Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 30/09/2014
Expositor Cristão de outubro: o que é igreja cidadã?
A Igreja pode assumir diferentes posturas diante da sociedade. Algumas ações religiosas são isolacionistas, pois consideram o “mundo” pervertido e pecaminoso. Há também posturas intervencionistas, voltadas para o alívio do sofrimento de determinadas pessoas, em especial as pobres. No entanto, as causas das demandas que criam famintos/as, analfabetos/as, criminosos/as, sem-moradia, doentes e presos/as nem sempre fazem parte da pauta de nossas atividades e reuniões.
Com o rótulo de “Responsabilidade Social” a Igreja assume o mesmo discurso do mercado capitalista globalizado, sem, muitas vezes, refletir e atuar sobre as estruturas que geram problemas, crises e morte. A presença pública religiosa torna-se utilitarista na medida em que procura apenas visibilidade e reconhecimento da sociedade.
A igreja é desafiada a ir além, assumindo uma postura crítica, profética e cidadã. Nossos templos devem ser locais de reflexão, estudos e instrução. Somos chamados/as a não só prover respostas ao sofrimento humano, mas participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária.
Neste sentido, o voto é primordial. “Ao colocarmos nosso voto na urna, estamos votando em ideias, programas partidários, alianças e pessoas. O voto ético (...) não se deixa levar pelas aparências, e sim, fortalece a verdade que liberta. Ele é consciente e traz à memória o que nos pode dar esperança de uma sociedade cidadã”, alertaram os/a bispos/a no pronunciamento oficial publicado no Expositor Cristão do último mês de agosto.
Em tempo de eleições para cargos públicos, devemos assumir um compromisso pedagógico com a dimensão cidadã do Corpo de Cristo. Nosso objetivo com o Expositor Cristão é ampliar esta reflexão e estimular você e sua igreja local a debater o assunto. Cremos que assim, nossa Igreja Metodista será ainda mais reconhecida como uma comunidade missionária a serviço do povo.
Marcelo Ramiro
Editor
Leia online
Tags: expositor-cristao-2014
Posts relacionados
EC de janeiro: 21º Concílio Geral
Pela primeira vez na história da Igreja Metodis-ta, após 20 Concílios Gerais, foi realizada uma ses-são on-line no dia 11 de dezembro. A pandemia da covid-19 contribuiu para o adiamento do conclave, que ocorreria em julho e, posteriormente, em outubro, sendo adiado mais de uma vez. O alto índice de mortes inviabilizou a realização do evento, que seria em Sorocaba, interior de São Paulo.
Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais
Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social. Novas configurações familiares quebram paradigmas e convidam a igreja a se abrir para o debate. Conheça o propósito de Deus para a família e reflita sobre o papel da igreja diante dessa nova dinâmica social.
Expositor Cristão: Igreja na Era Digital
Com as facilidades que temos hoje, com um universo crescente de plataformas digitais à disposição para uso gratuito e, frente ao espantoso número de quase um terço da população mundial conectada, boa parte do dia via smartphones e tablets, é difícil encontrar justificativas para não estar nas mídias sociais digitais. São todas ferramentas úteis, de fácil produção e distribuição, mas que carecem de um comportamento mais responsável e profissional no uso. Vejamos os principais desafios:
Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração
Que a oração é importante ninguém duvida. Mas, por que tantas igrejas têm dificuldade para motivar pessoas nesta área? Reflita sobre o assunto e comece 2015 orando!
Caminhando com as crianças: uma conversa com pais e educadores!
"Crianças aprendem mais com nosso exemplo do que por aquilo que falamos a elas". Confira a reflexão da coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças!
Juventude mobilizada na Copa do Mundo
A Copa do Mundo vai trazer ao Brasil 600 mil turistas de acordo com o Governo Federal. Tantos visitantes trazem a tona gargalos como mobilidade, atuação dos órgãos públicos, limpeza e segurança. Desafios logísticos à parte, a presença de estrangeiros/as é também uma grande oportunidade evangelística. fonte: Marcelo Ramiro /
foto: José Geraldo Magalhães