Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 24/03/2015

Expositor Cristão: Desafio Pastoral Hoje

Quando o apóstolo Paulo nos diz em Efésios 4 para “permanecermos na vocação para a qual fomos chamados”, ele tinha em mente que todos/as aqueles/as que aceitam o chamado de aderir à fé no Senhor Jesus têm diante de si uma “vocação universal”.
 
Lutero ao ser protagonista da Reforma do século 16 afirma num de seus princípios o “Sacerdócio Universal de todos os que creem”. Isso não significa apenas o nosso acesso livre a Cristo, mas o fato de que todos/as temos um sacerdócio exercido através dos dons concedidos pelo Espírito.
 
Dentre aqueles/as que aceitam o chamado de Cristo e fazem parte da continuidade do Seu sacerdócio no mundo e na história, Deus em Sua graça e sabedoria chama alguns/as para exercerem o ministério pastoral, junto com o laicato e a Igreja, pois acima de tudo, o “ministério é da Igreja, corpo vivo do Senhor Jesus”. 
 
No contexto da sociedade atual, pós moderna com suas peculiaridades, entendemos que ser “pastor” ou “pastora” é uma das vocações mais necessárias, urgentes e de realce.
Não o ser pastor/a para ter reconhecimento, ganhar autoridade, possuir uma igreja própria ou ter uma mega igreja. Não ser pastor/a para aspirar uma posição de destaque na denominação, chegar às posições mais elevadas, inclusive ser o/a presidente, gerente ou líder maior.
 
A referência da vivência vocacional pastoral é o ministério de Jesus Cristo. Ele foi “servo”, deixou a Sua glória, identificou-se com o ser humano, acolheu-os, ouviu a todos/as, em especial os/as mais marginalizados/as. Ensinou, pregou, orou, curou, formou um grupo de seguidores que tornaram-se os Seus discípulos e apóstolos. Dedicou um tempo extraordinário para estar com eles.
 
Jesus mantinha uma intimidade com Deus e agia sob a unção do Espírito Santo. Cuidou do ser humano em todos os seus aspectos e levando em consideração o ambiente em que ele vivia. Isso significa levar em consideração a sua “realidade”, “necessidade”, “interesse”, a vida pessoal, familiar e social das pessoas.
 
Nos dias atuais onde a violência predomina, a insegurança atinge o ser humano, o imprevisível acontece, as enfermidades físicas, emocionais, relacionais, mentais e psicossomáticas estão presentes, a vocação pastoral é uma das maiores necessidades para a nossa sociedade.
 
O/A pastor/a é um canal da graça divina, do Seu amor, acolhimento, perdão, aceitação. As pessoas carecem por ser ouvidas e falta confiabilidade; os lares carecem de visitação e acompanhamento; pessoas precisam ser despertadas para a fé no Senhor.
 
Creio que cada pessoa chamada ao ministério pastoral tem dons, talentos e ministérios que poderão ser específicos a determinada situação. Por exemplo: um mais para aconselhamento, outro mais para pregação, a que tem o dom de administração, outra de educação cristã, ser mestre etc. Mas apesar disso, crendo que o ministério é de toda a Igreja, considero que as atribuições administrativas, algumas educativas, outras evangelizadoras deverão ser dos/as leigos/as e de toda a comunidade.
 
O que o ser humano mais carece nos dias de hoje é de “pastoreio”. Confiar num/a líder pastoral, poder abrir-se com ele ou ela, receber a sua presença em casa, nos hospitais, contar com o acompanhamento da vida familiar etc. Essa sempre foi a característica do pastorado metodista e que tem sido deixada de lado, perdendo a dinâmica de um ministério mais frutífero.
 
A vocação pastoral não pode deixar de dar prioridade à intimidade com Deus através da meditação, oração, meios de graça e do estudo sério e responsável do contato com o povo é que surgem a temática das mensagens e a autoridade para pregá-las.
 
Posso dizer que “ser pastor ou pastora” nos dias de hoje é algo tremendamente desafiador tendo em vista o grande anseio e amor de Cristo em “pastorear o Seu rebanho”, lembrando no final do Evangelho de João e seu diálogo com Pedro: “Tu me amas... Pastoreia o meu rebanho...”  
 
Nelson Luiz Campos Leite
Bispo Honorário da Igreja Metodista

Tags: ministérios pastora, expositor cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Comunicação

Edição de Setembro do Expositor Cristão

  Confira a edição de setembro do Jornal Expositor Cristão!

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Nota de pesar: Rev. Eddie Fox, pioneiro do evangelismo metodista mundial, morre aos 83 anos

O Rev. H. Eddie Fox faleceu no dia 28 de julho, aos 83 anos, depois de ter estado sob cuidados paliativos em sua cidade natal de Sevierville, Tennessee, disse o Rev. Kimberly Reisman. Leia mais no site do jornal Expositor Cristão. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Diretor Geral confirma evolução da situação econômico financeira da Rede Metodista de Educação

Mudança estratégica de reorganização operacional evita venda de patrimônio

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Jornal Expositor Cristão: finalista do Prêmio Areté

O Expositor Cristão é finalista do Prêmio Areté, o mais importante do mercado editorial religioso brasileiro. “Areté” é uma palavra grega que significa excelência.