Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 08/02/2012

Expositor Cristão: No Cenáculo tem novo editor

O guia devocional diário mais lido no mundo, o No Cenáculo, tem um novo editor nacional. A partir desde ano, o bispo emérito da Igreja Metodista, Adriel de Souza Maia é quem vai coordenar as ações do ministério. “Vou continuar o trabalho que já vinha sendo desenvolvido, com muitos projetos integrados com a totalidade da missão da igreja”, declara o novo editor.

Após 22 anos a frente do livreto, somando as três passagens como editor nacional, o bispo honorário metodista Nelson Luiz Campos Leite deixa o cargo, mas quer continuar nos bastidores. “Eu amo este ministério. Não vou dizer que foi fácil sair. Mas, o bispo Adriel falou para mim: eu continuo esperando o seu trabalho! E eu respondi que vou continuar! Quero produzir folhetos, áudio-livro e até mesmo ajudar na Série Quando, se houver oportunidade”, compartilha.

Para o bispo Nelson Leite a escolha do bispo Adriel Maia para assumir o cargo foi muito importante para o andamento dos trabalhos. “Tivemos a felicidade de tê-lo a disposição da Igreja, depois da aposentadoria. Nós temos uma relação maravilhosa e compartilhamos dos mesmos objetivos. Ele sempre nos apoiou nos projetos do
No Cenáculo. Fiquei muito feliz com a vinda dele”, afirma o bispo Nelson.

Decisão - Para o Colégio Episcopal da Igreja Metodista o No Cenáculo é importante para o fortalecimento da Igreja e um instrumento precioso de evangelização. Desde o início do ano passado, os bispos e bispa estudam novas estratégias.

“Trabalhamos o processo de transição, reconhecendo os avanços  dos últimos anos. Estabelecemos um perfil para outro editor nacional e analisamos o nome de algumas pessoas. Finalmente escolhemos o bispo Adriel de Souza Maia. Foi iniciado um diálogo com ele e a Cogeam, para então nomeá-lo”, explica o bispo Stanley da Silva Moraes, Secretário Executivo do Colégio Episcopal.

Trabalho - O editor nacional do No Cenáculo é responsável por manter todos os itens do contrato entre o The Upper Room, ministério dos Estados Unidos que produz as edições do devocionário, e a Associação da Igreja Metodista. Cabe também ao editor, acompanhar o processo de tradução dos textos para o português e ainda selecionar as mensagens de brasileiros, conforme as normas do contrato.

“O No Cenáculo tem regras. Apenas 10% das mensagens podem ser de brasileiros, porque a beleza do guia é a diversidade das culturas, falando do amor de Deus”, esclarece o bispo Adriel. Além do devocionário, o ministério abrange outros produtos, como o Disk Oração, Disk Aconselhamento, audiolivros e a Série Quando.

Projetos - O bispo Adriel explica que a intenção é ampliar ainda mais o alcance do ministério, construindo uma linha editorial para o discipulado. A estratégia é sustentar as ações na credibilidade do devocionário. Hoje são 70 mil assinaturas no Brasil, mas a intenção é trabalhar para alcançar a marca de 100 mil ­assinantes.

“Qualquer lucro do No Cenáculo deve ser revertido aos projetos de espiritualidade – de edificação e nutrição da Igreja. Com mais assinaturas, nós teremos condições para ampliar outros trabalhos e para trabalhar uma linha para o discipulado”, diz o bispo Adriel.

Muitos projetos estão em andamento e serão apoiados pela nova equipe. Um dos trabalhos desenvolvidos é a Série Metodismo, que fará o lançamento de todos os sermões de João Wesley em audiolivro. Ainda em 2012, o ministério No Cenáculo passará por uma transição. A intenção é que até o fim do ano, os trabalhos prestados por uma editora terceirizada, sejam transferidos para a Associação da Igreja Metodista.

Marcelo Ramiro via Expositor Cristão / Fev 2012


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães