Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

favelas e igreja

Religião é avaliada em pesquisa como espaço de participação e transformação


Fonte: Agência Soma (www.agenciasoma.org.br)



  "A construção de identidades coletivas e o sentimento de pertencimento dos indivíduos não são possíveis sem uma base territorial". É ali que se dão os "processos de socialização, canais de comunicação e relações de proximidade necessárias para o estabelecimento de vínculos sociais e processos participativos capazes de propiciar a construção e o exercício da cidadania". Pensando nisso, o estudo "Caminhada de crianças, adolescentes e jovens na rede do tráfico de drogas no varejo do Rio de Janeiro, 2004-2006", do Observatório das Favelas, analisa a forma com que os jovens se relacionam com a cidade e afirma que a religião é um forma de incrementar o senso de participação e transformação na comunidade.
  
   Segundo os analistas da pesquisa, a relação dos jovens enredados no tráfico com o espaço público é um fenômeno "que tem sido caracterizado como processo de particularização da existência". Tal processo, detalham os estudiosos, "está relacionado ao estreitamento das referências espaciais dos jovens, o que geralmente vem acompanhado pela redução das referências temporais". Para os pesquisadores, "a particularização e a presentificação da existência são processos que têm como pano de fundo a primazia da lógica do consumo e limitam seriamente as possibilidades de humanização plena da juventude brasileira".
  
   Em outras palavras, a comunidade é fechada acaba se tornando a única referência, uma espécie de "mundo" daquele jovem, reduzindo drasticamente seu sentimento de pertencer à cidade como um todo. No relatório, é informado que "os limites da relação com a cidade e a particularização espacial aparecem de forma contundente nas respostas dos entrevistados sobre suas alternativas de lazer". O baile na comunidade é a diversão predileta de 56% dos entrevistados. "As opções de lazer que exigem o deslocamento da comunidade, tais como cinema, shows e praia aparecem em segundo plano, o que se deve muitas vezes ao medo de transitar pelas fronteiras estabelecidas pelas facções", afirmam.
  
   Nesse contexto, a religião aparece na pesquisa como "um espaço potencial de participação e/ou transformação" para vários entrevistados. Porém, os analistas destacam "algumas alterações significativas na configuração das religiões presentes nos espaços populares". No relatório, é comentado que "na década de 70 e meados da década de 80, havia uma forte representação das religiões afro-brasileiras nas comunidades populares. Atualmente, este quadro sofreu alterações. Na presente pesquisa, apenas um jovem declarou ter identificação com uma religião de matriz africana. O catolicismo ainda aparece como a principal resposta dos que declararam ter alguma religião (39,13%). O que surge como novidade são as denominações evangélicas, destacadas por 17% dos entrevistados, refletindo a crescente inserção das religiões evangélicas em áreas populares a partir da década de 90".
  
   Leia também:
  
  
Estudo orienta resgate de crianças e jovens do tráfico e auxilia na prevenção.
  
  
Família nas favelas cariocas é um dos temas da pesquisa sobre crianças e jovens no tráfico.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães