Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/11/2010

G20, a economia mundial e cristianismo

Fraquezas e riscos do sistema econômico e financeiro do mundo ficaram evidentes nos últimos anos. Os 20 líderes reunidos na Coréia do Sul, dias 11 e 12 de novembro, precisam sair da retórica para a ação. A opinião é de um especialista na CNN e dá bem a noção da corda bamba em que parece que as pessoas “normais” de vida “comum” podem estar. É como se dissesse que qualquer hora dessas e... emprego, renda, água, luz, moeda, bancos, todos os recursos materiais e financeiros, podem virar pó ou quase isso. Já pensou? Alheios a tudo e a todos, a maioria dos cristãos segue de mãos erguidas e olhinhos fechados. Não seria melhor parar um pouco, abrir o olho e dar uma olhadinha no noticiário e começar a interagir, debater, orar e manifestar-se, para fazer a sua parte de pressão e evitar o pior?

A programação e versão oficial dos acontecimentos está no site do encontro em Seul (versão em inglês), mas jornais diários brasileiros e as revistas do fim-de-semana trarão detalhes e boas análises. Um documento redigido pelos ministros da Economia e presidentes dos bancos centrais dos países participantes, em encontro prévio ao G20, no final de outubro, pode ser lido aqui (também em inglês).

Outra leitura interessante de ocasião é do resumo sobre a Coréia do Sul nos dias de hoje, documento oficial preparado especialmente para o G20, que oferece boas fotos e um texto que descreve aspectos sócio-econômicos, culturais e até esportivos da nação. Apenas toca o tema religião superficialmente, mencionando a “tradição” confucionista e símbolos budistas importantes. A informação sobre a grande presença cristã no país (30%), sempre destacada pela mídia religiosa, não é passada aos participantes do encontro do G20. Veja o documento sobre a Coréia do Sul, divulgado pelos anfitriões do evento.

Lenildo Medeiros


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães