflexão e estimular você e sua igreja local a debater o assunto. Cremos que assim, nossa Igreja Metodista será ainda mais reconhecida como uma comunidade missionária a serviço do povo.
 
Marcelo Ramiro
Editor 
 
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014