Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Fórum Ciências Bíblicas

Comunicação é tema do VI Fórum de Ciências Bíblicas

Tradicionalmente realizado no mês de junho, no Museu da Bíblia, o evento enfocará as diferentes formas de comunicação relacionadas às Sagradas Escrituras.

 

O Livro Sagrado e as variadas formas de comunicação e difusão de seu conteúdo no mundo atual serão o mote da sexta edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Museu da Bíblia, em Barueri (SP). Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento terá como tema "Bíblia e Comunicação", contando com oito palestras apresentadas por especialistas no assunto, além de espaço para sessões de perguntas e respostas.

 

“É estimulante perceber que, a cada edição, o evento vem despertando um maior interesse no público que nos prestigia. Neste ano, o tema Comunicação, por sua atualidade, acarretará, com certeza, um estimulante debate em torno Sagradas Escrituras”, projeta Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB. As palestras abordarão desde o processo de atualização constante da tradução, passando pela utilização de meios de comunicação como rádio e TV, até manifestações virtuais e digitais do conteúdo bíblico.

 

Realizado tradicionalmente em junho, aniversário de fundação da SBB, o Fórum de Ciências Bíblicas é voltado a professores e estudantes de Teologia, Ciências da Religião e Linguística, estudiosos da Bíblia, lideranças religiosas e cristãos em geral.

 

Confira a programação completa:


10 de junho – quinta feira


:: 15h – Bíblia e Comunicação: O painel de introdução ao tema fará uma reflexão da Bíblia como instrumento de comunicação. Além da tradicional compreensão sobre a comunicação entre Deus e os seres humanos, a palestrante abordará a capacidade e o desejo do homem em, desde sempre, comunicar, expressar e testemunhar a comunhão com Deus, por meio da expressão oral e escrita.

Magali do Nascimento: Doutora em Ciências da Comunicação e professora de Teologia da Universidade Metodista.


:: 16h30 – A Bíblia e a Comunicação pelo Rádio: A palestra traçará um paralelo histórico entre os conceitos de comunicação atual pelo rádio e o processo de comunicação apresentado pela Bíblia, que também engloba uma linguagem parecida com a do rádio.

Valdecir Simões Lima: Teólogo e professor do Seminário Adventista de Teologia e Centro Universitário Adventista de São Paulo.


:: 18h – A SBB e o seu programa voltado aos estudos em Bíblia: Este módulo terá uma apresentação aprofundada sobre os programas da organização voltados ao estudo da Bíblia.

Equipe SBB


:: 20h – Elementos de Comunicação na Tradução Bíblica: O objetivo da palestra é mostrar que o processo de tradução bíblica também se desenvolve como ato comunicativo, tanto para quem traduz como para quem ouve ou lê a tradução. O preletor observará, ainda, a importância das traduções exatas à mensagem do original bíblico e, ao mesmo tempo, fiéis ao entendimento do leitor e ouvinte.

Vilson Scholz: Doutor em Novo Testamento e consultor de Tradução da SBB.

 

11 de junho - sexta-feira


:: 15h – A Bíblia e a Comunicação Virtual: A palestra pretende derrubar alguns mitos relacionados à Internet e mostrar as possibilidades que ela oferece para a difusão do conteúdo bíblico.

Sérgio Pavarini: Jornalista, blogueiro e especialista em marketing digital.


:: 16h30 – Comunicação Digital da Bíblia: O painel destacará a importância de conectar o texto bíblico com uma nova geração nascida na era da Internet, além de mostrar o poder da mídia interativa para comunicar a Palavra de Deus.

Nelson Saba: Especialista em tecnologia e criador de programas de mídia digital e interativa da Bíblia.


:: 18h – A SBB e o seu Programa de Comunicação: Neste painel, serão tratadas as ações da organização pela difusão da Bíblia, bem como as necessidades inerentes à Causa da Bíblia.

Equipe SBB


:: 20h – A Bíblia e a Comunicação pela TV: A palestra vai expor, por meio de vídeos, a trajetória das Escrituras na TV desde os primórdios desse meio de comunicação até os documentários bíblicos mais recentes em canais como Discovery e National Geographic. Ao final, o palestrante pretende fazer um questionamento crítico sobre os formatos atuais de programas da Bíblia na televisão e seus resultados diante dos telespectadores cristãos.

Éber Cocarelli: Pastor, professor de Teologia e apresentador da RIT-TV.


VI Fórum de Ciências Bíblicas
Tema: Bíblia e Comunicação
Local: Museu da Bíblia
Endereço: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto, Barueri (SP)
Data: 10 e 11 de junho
Horário: 14h30 às 21h30
Inscrição: R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5813

 


Posts relacionados

Expansão Missionária, Missionária, Geral, por José Geraldo Magalhães

Igreja Metodista chegará em Divinópolis e Aracruz em 2015

A Quarta Região Eclesiástica da Igreja Metodista irá avançar com o metodismo em mais duas cidades: Divinópolis/MG e Aracruz/ES. A iniciativa, faz parte do projeto de Plantar Igrejas. Conhece algum metodista nessas duas cidades?

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães